Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Atos 18:26

Atos 18:26 "Ouvindo-o (Apolo), porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus"



Há uma grande parte de cristãos fiéis que tratam dps assuntos da fé, mas sem o pleno conhecimento, muitas vezes pelo imediatismo de dar testemunho (neófito) ou por não ter acesso a todo conteúdo que trata da SALVAÇÃO.



A BÍBLIA não vai criticar Apolo por esta razão e vai nos deixar claras algumas lições:



(1) nossa eloquência deve estar pautada nas ESCRITURAS SAGRADAS e não em imaginação humana, a fim de não causarmos dano à fé comum;



(2) saber que nosso conhecimento acerca de DEUS e seu projeto salvífico nunca se esgota e quanto mais nos aproximamos da LUZ, mais nos tornamos íntimos da VERDADE e sábios segundo DEUS;



(3) ser instruído no caminho nem sempre é estar no CAMINHO e de forma correta, daí necessitarmos de tutores maduros, experientes na fé, que desempenham suas funções com temor ao SENHOR;



(4) fervor de espirito é condição "sine qua non" à piedade e a uma relação adequada com DEUS, pois inúmeras vezes veremos no Livro de Atos o ESPÍRITO SANTO dirigindo passos, anjos aparecendo, sonhos e visões para dar clareza;



(5) eatar ou ser cheio do ESPÍRITO SANTO também conectará nossa realidade com a realidade da igreja primitiva, seja nas horas de pregação e crescimento quanto nas horas de dor e perseguição. Só assim haverá força para perseverar;



(6) ensinar com precisão é ter em mente de que se ensinar errado se produzirá um "crente débil";



(7) humildade para acatar as "apostilas" dos mentores, posto que estes têm mais experiência e podem acrescentar nas questões do que se ensina;



(8) cercava-se Apolo de PODER e CONHECIMENTO e assim, além de convencer pela PALAVRA e pelo ESPÍRITO SANTO, trazia PAZ sobre todo seu auditório, pois estavam chegando ao PLENO conhecimento de JESUS como o CRISTO.



Consigo perceber a expressão GRAÇA escrita por Lucas com conhecimento, com exatidão do que ocorreu na vida dos crentes e de como funciona a ação de DEUS.



Portanto lembre-se de que alvo é alvo e errá-lo é desperdiçar tempo, força e a "flecha".


"Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro" (1 Coríntios 4:6).

Atos 18:21

Atos 18:21 "Se Deus quiser..."

 

Eis um tratado perfeito com base na PALAVRA DE DEUS: “se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15).

Certo de que deveria partir, lá se vai Paulo rumo à PROVIDÊNCIA DIVINA aos povos.

Obedecer a DEUS e não a homens, segue o padrão divino sobre o coração do homem ser enganoso, de que a vontade de DEUS é perfeita, de que nossos dias estão escritos e contados, de que deve ser feita a vontade de DEUS, e muitos outros ensinos sobre seguir em frente conforme a VOZ DE DEUS.

Quando Jonas tenta, por si mesmo, desobedecer, não tendo em mente tais ordens, acaba quase à morte, e ainda assim tendo resolvido seu problema de pregar a quem DEUS mandou.

Paulo quando parte à Macedônia, jamais intencionou fazer-se maior que DEUS, mas guiado pelo SENHOR, foi ao encontro das pessoas a quem DEUS queria bem.

Pela “importância” do seu apostolado, deveria ele seguir a pequenos grupos, a lares de pessoas que não tinham tanta projeção?

Pois nestas vidas, em muitas delas, casas se tornaram pontos de pregação e posteriormente igrejas cresceram nas localidades.

Não podemos achar que convites a ficar ou ir são emergência se não houver a indicação do SENHOR.

Às vezes saímos meio frustrados, achando que as situações deveriam ser diferentes, mas depois de conclusa a OBRA, vemos que lamentar não é opção, porém OBEDECER.

Jonas quando viu o resultado, lamentou.

Paulo vai atrás dos interesses do REINO.

Surge a pergunta: quais nos nossos interesses e se estamos dispostos a obedecer?

E ali seguia o apóstolo "confirmando todos os discípulos" e em tantas regiões (v. 23).

O trabalho missionário requer atenção, dedicação e investimento.

Porém acima de tudo e o mais relevante é saber se DEUS nos quer em tais localidades, com tais pessoas, e com anunciação, pois nestes capítulos de Atos veremos tempo de salvar e tempo de deixar de salvar.

Qual nosso tempo?


Atos 18:20

Atos 18:20 "Rogando-lhe eles que permanecesse ali mais algum tempo (χρόνος), não acedeu (expressar aprovação)"

 

Aprendo nesta passagem como Paulo, que de fato há tempo para todas as coisas e todo propósito, e neste devemos firmar nosso pensamento, a fim não abandonarmos nossos objetivos.

É Paulo que dirá: “combati ἀγωνίζομαι o bom καλός combate ἀγών, completei τελέω a carreira δρόμος, guardei τηρέω a fé πίστις” (2 Timóteo 4:7).

Após um ano e meio dedicados aso Coríntios, Éfeso o recebe e lhe pede que fique mais tempo, talvez sabendo que ficara tempo elevado na cidade anterior.

Mas entendendo o seu chamado e tendo claro em sua mente que o tempo não dá tréguas, faz como fez com alguns judeus dizendo que “estava limpo do seu sangue e, desde agora, vou para os gentios” (Atos 18:6).

Para deixarmos os locais, precisamos de certezas oriundas do SENHOR – nem emoções, nem sentimentos, nem propostas, nem nada – apenas DEUS falando.

Nada na vida cristã será fácil, haja vista a necessidade de esforçar-se com zelo extremo, como Paulo afirma Timóteo “2 Timóteo 4:7”.

Avançar!

Sim, na direção que DEUS ordenar, pois ali estará ordenada a BÊNÇÃO do SENHOR.

Saiba sempre das tuas motivações e assim poderá encerrar teu tempo nesta vida certo de que soube fazer a VONTADE de DEUS e não a sua.

Uma consciência assim saberá que glorificou a DEUS em sua vida.

 


Atos 18:11

Atos 18:11 E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”

 

Um ano e seis meses!

Quem ousaria a permanecer em Sodoma e Gomorra este tempo, ou mesmo ali nas cidades pagãs da Grécia, pelas suas devoções e práticas imorais?

“Corinto era a capital da província romana da Acaia (região sul da Grécia), uma colônia romana e cidade portuária cosmopolita conhecida por sua imoralidade e era completamente pagã. A cidade era cheia de templos pagãos e, na parte sul, havia uma alta acrópole com um templo de Afrodite. A partir do século V a.C., a expressão “corintianizar” significava “ser sexualmente imoral” 

E ali está Paulo, pronto a pregar aos habitantes daquela cidade (por volta de 51-52 d.C.), quando ainda Lucius Junius Annaeus Gallo (Gálio) era procônsul nesta província”.

Localizar e identificar tal líder é importante para sabermos o terreno onde Paulo pisava: Gálio era irmão do filósofo grego Lucius Annaeus Seneca, ambos nascidos em Córdoba, Espanha, filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano (https://www.thoughtco.com/life-of-seneca-120977) e (https://www.britannica.com/biography/Junius-Gallio). Gallio, nascido por volta 5 a.C., Córdoba, morreu pelo ano de 65 d.C.), tendo sido o oficial romano que rejeitou as acusações apresentadas pelos judeus contra o apóstolo Paulo (Atos 18:12 –17). Curiosidade à parte, Nero leva a Gálio e seu irmão Sêneca a se suicidarem. Vê-se claramente que Nero era, além de perverso, doente em todas as suas faculdades mentais. E há quem dê valor a governos assim até hoje.

 ENSINAR a PALAVRA era uma garantia da FÉ que outrora fora entregue a Paulo, e que a isto se dedicava e motivo pelo qual viera a morrer e isto demandaria tempo, posto que DEUS lhe aparece em sonho, a fim de lhe mostrar que havia muito a ser feito por aquela gente começando pelas casas onde se hospedava e trazendo pessoas a CRISTO, como Gaio Tício Justo (romano), cuja casa se tornou o centro do trabalho, e Crispo, que teve em sua casa também todos convertidos.

Por causa das divisões posteriores do grupo de Corinto, que acompanharam seus líderes, Paulo agradeceu a Deus por não ter batizado ninguém naquela cidade exceto Crispo, este notável convertido, e Gaio” (1 Coríntios 1:14).

Por conta de judeus obcecados, há uma revolta contra Paulo e ali segue para os tribunais (v.12), ouvem do procônsul: “eu não quero ser juiz dessas coisas” (v.15) e “os expulsou do tribunal” (v.16).

Em algumas citações veremos a revolta contra “Sóstenes”, por ter sido ele o substituto de Crispo, na Sinagoga, pelo fato deste ter se convertido e por terem sido expostos junto às autoridades no tribunal de forma vergonhosa, e em 1 Coríntios 1:1 se menciona um Sóstenes e muitos acreditam que foi o mesmo que com o tempo se converteu e foi companheiro do Paulo, por conta desta agressão (Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês), " tratamento violento dos judeus de Sóstenes, o chefe da sinagoga que tinha sucedido Crispus por ocasião da conversão deste último ao cristianismo, foi provavelmente devido ao fato de que ele já tinha abraçado o cristianismo e defendeu Paulo, ou que ele era conhecido por ter sido influenciado por Paulo e foi inclinando-se para o cristianismo. Que ele se tornou um cristão e um dos companheiros mais próximos de Paulo podemos inferir a partir 1 Co 1:1), Fortunato (1Co 16:17), Acaico (1Co 16:17 ), Erasto (Rm 16:23. ), Caio (1Co 1:14), Tércio (Rm 16:22), Quartus (Rm 16:23), Chloe (1Co 1:11), e Phoebe de Cenchrea (Rm 16:1)" (Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano).

 Paulo teve bons frutos de seus ensinamentos naquela cidade, tanto que a ela, pela BÍBLIA, dedicará especial atenção em duas Epístolas, demonstrando que muitos ali deveriam aprender de fato o que ele ensinou, a fim de não permitirem brechas diabólicas e carnais no correr dos dias.

Mas é o ser humano!

Não bastasse as questões culturais e religiosas imorais e pagãs, ainda precisava inserir ali o cuidado de uns com os outros, da unidade do CORPO, do AMOR que deve ser o elemento a juntá-los, inclusive nas ocasiões solenes, pois fato é que a igreja de Corinto, como a maioria das outras começava em lares, onde pessoas eram chamadas ao arrependimento.

Desistir era uma opção, mas como desobedecer a VOZ DIVINA que dissera a ele sobre um tanto de pessoas que viria à SALVAÇÃO?

QUEM ousa resistir a uma VOZ assim: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade (Atos 18:9,10) - numa semelhança incrível ao que DEUS fala a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.  9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:8-9).

A quem temeremos?

Davi irá nos ensinar: “ O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? ” (Salmo 27:1)

Aprendamos: DEUS chama, DEUS sustenta, DEUS dá PALAVRA, DEUS protege.

FORTALEÇA-SE NA FORÇA DO SEU PODER!


Atos 18:5,6

Atos 18:5,6 "Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios"

 

Lendo a expressão “entregar-se totalmente”, veio-me à mente analisar tais palavras e encontramos no texto, que nos vai remeter ao “impulso de cumprir sua missão”, mesmo com a rejeição dos judeus e sendo ele um dos principais da tradição judaica:

Importava a glória de CRISTO e à igreja de Filipos enfatizará: “bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (Filipenses 3:4-7) e reforçando seus traços diante dos seus dizendo mais à frente “varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus” (Atos 23:6).

Aprendo que de nada adiantará a pregação se o ESPÍRITO SANTO não mexer nas estruturas pré-montadas nos corações humanos pelas suas tradições.

Nos dias de Paulo, não estavam tentando aplicar-se a uma nova tradição, mas desejavam mostrar o EVANGELHO DE JESUS que havia sido deturpado pelos judeus, na má interpretação das profecias e dos escritos messiânicos, bem como deixar claro, a todos os gentios que se a tradição judaica não salvava, tampouco as religiões pagãs poderiam apontar um caminho para a ETERNIDADE.

E desta NOVA PREGAÇÃO, assim como rejeitaram a JESUS, rejeitam a sua MENSAGEM.

Haviam chegado da Macedônia Timóteo e Silas, e interessante a citação que Paulo fará ao primeiro em uma de suas cartas pessoais: "virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos" (2 Timóteo 4:3).

Quase que numa “coincidência” veremos os “opondo-se e blasfemando”, gerando em Paulo o que comumente chamamos de “consciência tranquila” posto que cumpriu seu papel de pregador aos judeus.

Agora, vejam a coragem de sua atitude, e que será tratada em suas Epístolas: “sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios” – o alcance desta frase é eterno e não sejamos piegas ao pensarmos que ele estava sendo duro demais.

Lembremos de todas as ações DIVINAS em todos os tempos, quando DEUS resolve, por exemplo, “enviar a chuva para acabar com toda criação por ter vista que as suas obras eram más”.

E desprezando ainda hoje, muitos, de muitas nacionalidades e posições sociais, repetem a história, mostrando que assim como judeus, os gentios também têm um coração complicado, incrédulo e que é capaz de rejeitar a SALVAÇÃO por apenas satisfazer os critérios de seu coração e achar-se seguro do que é hoje.

Ah! Quisera o SENHOR abrir-lhes os olhos para que vejam e os ouvidos para que ouçam!

Quisera DEUS ligar os seus motores da fé e os abastecesse com a VERDADE, a fim de dar-lhes do conhecimento de CRISTO, AUTOR DA VIDA e SENHOR DE TUDO e TODOS – pois mal sabem eles, “que ao nome de Jesus se dobrará todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Desprezar a CRISTO é desprezar o DEUS VIVO!

Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou" (Mateus 10:40 - NVI).

Eis a segurança de Paulo e de sua ligação com JESUS CRISTO.

Será esta a nossa, enquanto estamos nesta vida, para testemunhar de QUEM de fato é JESUS em nossas vidas?


Atos 18:2,3

Atos 18:2,3 "Em Corinto, Paulo encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas"

 

A saída de Atenas para Corinto (cerca de 80-90 km) leva Paulo a conhecer um casal com quem passaria um tempo, em cuja casa haveria um ponto de pregação instalado, ele natural de Ponto

situada na região nordeste da Ásia Menor, ao redor do Mar Negro, entre a Bitínia e a Armênia”, e citada em Atos 2:9, quando da manifestação do ESPÍRITO SANTO (somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia...), por Pedro, numa de suas saudações "Pedro , apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia..." (1 Pedro 1:1), recebendo saudações paulinas como segue: “saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus”(Romanos 16,3, “as igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a Igreja que está em sua casa” (1Coríntios 16,19).

 

O destaque da cidade nos faz pensar do alcance da mensagem de DEUS, quando do dom de línguas, e dos tipos que ali se encontravam – este casal é o exemplar de um judeu que conheceu a GRAÇA DE DEUS e provou do seu PODER, recebendo a BOA NOVA do EVANGELHO de JESUS, que por “decreto do Imperador romano (41-54 d.C.), cujo nome completo é Tibério Claudio Druso”, acaba sendo mandado embora da cidade de Roma, os quais, depois de um tempo em Corinto, juntam-se a Paulo seguindo para a Síria.

O decreto de expulsão dos judeus da capital romana foi lavrado, segundo o historiador Suetônio (A Vida dos Doze Césares), em razão dos tumultos contínuos instigados por Cresto. Alguns historiadores sugerem que Cresto representa um erro de grafia do nome “Cristo”, concluindo que o decreto foi lavrado para expulsar os judeus convertidos que moravam em Roma”.

 

Para além da sua fé comum em Cristo, Paulo tinha uma afinidade profissional com este casal, uma vez que todos eles eram fabricantes de tendas. Na verdade, era exigido de todo menino judeu, independentemente da riqueza, educação ou posição social dos pais, aprender um ofício manual, posto que seria capaz de suportar a si mesmo em caso de necessidade. Depreende-se das palavras de Lucas (v. At 18:3), que pode ter utilizado um meio de ganhar sustento para sua vida, enquanto estava dedicando-se à pregação do evangelho em Corinto. O casal retornou a Roma, onde eles provavelmente preparam-se para a vinda de Paulo e também, podendo ter sido eles quem estabeleceram uma igreja cristã em sua casa. Eles são vistos pela última vez no registro bíblico em Éfeso, onde retornaram após o julgamento de Paulo em Roma (2Tm 4:1).

Registra-se as saudações paulinas ao casal: 1 Coríntios 16:19 "No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles" e Romanos 16:3-5 "Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios; saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles”.

 

Qual a importância desta narrativa de Lucas e das notas auxiliares?

Mostrar à igreja do SENHOR a importância da parceria, de estar disponível para a obra de DEUS, de não desistir jamais, de perseverar mesmo diante das perseguições por amor a JESUS e em se dispor e aos seus bens para que a OBRA DIVINA progrida.

A utilidade do ofício em fazer tendas nos aponta caminhos de manutenção quando não se tem condições de sustento, levando em conta a possível crise da fome que permeou aqueles dias.

Vemos a conversão dos povos mediante a pregação da PALAVRA DE DEUS, judeus e gregos, com o arrependimento de pecados e o novo nascimento.

Algo que me estimula no Livro de Atos é a capacidade de firmar na ROCHA e não desistir, migrando entre localidades e continuando a PREGAR, a anunciar o que “viram e ouviram” e que se tornara a razão de sua vida.

