Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2022

Mateus 13

A Parábola do Semeador

13 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

10 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: “Por que falas ao povo por parábolas?”

11 Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas:

“‘Porque vendo, eles não vêem
    e, ouvindo, não ouvem
    nem entendem’[a].

14 Neles se cumpre a profecia de Isaías:

“‘Ainda que estejam sempre ouvindo,
    vocês nunca entenderão;
ainda que estejam sempre vendo,
    jamais perceberão.
15 Pois o coração deste povo
    se tornou insensível;
de má vontade
    ouviram com os seus ouvidos,
    e fecharam os seus olhos.
Se assim não fosse,
poderiam ver com os olhos,
    ouvir com os ouvidos,
entender com o coração
    e converter-se,
e eu os curaria’[b].

16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. 17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

18 “Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: 19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. 21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. 22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. 23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”. 

Malaquias 3:8-12 // Mateus 23:23-25

Quer perder a bênção de DEUS?

Roube-o.

Deixe de ser fiel.

Basta ler o que Malaquias fala, e o que JESUS ratifica:


Malaquias 3:8-12  8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.  9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.  10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.  11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.  12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.


Mateus 23:23-25   23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!  24 Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!  25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!

 

Rejeitar a DEUS

A rejeição de Israel nem sempre foi algo pensado pela igreja, que hoje acaba agindo como no passado.

Vemos que ao rejeitar líderes, ou manás, ou bênçãos, nem sempre declaravam sua oposição, mas sua murmuração.

De forma vil, acabavam mostrando que estar sob o jugo de faraó era melhor que estar sob os cuidados e provisão de DEUS.

Não diferente hoje, pessoas da igreja, que fizeram seus votos quanto ao batismo e profissão de fé, estão nas camadas vis de rejeição do culto ao SENHOR, da presença na Santa Ceia, longe dos átrios da Casa de DEUS.

O que pensar senão nas consequências mais drásticas a médio e longo prazo.

Conversando com um amigo, ouvi que abrir mão desta comunhão, é abrir mão de estar com o povo que tem sua identidade celeste.

E não paramos aqui: visualizamos dias em que, como nos dias de Noé, os olhos estarão fechados, assim como os ouvidos.

Logo, a imitar a esposa de Ló, acabarão petrificados, com o coração em pedras, e mortos, não terão mais reações.

Espero, em nome de JESUS, que DEUS tenha compaixão destas almas, que enganadas por si mesmas, acham as estradas do mundo mais saudáveis do que o CAMINHO proposto pela PALAVRA DE DEUS.

lugar de cristãos é na igreja.

Não temos como negar.

O cheiro de enxofre acaba sendo manipulado por satanás, que faz obter falso cheiro de flores - eis o engano.

DEUS se apiede de você.

Romanos 9:20

Romanos 9:20 "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?"

 

DEUS é AMOR, e houve o dilúvio.

DEUS é AMOR, e haverá o JUÍZO FINAL.

DEUS é AMOR, e ainda assim, existe vida eterna e morte eterna, céu e inferno.

DEUS é AMOR, e ainda sacrifica seu FILHO, por AMOR a pecadores.

 

Parece um paradoxal, mas é real.

Na verdade, quando lemos "Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!" (Romanos 9:14) e ainda "Não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?" (Romanos 9:21), vamos notar que a SOBERANIA é toda do CRIADOR, e não da massa criada.

Portanto, ao nos depararmos com toda esta manobra para desqualificar o AMOR em seus conceitos primários, mesmo em ações que parecem absurdas, vamos nos lembrar que a MANSIDÃO deve ser precedida do respeito ao próximo, e principalmente, do TEMOR a DEUS.

Inventamos um AMOR isento de JUSTIÇA, e é por isso que o mundo está assim, cheio de permissividade, algo exatamente o contrário do planejamento divino.

Vamos repensar os valores.