Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de julho de 2023

Atos 16:5-6

Atos 16:5-6  “... tendo sido impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de pregar a palavra na Ásia ... mas o ESPÍRITO de Jesus não o permitiu ... sobreveio a Paulo uma VISÃO na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: passa à Macedônia e ajuda-nos ... imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que DEUS nos havia chamado para lhes anunciar o EVANGELHO”

 

Nem sempre precisamos de visões para entendermos o chamado de DEUS.

Mas assim como a Pedro, quando indo a Cornélio, ou a Ananias indo a Saulo, às vezes é necessário se ter a clareza de onde devemos estar, posto que DEUS sabe onde, quando e quem necessita do EVANGELHO para suas vidas.

Um homem macedônio lhe aparece em visão – não poderia ser um anjo para dar mais emoção?

Pois bem, as figuras importam, pois Pedro vê um lençol e Paulo um habitante específico de uma região, identificando seu destino.

Lições maravilhosas para tirarmos:

(1) Saber que por boa vontade que tenhamos, o ESPÍRITO é quem vivifica e confere discernimento da VONTADE DE DEUS;

(2) Que pregar poderia ser uma intensão boa de Paulo, mas a PALAVRA teria outro recipiente a recebe-la que não nas regiões por onde queria ir;

(3) Uma música que fala “se não for por mim, por quem será, eis-me aqui”, bate com a intencionalidade DIVINA de salvar Nínive – ali estava a Macedônia, não por rebeldia, mas por ter um trajeto programado;

(4) O ESPÍRITO SANTO impediu e não permitiu que fossem pregar onde planejaram, provando que o tempo é de DEUS, e que ali na Macedônia algo tremendo aconteceria por ser esta a vontade de DEUS;

(5) Obedecer, sempre! Incondicionalmente! Se necessário com visão, mas sempre orientados pelo SENHOR da OBRA.

(6) Paulo ao falar que concluía terem sido direcionados por DEUS, não estava dando a palavra final, porém dando seu voto de obediência. Afinal poderia ter sido uma visão natural e não DIVINA.

A beleza de tudo isso é ver que a IGREJA não tinha paredes, e crescia para todos os lados por vontade de DEUS, implicando no “IDE POR TODO O MUNDO”, sabendo que se DEUS vai junto, as coisas acontecem e todos ficam felizes.

Gosto de ver o versículo que trata de “Lídia, uma vendedora de púrpura” (V. 14 - mulher de Tiatira, vendedora de púrpura, a primeira convertida européia de Paulo, e logo depois sua anfitriã durante sua primeira estada em Filipo), em momento de ORAÇÃO apostólica, e ouvindo-os, tem seu coração arremetido ao REINO, e ousa convidá-los à sua casa, e como consequência um BATISMO coletivo, de sua casa e de todos que ouviram as BOAS NOVAS de SALVAÇÃO.

Vamos chamar de providência, lendo este verso: “Tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e , vendo os irmãos , os confortaram” (Atos 16:40).

"Tantos que eram conhecedores de DEUS, e que até mesmo poderiam ser adoradores de DEUS, descobrem que em CRISTO se tornam verdadeiros adoradores, e que sem CRISTO não se pode adorar ao SENHOR DEUS, ainda que com boas intenções. A GRAÇA abre as portas para que uma ova visão de adoração surja no coração do ser humano, como o caso de Cornélio e Lídia, e tantos outros. Aqueles que de fato sabem o que é adorar a DEUS, entendem a mediação de CRISTO neste processo. E isto é possível apenas pelo NOVO NASCIMENTO”. (Matthew Henry Notes)

 

"Como era mercadoria de luxo, supõe-se que Lídia era uma mulher de boa posição econômica, temente a Deus: expressão que sugere que Lídia não era judia, mas tinha conhecimento de DEUS e do culto judaico." (Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin)

 

"A conversão de Lídia mostra que Deus irá revelar a plenitude do evangelho àqueles que Ele faz com que o buscam com sinceridade. Em Jo 6:37 , Jesus disse: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo)

 

Lídia tem seu coração aberto pelo ESPÍRITO SANTO, o mesmo que impeliu a Paulo e seus companheiros àquele destino.

Alguém duvida da eleição divina ou da sua providência?

Algo interessante é percebermos que hoje, onde era Tiatira (Esta cidade era famosa pela sua tintura púrpura obtida de um molusco), está localizada a Turquia, local onde cristãos são perseguidos, oprimidos e até mortos.

E encerrando esta parte, veremos que muitos ainda hoje, adoram a DEUS sem uma entrega plena de suas vidas, a ponto de não abrirem mão de métodos e tradições, misturando sua fé em DEUS com a idolatria – Lídia, em sua experiência com JESUS, assim como o Eunuco que JESUS salvou através de Filipe, passam ao REINO pelo entendimento da MENSAGEM DE CRISTO, tão somente de CRISTO.

O Livro de Atos vai deixar claro que a obra maior do ESPÍRITO SANTO é abrir a mente para que CRISTO passe a ser SENHOR e SALVADOR, e sempre, supreendentemente, sem muitas frescuras – ali na beira da água pessoas recebem o batismo assim como o Eunuco.

A garantia da SALVAÇÃO não está na confissão (necessária), mas no PODER DE DEUS.

E aí?

Reforço questões já levantadas por mim, seja no púlpito, seja nos escritos - duvida da origem e da soberania divina na SALVAÇÃO?

Ainda quer discutir sobre o tal livre-arbítrio na SALVAÇÃO?

"O Senhor lhe (de Lídia e das pessoas) abriu o coração para atender (trazer para perto) às coisas que Paulo dizia" (Atos 16:14): "ao SENHOR pertence a salvação!" (Jonas 2:9)


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário