Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

AGOSTO 2020

1 Coríntios 14:26 "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação"

O ser humano tem se tornado mais vaidoso a cada dia. Sintomas de soberba. Desejos de melhores lugares. Quando vemos o SENHOR se lançar aos pés de seus discípulos para lavá-los, entendemos a finalidade de todo mecanismo espiritual. "Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos" - se isto enchesse a mente dos homens, certamente haveria menos divisões, partidos ou brigas. O grande problema destes tais é que acham que tudo se centraliza neles e que dons são frutos de suas capacidades pessoais. Não. Categoricamente o ser humano deveria pensar nos atos de CRISTO, como modelo ideal de serviço e humildade. Quando vemos politicagem e negociatas, percebemos que o homem, na igreja, não conhece a DEUS. Edificar a todos, sem vaidade ou soberba, sendo servos fieis, lhes traria paz e descanso, invertendo o papel de disputas para se tornarem apoio uns aos outros, suportando uns aos outros, e mais, sem hipocrisia e falsidade. Assim estaríamos conscientes da nova mente que precisamos herdar do SENHOR. Tudo para glória de DEUS.

 

1 Coríntios 11:28,29 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si"

O cuidado que se deve ter no participar da Ceia do Senhor, nunca será pelos outros ao lado, mas pelo nosso próprio ser. O sacramento aponta para o JUSTO, aquele que nos justifica, aquele que pode nos tornar aptos ao pão e vinho. JESUS de Nazaré é o elemento central desta hora e muito temos a aprender com CRISTO. O encontro com a mulher adúltera mostra a riqueza energética disso: faz os acusadores pensarem em si mesmos. Outro: o filho que sai de casa e cai em si e volta. Ou seja, precisamos avaliar cada uma e nossas intenções e ao invés de sentar à mesa pensando em outros, devemos mesmo é pensar em nós. Não para condenação, pois o CRISTO na mesa também é nossa JUSTIÇA e ADVOGADO. ELE julgará a todas as nossas obras no DIA. Comer e beber os elementos significa não entender a obra de JESUS em favor dos seus. É achar-se justo e desprezar o JUSTO REAL. A mesa é do SENHOR e nela sentam-se apenas pecadores. Inclusive o traidor, que atraiu para si o juízo. Discernir é conceituar de forma madura e concreta quem é e o que fez JESUS. Não à toa que se pinta em quadros "ilusórios" e artísticos o SENHOR ao centro. Até mesmo na mente dos artistas ELE deve ser o centro.


João 8:12 "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida"

Quando observamos um item como este em dia claro, acabamos apenas como observadores sem atentar para a importância dele. Mas em meio aos mares revoltos, nevoeiros, escuridão e tempestades, vamos perceber que aquela pequena luz a girar, aponta para portos seguros, para direção exata, para referências náuticas que se farão necessárias. O cristão deve pensar nisto, quando desafiado a ser luz neste mundo, que está de fato nublado, obscuro e sem direção. Quando olham para nós, devem obrigatoriamente receber orientação de direção, para porto seguro, para quem é a fonte real da luz: JESUS. Ser luz é entender função. E saber que não somos o porto seguro, mas apontamos para ELE. Ser luz é fazer com que as pessoas perdidas encontrem o rumo para suas vidas. Mas sempre lembrando: só seremos luz verdadeira se estivermos ligados à Fonte única e ideal que é JESUS. Por isso ELE se intitula como "LUZ DO MUNDO".

  

2 Crônicas 30:18,19 "Porque uma multidão do povo... não se tinham purificado e, contudo, comeram a Páscoa, não como está escrito; porém Ezequias orou por eles, dizendo: Ó Senhor, que é bom, perdoe a todo aquele que dispôs o coração para buscar o Senhor Deus, o Deus de seus pais, ainda que não segundo a purificação exigida pelo santuário.

Nem sempre o que oferecemos ao SENHOR é necessariamente aceito por ELE. A Bíblia dá, com clareza, a forma que DEUS quer ser adorado. Havia uma prescrição, inclusive para SANTIFICAÇÃO. Jamais se deve ultrapassar a forma sem a devida preparação. O povo age conforme lhe vem à mente e DEUS não se agrada. Parece algo que desde o início está no coração humano, conforme observamos na vida de Abel e Caim. E vamos perceber os resultados de oferecermos nossas vidas ao SENHOR de qualquer jeito, assim como nossos cultos e ofertas. Pensamos que pelo fato de DEUS ser todo AMOR, ELE é obrigado a atropelar as formalidades que ELE mesmo propôs. Eis onde entra a SANTIFICAÇÃO. Toda vez que se chama o povo à adoração, surge as expressões "ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO, PERDÃO, SEPARAÇÃO DE UMA VIDA ERRADA E MUDANÇA DO ESTADO DE ARROGÂNCIA. Ezequias orou, DEUS ouviu. Purificação para a Páscoa. Era só uma Páscoa? Não. Era a PÁSCOA DO SENHOR: era DELE. Por isso santifique-se antes de fazer seu culto de qualquer forma. A GRAÇA não impede que DEUS se desagrade de você.


Salmos 139:16 "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda"

A poética bíblica é maravilhosa. Ela pousa em voo seguro sobre nossos corações como lugar certo para onde aponta o destino humano, os dias, que mesmo em muitas tempestades, tendem a se acalmar. Como aeronave segura e maior que todo vento e gota de chuva, assim é o SENHOR em nós, revelando seu pleno controle de tudo. Tudo inclui os dias completos de nossa existência, com cada detalhe cuidado por ELE. Não seremos seu conselheiro, mas ELE nos servirá de boa guarida. Suas asas estão abertas como grande pássaro e porque não dizer como uma segura aeronave, para prosseguirmos aqui e após esta existência na carne. Os voos com o SENHOR nesta viagem chamada vida são de fato seguros. Cada dia com ELE, sob seu conhecimento de necessidades e angústias. ELE nos será sempre por grande ensinador. O poeta salmista diz: "as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem" (Salmos 139:14). Entendermos que somos parte desta obra, e que NELE estamos seguros. Sua COMPANHIA sempre será a ideal e a melhor. Antes de virarmos letras ou cartas escritas por DEUS, já estávamos sendo pensados como elementos designados por ELE. Antes de tudo e depois de tudo. ELE É DEUS e a tudo governa – toda a criação. Aleluia.


Atos 15:11 "Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram"

Esta PALAVRA é de fácil entendimento? Parece ser até que nos deparemos com usos e costumes, tradições humanas, culturas impostas, rituais antibiblicos etc. Parece fácil pregar ou falar da Salvação mediante a GRAÇA e ter que abrir mão de tudo isto. O ser humano quer de qualquer forma estar envolvido nos méritos da Salvação ou até mesmo da proteção desta. Paulo e Barnabé viram pessoas tentando trazer de volta conceitos que não eram necessários à SALVAÇÃO. Os ritos estavam impregnados na mente de muitos. Uma das respostas de Paulo: "agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?" (Atos 15:10). JESUS já havia tratado disso (Mateus 23). A GRAÇA é suficiente para nos levar à VIDA. ELA e somente ELA aplicará o verdadeiro sentido da LEI em nós, pois a LEI emerge da GRAÇA por apontar para CRISTO. Os profetas emergem da GRAÇA por apontar para CRISTO. A circuncisão também deve apontar para CRISTO, pois marca uma ALIANÇA elaborada no REINO ETERNO. Tudo está conectado com JESUS e por isso Paulo mostra a suficiência da GRAÇA em JESUS, a fim de terem o coração circuncidado e não mais a carne, que era o sinal visível, e que se usava para justificar-se como filho de Abraão. Vamos pensar que tradições humanas jamais nos trarão méritos. Pois se os buscamos, temos pouco de JESUS em nós.


1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”

O povo de Israel que havia se entregado à idolatria, agora nos serve de amparo para uma vida na presença do SENHOR. A idolatria tem a ver com o uso de nossas sensações dirigidas a atitudes que não agradam a DEUS. E a PALAVRA, por Paulo, chama de desvio moral. Desagrada a DEUS. Eles andavam sob a nuvem que apontava para a presença de DEUS no meio do povo. E mesmo com todo este cuidado acharam que não provocariam a ira de DEUS. E assim sucedeu. Caíram nas mãos do SENHOR, que levou grande parte do povo à morte como castigo pela sua idolatria. Quem troca DEUS por coisas do coração, sejam quais forem, está tentando mostrar que é independente ou autônomo e a tendência é quebrar a cara, se dar mal no final da história. O exemplo citado pelo apóstolo era este. Suas alusões a Cristo e ao batismo retratam o desdém na vida do povo. Não era apenas um bezerro – era algo que emergia de um coração incrédulo e era o povo de Israel. Logo, se trouxermos para nossos dias, veremos que a presunção tem se tornado prática de muitos, que de forma arrogante, acham que são o motivo pelo qual as coisas ocorrem. Os altares que edificamos relatam quem de fato somos. Se pensamos que estamos firmes ou em pé, o alerta é “não pense mais do que deve de si mesmo”, pois de repente podemos cair. O exemplo é real.

 

Salmos 121:1 "Elevo os olhos para os montes"