Pessoas têm desistido da fé por motivos tolos, se entregando à antiga vida, como se não houvesse uma ETERNIDADE e isto é perigoso, pois sabemos, pelas promessas de CRISTO, que haverá um JULGAMENTO e que quando ELE vier, não ficará indo aos cantos buscar ovelhas perdidas, pois esta ação fora realizada em sua primeira vinda.

Seja o motivo que for, não desanime, firme seus pensamentos da PALAVRA e creia no que DEUS preparou para aqueles que o amam.

Os detalhamentos em notas são para que tenhamos a noção das cidades, das pessoas, das razões de idas e vindas, de lideranças e oposições, crises locais, tudo para incentivá-lo à fé e à prática de mesma.

Assuma seu papel na sociedade como cristão e faça isto diferente dos tantos judeus que eram apenas teóricos da fé, ainda que em suas sinagogas nos sábados – não deixe suas idas na igreja ou suas reuniões se tornarem proselitismo vazio.

Não se prenda a problemas, perseguições ou falta de vontade: REAJA!

Atos 17:32

Atos 17:32 "Quando ouviram falar de RESSURREIÇÃO de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião"

 

É a respeito disso!

A ressurreição foi o ato de CRISTO muito criticado pelos judeus e gregos, pois mesmo tendo visto sinais, como de Lázaro, que saiu da morte, nada deram de valor ao DEFINITIVO levantar da morte por parte de nosso SENHOR.

Escarnecer era tão sério quanto à seita dos saduceus, que tinham na LEI seu patrimônio religioso, sendo os que rejeitavam inclusive a tradição oral e ainda não criam na ação de DEUS sobre a história, sendo lançados no universo do humanismo, da natureza e da impossibilidade de ações que fugiam ao processo natural de sua existência – daí duvidarem duramente da ressurreição e "rejeitavam todas as afirmações de Jesus era o filho de Deus" (Mateus 22.23; Marcos 12.18; Lucas 20.27).

Quando lemos as ESCRITURAS SAGRADAS, que é a nossa CONFISSÃO de FÉ, nossa regra de fé e prática, somos ensinados sem a ressurreição toda a obra de CRISTO seria ineficaz.

Anjos e pessoas estavam ali, nas imediações, vendo e ouvindo o CRISTO que havia sido crucificado, bem como anunciando sua realidade como ressurreto.

Lucas 9:22, vai nos afirmar assim: é necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite.

Pedro, em seu sermão, que mudou a vida de tantos reafirmará sua razão de fé: “vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso(Atos dos Apóstolos 3:15).

Paulo em vários momentos irá afirmar e perceba a seriedade com que ele trata o assunto da RESSURREIÇÃO, como neste texto de Atos 17:32, escolhido acima e que o levaria uma profunda irritação, não soubesse o tempo e o propósito seu em Atenas: “por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará (1 Coríntios 6:14); e de forma mais profunda, vai associar a questão da ressurreição do SENHOR coma nossa, quando de SUA VOLTA, posto que nossa JUSTIFICAÇÃO e do seu JUÍZO tem a ver com este ATO DO PODER DIVINO: “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação (Romanos 4:25); “se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo (Romanos 10:9); “porque sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês (2 Coríntios 4:14); “pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Tessalonicenses 4:16).

E pelas palavras de nosso SENHOR: "não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados (João 5:28-29).

Era tão realidade a RESSURREIÇÃO que se cumpre, antes das trombetas do JUIZO, para demonstração do grande e terrível DIA DO SENHOR, que ao expirar, nos seu “está consumado”, eis que ἰδού o véu καταπέτασμα do santuário ναός se rasgou σχίζω em εἰς duas δύο partes de ἀπό alto ἄνωθεν a ἕως baixo κάτω; tremeu σείω a terra γῆ, fenderam-se σχίζω as rochas πέτρα e abriram-se ἀνοίγω os sepulcros μνημεῖον, e καί muitos πολύς corpos σῶμα de santos ἅγιος, que ὁ dormiam κοιμάω , ressuscitaram ἐγείρω” (Mateus 27:51,52), entre blasfêmias, impropérios, açoites, pregos nas mãos, vinagre, o rasgar do VÉU do TEMPLO e tantos a levantar da morte, de sua imensa solidão, numa sensação que somente o inferno pode provocar, narrado em Mateus 27:46 "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?",  – que terror!

Mas tudo ali se cumpre como havia sido predito, e assim a razão da fé ganhando a força necessária para perseverarmos e esperarmos nossa vez de ressuscitar.

