Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Salmos 130:5,6

Salmos 130:5,6 "Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança. Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!"

Mais do que uma fonte de auto-ajuda ou de pensamentos positivos, a Bíblia nos serve de expressão da alma que crê, de alguém que deposita sua confiança total NAQUELE que o criou.

Viver na dependência do SENHOR não é das tarefas mais simples, quando observamos as lutas dos servos DELE no passado.

O presente é marcado pela inconstância, pela apostasia, pelo desânimo, pelo imediatismo humano.

Quando conceituamos o "esperar" ou "confiar", vamos nos deparar com as qualidades do "sentinela ou guarda" citado no salmo 130. (A) o sentinela vigia, trabalha, não dorme a noite toda a fim de zelar pelo ambiente sobre o qual fora posto; (B) o sentinela aguarda a manhã por saber que ela é real e que traz a ele o descanso da tensa noite; (C) o sentinela para descansar e almejar a manhã tem que ter alcançado êxito em sua missão de vigiar.

Se entendermos estes três pontos, saberemos o que propõe o salmista.

Ao início fala que das "profundezas" clama ao SENHOR e que há "perdão" sob as mãos de DEUS.

Vemos que a sua esperança está completamente dependente do seu SENHOR.

Não há força pessoal que possibilite o pleno sucesso, a não ser se entregar a quem lhe pode ser por "GUARDA" efetivo - o SENHOR.

Ele encerra seus pensamentos de forma sublime: "Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção" (130:7) - um voto de total confiança em quem de fato lhe será ppr SALVAÇÃO.

Nas suas noites longas, de oração e clamor, ou em suas caminhadas na oração, perceba esta AÇÃO DIVINA em teu favor. 

Assim entenderá melhor o que é "a lágrima da noite transformada em riso pela manhã" (Salmo 30).