Não é hora de baixar a cabeça. Este que te guarda surge de perguntas da origem do SOCORRO. Em resposta se apresenta pelo autor como um guarda que não adormece, como uma sombra que não se aparta, como o guia em saídas e entradas, estradas que se apresentam mesmo em dias de caos. Não se deixar abater, não se permitir descer, não se deixar envolver pelos medos, e se desviar da depressão. Tudo invade dias e corações, tentando obscurecer os olhos que devem se esforçar em se erguer. Confiando no SENHOR, crendo em seu favor, resolve-se levantar a cabeça sem a altivez do arrogante, mas na humildade de servo amado. Confortante é a resposta de quem crê sempre no bom PASTOR, amigo de ovelhas, aconchego de um abraço. Ao olhar para os montes, se permitirá entender que acima deles estão as nuvens e os céus, e assim, ver que o composto de rochas firme está sem vacilar. O tempo é hoje, a hora é esta e não podemos nos entregar. Lance fora seus medos e angústias, deixe na planície as suas ansiedades e voe como águia, com asas e forças renovadas, porque o SENHOR conosco está. Olhe ao seu lado, e se estiver na luz, perceberá que tua sombra não te deixa. Ande na luz. Seja luz. Assim, entenderá o objetivo de não baixar o olhar e apenas levantar os olhos para os "montes". Envolva-se com CRISTO. Entregue-se a CRISTO. Viva para CRISTO. Ele alivia o peso e nos faz limpos e leves. Eis os montes: para onde você olhará?


Mateus 6:6 "Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á"

De repente saímos das praças farisaicas, dos ambientes coletivos, das orações em alta voz, da comunhão da igreja. É interessante que ao tratar da oração, JESUS chama a atenção para o milagre do "isolamento". Ali, sozinho com o PAI, a intimidade revelada, a comunhão com o CRIADOR, um tempo junto com que pode gerar a VIDA e mudar as situações. Mas o que ocorre? A pressa, a ansiedade, a correria, o costume de ter tanta gente em redor, enfim, os dias inibem a quietude e muito mais, o quarto com DEUS. O tempo presente nos ensina claramente que precisamos parar, olhar para o SENHOR, restabelecer profundidade em nossa relação com ELE. Senão, seremos como aqueles sinos que apenas fazem barulho pelas suas cascas, mas que por dentro são ocos. Organize sua alma, pois ELE pode te chamar a qualquer instante. Hoje ELE te chama à oração e à intimidade.

  

2 Coríntios 10:18 "Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva"

Uma das situações mais interessantes que vemos na PALAVRA é a reprovação da soberba, da vaidade, do se colocar acima dos outros. E achar que as suas próprias obras são melhores que a dos outros, e assim se transformar num fariseu. Aqueles que brotavam aos montes para achar que o próprio DEUS-FILHO era qualquer pessoa, porque se sentiam os tais, os donos da Lei, os senhores da Terra. Gideão, em uma de suas inserções diz: "Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o Senhor vos dominará" (Juízes 8:23). Esta é consciência do senhorio divino. E se pararmos para avaliar muitas falas de CRISTO, mesmo sendo DEUS, ELE se anulava, a fim de despertar na mente dos homens a Glória do Pai, o poder do Pai, o senhorio do Pai. Se JESUS, modelo ideal de tudo e para todos agiu assim, quem é o ser humano para envaidecer-se e achar que pode dar um passo, pensando de si além do que deve. A BÍBLIA mostra que estamos sujeitos ao SENHOR e se queremos nos projetar acima disso, a ruína será nosso fim. Aprenda que lavar os pés dos outros é não ousar olhar para os olhos, mas para a impureza e sujeira que se traz das estradas. E João ousou dizer que nem as sandálias poderia desatar. Repense sua vida e suas vaidades, e desça de onde nunca deveria ter subido.

 

Salmos 105:42 "Porque estava lembrado da sua santa palavra e de Abraão, seu servo"

A memória de DEUS nunca se apaga. Isto nos serve de alento. Pensar que ELE olha para os antepassados para estruturar o presente deve nos fazer conhecer o zelo que tem pelos seus escolhidos (v 43). Ele mostra a importância da sua ALIANÇA e como ELE a sustenta no correr dos anos. Neste salmo vemos Abraão sendo trazido à memória pelo autor. Crendo na inspiração divina das Escrituras, podemos repousar sobre os verdes pastos por termos a fé depositada no DEUS de Abraão, Isaque e Jacó.  Ninguém gosta muito de genealogia, mas a Bíblia mostra em suas linhas os traços sanguíneos até chegar em JESUS. E isto nos faz entender porque o temos como SALVADOR e MESSIAS, digno de adoração. O SENHOR sustentou com água e codornizes (v 40 e 41), da mesma maneira que JESUS deu a comer multidão a partir de seus milagres. Lembrado em sua PALAVRA e de Abraão, herança do SENHOR aos seus servos. Memória de DEUS, limpa e sem esquecimento, sem malícia, com amor e fidelidade. Podemos descansar NAQUELE que não poupou seu FILHO, a fim de que a ALIANÇA antiga fosse ratificada, em sangue e corpo, que nos provocam a memória do Santo Sacrifício. Que o SENHOR nos traga à memória o que nos pode gerar a esperança.