Creia nisso independente do que falem, não porque pastores dizem, mas por estar relatado na história e na PALAVRA, nosso LIVRO e EXPRESSÃO DE FÉ: “portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam” (1 Coríntios 15:11-15).

Quando pregar para alguém, não fique no “JESUS te ama”, mas mostre o que de fato crê, que DEUS é AMOR mesmo, mas o que cremos está muito além de uma formalidade romântica e que este AMOR passou pela humilhação e exaltação de CRISTO.

E aí, consegue crer nesta base de nossa fé ou precisa alguém te chamar de “Tomé”?

Dá conta de, em meio a um “Areópago”, cheio de gente, falar desta realidade?

Paulo apenas disse o que cria, não ficou perdendo tempo com a metafísica ou ateísmos.

Junte-se a estes que foram despertos pelo discurso de Paulo: "Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Damaris e, com eles, outros mais" (Atos 17:34) - estes terão sua parte no REINO.

 


Atos 17:29-31

Atos 17:29-31 “Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça...”

 

Em suma, poderíamos dizer que Paulo traz aos olhos do povo que não via, a capacidade de ver com a “inteligência”, algo que eles estavam acostumados ao debate no mundo das ideias, mas ainda criando com suas mãos deuses de sua imaginação.

Num ambiente onde a “pele” ou o “corpo” era tão valorizado, onde o conhecimento tinha seu espaço aberto diariamente, ali necessitava de alguém que marcasse um ponto de partido para o DIA DO SENHOR, o seu JUÍZO.

Uma coisa que já escrevi, mas enfatizo, é que a religiosidade judaica naquela cidade de Atenas perdera ou nunca tivera sua força de influência, pondo seu DEUS num pedestal de exclusivismo e não de alcance dos povos.

Perderam-se em suas teorias, quando elas mesmas poderiam transformar suas ações em testemunho real de um DEUS VIVO e presente.

Daí a força daqueles monumentos idolátricos.

Há de se notar, quando da presença da PREGAÇÃO da VERDADE, em muitos países e locais nacionais, que a “rejeição é a mesma” (v.32), posto que preferem continuar na sua cegueira.

Lembro de umas cartas de Padre Vieira, quando chamava os calvinistas de hereges, simplesmente por acharem que vinham com outra PALAVRA, mas que ao final de tudo, fugiam da questão do abrir mão do esclarecimento, coisa que estava ocorrendo em Atenas, diante de tantos altares pagãos, da natureza grega.

Hoje temos o padre Paulo que insiste em apregoar as mesmas teses de Vieira, mas não contra os holandeses, porém contra toda “fé” evangélica, transformando o ambiente do conhecimento num ambiente de disputas – diz pastor Lutero Rocha, em uma de suas pregações, que “não há como se omitir diante de posicionamentos tão severos e de decisões – ou somos de DEUS ou não somos – a neutralidade não pode compor o mundo cristão diante de tantas formas de acusação”.

Para informação e formação:

“Que diga o herege (o que treme de o pronunciar a língua), que diga o herege, que Deus está holandês? Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras, na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia” (Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, de Padre Antônio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda, 1648).

 

À luz do verso e da pregação de Paulo em Atenas, junto aos seus questionadores, lugar onde não há apedrejamento, pela autorização das discussões e defesas de teses, vamos compreender que ficará claro que os sentidos, visão e audição, daquele auditório agora eram marcados como antes e depois da informação, da construção da ideia exposta pelo ‘tagarela’, como chamaram a Paulo, e a indesculpabilidade, uma vez que tiveram conhecimento do “DEUS DESCONHECIDO” a quem temiam estar irado com eles por algumas perdas e destruições locais; individualmente e coletivamente estavam conscientes da realidade do CRIADOR, do seu FILHO e do seu JUÍZO; e tal mensagem se alastraria pelos cantos do mundo, sendo essencial o chamado paulino ao arrependimento, à mudança de mente, à real conversão ao VERDADEIRO SENHOR e DEUS de todos.

Sempre veremos uma data do “antes e depois”, assim como temos ido dominicalmente a serviços nas igrejas – e isto tem o mesmo peso – pois como lidaremos a partir da recepção da informação, mostrará o traço do que nos aguarda no JUÍZO.

O que significa ir a uma pregação, seja onde for, em sua vida?

Qual o efeito que ela tem causado: ou você é como os judeus, que para nada serviam na sociedade grega, ou você é como os ouvintes que seguiram Paulo, por entenderem o erro em que viviam?

DECIDA!