 

2 Tessalonicenses 3:1-3 "Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.

Como são reconfortantes e orientativas as palavras do apóstolo Paulo. Da sua destreza e objetividade em proclamar a VERDADE, mesmo em lutas e perseguições, cadeias e dores. Me lembra o dia em que o lançaram fora da cidade, quase morto. E mesmo nesta tensão, ele retoma a pregação. E em toda esta força e coragem, a humildade de pedir que orem por ele e seus pares na propagação. Foco era seu lema: seguir em frente. E uma coisa desperta a atenção: solicita que sejam livres dos homens perversos. Perversidade tem a ver com a falta de piedade e amor, de perverter a caminhada de quem de fato está com as boas intenções celestes. O Reino precisa ser conhecido pelas pessoas. E livre de gente má intencionada. Estes tais não são da família da fé. Aprendemos, então, que além de sermos alvos de orações dos irmãos, podemos carregar a certeza do livramento divino, seja de pessoas más, seja do maligno. Nenhum agente contrário cala os pés formosos dos que anunciam as boas novas. Assim foi. Assim é. Assim sempre será. Concluímos dizendo: "orem por nós".


Atos 8:3,4 "Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra"

"Entrementes" ou "apesar disso" ou "por ocasião" ou "naquele momento". Muitos têm se inspirado nos males e assolações que circulam pelo mundo sobre o povo de Deus. Assustam-se ou lançam teorias conspiratórias para afirmar o fim dos tempos, as bestas, os falsos profetas, a apostasia ou anticristos. O que aprendemos? (1) que apesar dos solavancos e das pressões, chegamos ao século 21. (2) que apesar de muitas mortes, como de Estêvão, nada deteve o avanço do Evangelho de Jesus. (3) que apesar das situações mais duras, observamos conversões a CRISTO, como do próprio Saulo de Tarso, que entrava nas casas para o mal. (4) que tais cristãos se reuniam, em casas, templos, praças e outros lugares, mesmo sabendo que aquilo poderia lhes custar a vida. (5) que o mundo cristão era formado por gente como nós, mas que estavam dispostos a cumprir sua missão de proclamadores da Verdade do Evangelho. (6) que dispersão ao invés de impedir, ajudava ainda mais na tarefa de fazer JESUS conhecido em mais lugares. Isto é entender-se igreja como agente da proclamação e que aquela perseguição não era senão para que o mundo conhecesse a JESUS. "ENTREMENTES" o que estamos fazendo com a ainda liberdade de expressão e de culto?


Salmos 119:76 "Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo"

Num dia como hoje, nos encontramos aos pés DAQUELE que seca nossas lágrimas e compreende nossas dores. Que comporta em odre nosso choro (salmo 56:8). O amor de quem conhece nossos limites e leva nossas cargas. Nossas perdas, que tanto judiam da gente, podem se referenciar no seu imenso AMOR, cuja ação é eficaz e que gera paz. "De fato, o homem não passa de um sopro" (Salmos 39:4-6). Esta única certeza nos revela que nossos apegos devem apontar para o TRONO, de onde podemos coletar força para continuar. Que poderia sentir o pó, o que fica e o que vai? "O pó volta à terra, de onde veio, e o espírito volta a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:6-7). Não há muito que se possa fazer quando de fato chega a hora de cada um. Há sim a segurança de que fizemos o melhor, mesmo com todo limite que nos impõe este mundo decaído. Saber lidar com idas e vindas é compreender o mundo de DEUS, e confiar em seu controle sobre tudo. A certeza é que no exercício da vida a única coisa certa é a morte, que não toma atalhos e nunca atrasa. Ela vem no tempo certo. Por isso devemos pensar assim: "Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo"

  

Daniel 10:12 “Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim”

Um servo diante de uma visão, da presença do Senhor, de uma voz como de trovão. Isaías havia passado por situação parecida de se encontrar com o SENHOR e com visões, em meio a um papel complexo de ser profeta em tempos de calamidade. Este Servo Daniel, se achando indigno de uma presença tão sublime, posto em terra, com temor agora recebe algo tão precioso. Ao toque do Senhor, os joelhos se dobram. Nos remete ao senhorio e anúncio paulino de “todo joelho se dobrará e toda língua confessará”. Depois, verso 11, ouve o carinho de ser AMADO por quem lhe pusera de joelhos, e ainda o insta a levantar, para ouvir o que precisava. A voz de Daniel fora ouvida e recebe agora a resposta, na certeza de que o AMOR é mais que promessa, é PALAVRA que se cumpre. Para isto ele havia buscado, santificado, se humilhado perante do SENHOR. Já não haveria mais porque temer o homem, pois ali estava a presença do TODO PODEROSO CRIADOR, que ordena e as coisas se cumprem. E nisto é que precisamos confiar. A expressão “desde o dia em que”, significa que não foi de imediato, que houve tempo exato para tudo se cumprir. Nosso imediatismo não se aplica a DEUS, pois ELE sabe o tempo perfeito para tudo. Creia.


2 Samuel 12:13 "Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás"

Há uma história do rei Davi que deveria nos abrir os olhos. Quando o profeta se achega a ele para dizer que DEUS o perdoara, ele ainda finca sua bandeira nas consequências do pecado. Pela espada receberia o pago pela morte de Urias (v.10) e suas mulheres seriam entregues a outros pela posse da mulher de Urias (v.11), além de levar o fruto do duplo pecado, a morte do filho (v.14). Um noticiário triste para um rei poderoso, citado do Antigo ao Novo Testamentos de forma elogiosa. O PERDÃO veio a ele em meio às suas confissões, humilhações diante do SENHOR (vs. 16 e 17), mais claras nas orações expressas no salmo 32 e 51. Davi diz ao SENHOR que não lhe retirasse o seu ESPÍRITO (Salmo 51:11), que DEUS apagasse todas as suas iniquidades (51:9), pede um coração novo e puro (51:10), que não se afaste dele (51: 11). Mas tudo isto ousou a dizer porque reconheceu sua transgressão (51:3), confessou (32:5) e sabia que havia tempo para isso, considerando que o SENHOR não o matara, ação lícita pela Lei. Em tempo de encontrar-te (32:6) é algo que precisamos ter em mente, ainda que tenhamos que assumir o ônus de nossas ações. Só DEUS sabe até quando dura a sua disciplina que é produto da GRAÇA, pois há manifesta a JUSTIÇA por tudo que fazemos sobre CRISTO. João repete que "se confessarmos os pecados, ELE é fiel" (1 João 1.9).


Romanos 8:26,27 "porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos."

O capítulo 8 da carta paulina surge para nos banhar da paz que excede todo entendimento. Proteger nossas emoções e fé. O mesmo ESPÍRITO que capacita, unge e remete os santos ao testemunho (atos 1:8), que se derrama sobre tantos para lhes fazer convertido o coração (atos 2) e convence do pecado para que possamos reconhecer nosso estado decaído (João 16) agora é o que aplica a verdadeira ORAÇÃO e intercessão. Ninguém é capaz de saber os desígnios de DEUS sem que ELE os revele. O ESPÍRITO sabe. Nossa incapacidade é tamanha que quando oramos no ESPÍRITO (Efésios 6:18 e Judas 1:20) viajamos com a nossa mente inconsciente da consciência divina. "Não sabemos", ainda que imaginemos saber, "gememos" sem ao menos entender a razão pela qual esta expressão vem em nossos lábios. Este verso atesta nossa total dependência do SENHOR não somente na salvação, mas também em todo ato de oração. Por isso nosso SENHOR nos ensinou a falar "seja feita a tua vontade", ainda que esta signifique direções que não sejam as nossas e que ainda apontem para o calvário. Porque o ESPÍRITO sabe qual é a MENTE DO SENHOR.


Hebreus 1:10-12 "No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim."

Tudo está fadado ao fim, menos o ETERNO. Nada do que existe se fará contínuo, ou pela matéria, permanecer. JESUS usa a "traça e a ferrugem" para mostrar que nossos bens e vida não devem estar em primeiro plano. De modo algum devemos depositar nosso coração ao que é perecível, senão no SENHOR. Todas as coisas parecerão, mas a PALAVRA permanece para sempre. Desde o princípio e antes dele, ELE é. ELE é o mesmo, sempre. E este é o mistério da eternidade, que se renova em nós por meio de JESUS CRISTO. Não devemos mergulhar neste universo que acabará. Novo céu e nova terra nos servem por promessa. Mistério também, mas certamente eterno e sem defeitos. Hoje é o DIA que o SENHOR nos chama à REDENÇÃO. Poderemos experimentar a GRAÇA em toda sua plenitude se a CRISTO nos entregarmos. Se no princípio estavam os fundamentos da criação, na eternidade estava o plano da SALVAÇÃO. Pouco importa o resto.

   

Gênesis 1:2-10 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.  3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.  4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.  5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. 8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.  E viu Deus que isso era bom.

Publiquei recentemente que o mundo está mudando. Mas para pior. O pecado se avoluma em atos e pensamentos. O verso de Gênesis se une às falas de Salomão do “não há nada de novo” e “correr atrás do vento”. LUZ sobre trevas, prevalecendo já na criação, a LUZ. E era boa. Separação, esta era a intenção divina. Ao lermos o Evangelho segundo João veremos novamente o caos ser interrompido com a LUZ que veio ao mundo e vem para habitar entre os homens para trazer a ordem, aquela mesma que DEUS viu ser boa, perfeita e que Adão havia aberto mão. Mas ao lermos que veio para os seus e estes o rejeitaram, a VERDADE mostra que o homem prefere o CAOS, desde sua criação, ao contrário de DEUS. Quando DEUS diz que JESUS era seu FILHO AMADO em quem ELE tinha prazer, era para que os homens NELE também tivessem e se tornassem bem-aventurados. Mas rejeitaram, deram as costas, o mataram. E mesmo assim DEUS viu que era BOM. E fez a obra da REDENÇÃO eficaz, pela morte e ressurreição. E quem a aplica é o mesmo ESPÍRITO que pairava sobre a face das águas. Haja LUZ.


João 13:35 "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos"

Uma das sínteses do cristão é que ele seja conhecido pelos seus semelhantes. Mas qual a motivação? Alguns buscam enriquecer currículos, mexer com o status, sustentar suas vaidades. Mas há marcas que elevam o status de um crente: ser conhecido como discípulo do SENHOR. Sendo conhecidos como discípulos é saber que tem um proprietário e um SENHOR. Fazer a vontade de DEUS passa a ser a marca deste cidadão do céu. E o céu deve ser manifesto na vida de quem se chama de cristão.  Pensando nesta marca veremos que o SENHOR amou até a morte. A essência de DEUS é o AMOR.DEUS é AMOR. Então possuindo modelo ideal, como discípulos reconhecidos pelas pessoas, e conhecidos como servos do Altíssimo, o AMOR é nossa identidade. Vivamos com autenticidade o ser discípulo.

  

Atos 26:20 "mas anunciei primeiramente ... que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento"

Após sua conversão, Paulo anuncia que as pessoas deveriam se converter a DEUS, e isto só seria possível se CRISTO o identificasse pelo nome e perdoasse os pecados. Anunciar se tornou normativo. E sabia que deveria falar aos grandes. Agripa e Festo, bem como outros, não acham culpa em Paulo, mas também não se convertem a CRISTO. E Paulo afirma "quem dera se convertessem". Mas tinha que falar. Paulo tem conversão, arrependimento, reconhecimento de Cristo, e prática de obras de arrependimento. Uma vida separada para DEUS. Muitos estão separados para si mesmos achando serem convertidos. E suas obras apontam para todo lado, menos para o REINO. Cuidemos para nao vivermos a ilusão religiosa. Pois nem sempre o que fazemos, agrada a quem nos chamou. Ou temos boas obras que atestam Cristo, ou temos obras que apontam para nós. Quem representamos?

  

Atos 26:14 "Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões"

Muito comum estarmos envolvidos com verdades e planos que achamos ideais, e ainda justificá-los com a Palavra de Deus e afirmar que é a VERDADE. Porém enganos assim são os piores, pois tomamos com isto o NOME DE DEUS em vão. Fazemos coisas como Saulo fez antes de sua conversão se utilizando da péssima interpretação da PALAVRA. Teimoso, resistente ao SENHOR. Lutando contra quem tinha a proposta ideal. Saulo era um homem perverso, sem CRISTO e falso profeta. Quando JESUS o chama pelo nome, tudo muda. Muitos têm agido achando fazer o que acham ser o certo - instrumentos do diabo. E o nome do SENHOR tem sido envergonhado. A NOIVA do SENHOR tem sido maculada. Suja. Longe de ser preparada para o CORDEIRO, ela tem sido dirigida por ideias humanas e porque não dizer, diabólicas. Luz e trevas tendem a aparecer cada vez mais nestes tempos. Por isso os aguilhões (BIBLIA) divinos têm servido de elemento corretivo de caminhos que não conduzem à vida. Precisamos entender isto de uma vez, pois a religiosidade medíocre, sem a VERDADE, está falsificando pessoas. E a igreja se esfria. "Dura coisa é resistir à VERDADE, pois a VERDADE conduz ao SENHOR". Veja o que está fazendo à IGREJA DO SENHOR e se converta.

 

Gênesis 1:21 "viu Deus que isso era bom"

Romanos 1:21 “não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato” 

Se Deus viu que fez tudo certo, porque o ser humano foi erroneamente mudar a natureza de tudo? Considere que é resultado de uma mente decaída. Mas poderíamos culpar a serpente e simplesmente dar uma de Adão e Eva.

Mas é impossível se esconder de DEUS desde a criação, como relata o Salmo 139. Mas o mais dramático de tudo isto não é o resultado disciplinar. O fato é que invertendo a normalidade da criação, a natureza das coisas, o ser humano diz com seus atos: DEUS É ERRADO! Pois se andasse de forma correta e de acordo com as regras estabelecidas e do modo que DEUS fez tudo, jamais haveria sentença. Mudar a natureza das coisas é chamar o SENHOR DA GLÓRIA de incompetente. Se há uma forma ideal, normatizada por DEUS, não a mude. Simplesmente porque ELE sabe o que faz e sabe que é BOM.

 

Apocalipse 2:4 "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor"

O casamento é algo interessante. Depois de conhecer alguém, namorar, noivar segue para o ato final: casar. Isto envolve os sentimentos, a vontade, os desejos, o abrir mão de todas as outras oportunidades de envolvimento. A banalização do matrimônio gerou crises. O que deveria ser um e ser prazer, agora está em ruínas. A relação com DEUS acaba seguindo alguns padrões de semelhança. Isto posto, devemos apontar para nossa relação com DEUS: (1) amar a DEUS sobre todas as coisas, (2) buscar intimidade profunda com DEUS, (3) ter seu prazer na Lei do SENHOR, (4) refletir a todos os sentimentos que se tem pelo SENHOR, (5) desenvolver uma relação profunda com o SENHOR. Nos perdemos. Esta é a verdade expressa por DEUS em Ezequiel 3 e 12. Mas poderia ser algo preso ao Antigo Testamento, porém nosso JESUS abre o lacre de nossos desvios de finalidade - abandono do primeiro amor. Assim como no casamento abrimos mão de todos os demais ao nosso redor, assim é com DEUS - ou nos relacionamos do começo ao fim com ELE ou não serve. No caso das relações humanas podemos até encontrarmos respostas em outra pessoa. No caso de DEUS, lamento dizer que quem sai deste relacionamento, estará se entregando a satanás. Extrai-se dos antigos pais que o “adultério” ou “prostituição”. Não há outro DEUS que expresse tão grande AMOR por nós na cruz, onde seu FILHO morreu. Ou amamos ao SENHOR ou não amamos.


Filipenses 2:12 "desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor"

Observemos a reação de Nabucodonosor sobre a presença do SENHOR junto a Daniel. "Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério" (Daniel 2:47). E o reflexo disso está na inclinação do rei junto a Daniel: "o rei se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes" (Daniel 2:46). Mudanças radicais e de postura ocorrem quando na presença do DEUS VIVO. JESUS "é a imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15), "tudo foi criado por meio dele e para ele" (Colossenses 1:16), "aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude" e "por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" (Colossenses 1:19-20). A salvação caminha pela UNIDADE DO CORPO, na HUMILDADE e na CONSIDERAÇÃO AO PRÓXIMO, no ALTRUÍSMO, na semelhança do que JESUS viveu em prol dos outros ainda pecadores, do ESVAZIAR-SE de glórias que muitos desejam por desconhecer o MESTRE, que foi SERVO, identificou-se com a natureza humana se humilhando e se tornando carne, morrendo finalmente na cruz pelos seus. Por isso o PAI o exaltou. Muitos querem ser exaltados, mas "quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mateus 23:12) – assim diz o SENHOR.


Lucas 7:33-35 “Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.”

Lendo sobre JESUS e João, vemos que eles tinham entendimento de sua missão. Em meio a tanta qualificação, idoneidade e até mesmo chamado divino aparece uma “casta” que se acha dona da verdade, sem conhecer sequer a VERDADE. Tinham os antigos escritos por regra e eram os artífices da interpretação. Mas nada sabiam sobre os desígnios de DEUS. Tais homens também se tornaram indesculpáveis, “se” não se converteram de seus maus caminhos. E os maus caminhos não estavam longe das sinagogas e templos. Nem de leitores assíduos das Lei e dos Profetas. Aqui entra a imaturidade de homens que são postos em cargos na sociedade civil e eclesiástica, mas nada sabem do SENHOR.  Julgavam, como diz o texto, tanto a JESUS como a João. Nada lhes servia - insatisfeitos. Não discerniam entre mão direita e esquerda. E isto os empurrou para o abismo, lugar onde estão aqueles que rompem com líderes que se dedicam à PALAVRA, ou aos que se esmeram em um santo procedimento civil. A “casta”, "os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus" (Lucas 7:30). O segredo é sabermos se DEUS ainda o quer ali, senão estaremos incorrendo no erro, indo contra o SENHOR, e se colocando no lugar DELE.


Mateus 16:25 “Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”

Por uma questão de valores. JESUS invadia as almas para lhes preencher de valores reais e eternos. Mostrava aos seus amados que nada poderiam ter maior que o SENHOR. Isto implicava em uma vida consagrada a ELE. Uma pessoa salva deveria saber que nada mais importa e que se nos prendemos às coisas aqui, sejam pessoas inclusive, vamos entender que a lição não foi aprendida. Negar a si mesmo e ir após ELE, era reconceituar valores. Onde o coração estaria. Logo, priorizar JESUS, é ter consciência de um caminho sem volta, ou apostatar. Perder e ganhar precedem a ideia. Ganhar tudo e perder a alma. Hoje as pessoas estão revendo que seus corpos e sonhos estão num nível abaixo do REINO. Só observar o dia-a-dia. Temos que pensar em JUÍZO FINAL, em VIDA ETERNA nem que para isto precisemos perder tudo por ELE. Nossas escolhas são reflexo do que somos interiormente. Bocas e ações desnudando nossas tendências. E não foi fácil para os ouvintes de CRISTO também. Mas tratava-se de decisão.  Naqueles dias pessoas abandonaram a fé. Hoje não é diferente. Mas o DIA está vindo, contemple os sinais. Não se apegue ao que pode ser temporário. A ETERNIDADE é nosso objetivo e se falando de “LOCAL”, há somente uma PORTA – JESUS. JESUS morreu e foi preparar lugares. Qual é sua busca? Diz o comercial: “desapega”.


2 Timóteo 1:15 “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram”; (João 6:66) “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”; (Mateus 27:46) “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ”

Já escrevi sobre o tema noutro momento, e tenho pregado sobre as sensações humanas nestes dias complicados. Mas se olharmos a Jó, veremos que nada é novo, quando se fala de sofrimento. Ou se olharmos para nosso SENHOR, quando se sente abandoando inclusive pelo PAI. Quem sabe se sondarmos os textos que JESUS interpelava os seus sobre saírem de sua companhia. Poderíamos efetivamente desanimar ao vermos Paulo se sentindo sozinho em meio a suas cadeias. Pois assim foi e assim será o tempo todo. Já escreveram que “nossas frustrações são proporcionais às nossas expectativas”. Se Paulo, Apóstolos fieis, Jó ou JESUS em meio às oposições e dores resolvessem cair fora da missão, o que teria sobrado. Assim como JESUS tinha certeza de seu ressurgimento pós morte, ELE promete o mesmo a nós. Abandonos sempre existirão. O que seria de nossa fé se nossos modelos fossem falíveis? Logo, devemos nos apegar a esta PALAVRA, considerando que nossos “heróis não morreram de overdose”, senão por amor a uma causa, e esta era por AMOR ao SENHOR, que os impelia a morrer por alguém, mesmo sabendo que poderiam estar sozinhos ao final da carreira. Nossa causa é JESUS.


2 Timóteo 1:15 “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram”; (João 6:66) “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”; (Mateus 27:46) “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ”

Amanhece o dia e quando se olha para o lado, nenhuma vida a acalentar nossa dor ou solidão. O dia chega ao seu ápice, sol ardente, meio dia, não há melodia, nenhuma voz, apenas solidão. Chega o meio da tarde, sol começa a querer fechar seu ciclo, e os gritos ecoam nos ouvidos do solitário homem, na cela, longe de amigos ou quem sabe no calvário. O sol se põe, encontro do ocaso e da lágrima, solitário servo esperando o sepulcro se fechar, as cadeias interromperem a canção do adeus, de homens sem misericórdia e amor, sem compaixão de quem se doou para dar vida. Era Paulo de Tarso. Era JESUS de Nazaré. E das cinzas, a nós, humanos mortais, de Jó, Paulo e JESUS ficam as lições de darmos nosso melhor, fazermos para DEUS e nos apegarmos à esperança do REINO ETERNO. A lição nós decoramos. Resta-nos viver em paz na certeza de que as promessas sempre e cumprem e que o SENHOR disse que não abandonaria os seus. Afinal, se as raposas têm seus covis, nós temos a VIDA ETERNA. Manhã, tarde ou noite - podemos chorar, sofrer, estar abandonados e solitários - mas em nosso LAR não haverá choro e nem dor, nem sol, porque DEUS será nossa LUZ. Pois aqui, tudo passa, até mesmo a dor.


Hebreus 5:13-14 "Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos...”

Amadurecer nem sempre é fácil. Mas é necessário. Bem e mal trafegam pela humanidade desde a criação humana. Ao escolher tomar posse de tal conhecimento, o homem torna-se responsável pelas suas ações - boas e más. A maturidade está ligada ao conhecimento da justiça, seja entre pessoas, seja divina, ou até mesmo daquela aplicada sobre JESUS, na cruz do calvário. Meninos ou culpam os outros, ou não reconhecem sua culpa. Meninos gostam de brincar de justiça e sabedoria, mas sua inexperiência os lança à condenação. Por isso gente grande deve buscar a PALAVRA, que gera a capacidade de se alimentar de coisas sólidas, um bom prato que de fato lhe dará uma mente madura. Meninos são muitos daqueles que compõem nossos bancos de igrejas, os bancos da política e da liderança religiosa e da nossa sociedade. Eles amargam a insensatez e traçam seus próprios destinos para o JUÍZO. Estes são levianos, que brincam com o poder e sabem que se queimarão. Suas “faculdades” estão ludibriadas pelo cheiro de leite, que aos poucos azeda, e finca sua marca no destino de quem deveria ser adulto, mas acaba sendo pueril. Estes meninos, não são aqueles pequeninos acolhidos por JESUS, a fim de mostrar a pureza comportamental.


1 Coríntios 3:2 "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais"; 1 Coríntios 13:11 "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino"

Há tempo para tudo em nossas vidas. Do dia em que nos entregamos ao SENHOR, de todo coração, entendendo seu plano de salvação, passamos a caminhar em direção ao processo à maturidade cristã. Por isso aprendemos que devemos alcançar maturidade e não permanecermos estagnados. Água estagnada é agua sem vida. Nada cria senão doenças. Quando temos que ser adultos na vida cristã, devemos assumir nossos papeis de forma clara e madura. Meninos, infantes jamais podem provar alimentos sólidos e por isso o mundo está cheio de “moleques” sem conhecimento de suas funções. Tratam o todo como meninos mimados, cheios de melindres, não podendo ser contrariados por serem simplesmente imaturos. Seja no ambiente familiar, empresarial e eclesiástico, meninos não podem entrar em portas que não conhecem, nem receber alimentos que lhes farão mal. Precisamos de pessoas maduras, a fim de termos uma família saudável, empresas sólidas e igrejas cientes de seu papel. Paulo exorta: "não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo" (1 Timóteo 3:6). O projeto não é nosso. É de DEUS.