Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

DAVI E SAUL

DEUS REJEITA SAUL. RETIRA SEU ESPÍRITO DELE. SAUL IMPLORA PERDÃO. DEUS O REJEITA POR COMPLETO. SAUL COMETE SUICÍDIO. SEU REINADO NÃO É HERDADO PELOS SEUS FILHOS. SEUS FILHOS SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS.

O REINADO DE SAUL PASSA A DAVI. DAVI TEM SUA VIDA BAGUNÇADA PELA COBIÇA. COMETE DELITOS. É CASTIGADO. SUA FAMÍLIA SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS. MAS O REINADO CHEGA A SEU FILHO SALOMÃO.

DE ONDE SURGEM AS QUESTÕES A JESUS SOBRE QUEM PECOU, SE O PAI OU ALGUÉM ANTERIOR.

DEVEMOS LEMBRAR QUE O CHAMADO É FEITO POR DEUS, QUEM NOS MANTÉM É DEUS, QUE NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR E NEM AGIR FORA DAS RÉDEAS DO SENHOR.

AO SAIRMOS DE PERTO DA VOZ DIVINA, INCORREMOS EM ERROS, EM DESOBEDIÊNCIA E CRIMES QUE NOS TRARÃO CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS, QUE PODERÃO AFETAR A VIDA DE TODOS À NOSSA VOLTA, INCLUSIVE DE QUEM AMAMOS.

AO SE DEPARAR COM UM SAUL POSSESSO, ENLOUQUECIDO, DAVI É CHAMADO PARA MINISTRAR A ALMA DO REI SAUL.

VENDO O ESTRAGO DE UMA PESSOA SEM O ESPÍRITO DE DEUS PARA O DIRIGIR, DAVI IMPLORA AO SENHOR QUE NÃO RETIRE DELE O SANTO ESPÍRITO.

EM TODO O PROCESSO, VEREMOS DAVI COMPONDO CONFISSÕES, TRAÇOS DE ARREPENDIMENTO, DE ENVERGONHAR-SE DIANTE DO SENHOR E NÃO MENTIR A DEUS.

QUANDO SAMUEL SE ACHEGA A SAUL, OS VEREDITOS DIVINOS JÁ ESTÃO APONTADOS.

E MOSTRA QUE SACRIFÍCIOS DE OBEDIÊNCIA SÃO MELHORES QUE HOLOCAUSTOS, VERSO TAMBÉM ENTOADO POR DAVI EM SUAS CONFISSÕES.



Psalm 51:12 Restitui-me a alegria da tua salvação


Psalm 51:5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

Psalm 51:9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

Psalm 51:15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.

Psalm 32:1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.

Psalm 32:2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.

Psalm 32:3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.


Psalm 51:8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.

Psalm 51:15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.

Psalm 32:11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.


Psalm 51:6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.


Psalm 51:11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.

Psalm 32:5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.


Psalm 51:13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

Psalm 32:8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.


---------------------------------


DAS ORIGENS DO PROBLEMA


1 Samuel 16:14-23

Nova Versão Internacional

O Espírito do Senhor se retirou de Saul

14 O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.

15 Os oficiais de Saul lhe disseram: “Há um espírito maligno[b], mandado por Deus, te atormentando. 16 Que o nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar harpa. Quando o espírito maligno, vindo da parte de Deus, se apoderar de ti, o homem tocará harpa e tu te sentirás melhor”.

17 E Saul respondeu aos que o serviam: “Encontrem alguém que toque bem e tragam-no até aqui”.

18 Um dos oficiais respondeu: “Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”.

19 Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: “Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas”. 20 Jessé apanhou um jumento e o carregou de pães, uma vasilha de couro cheia de vinho e um cabrito e os enviou a Saul por meio de Davi, seu filho.

21 Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro. 22 Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: “Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele”.

23 Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.


---------------------------------


DAS TENTATIVAS HUMANAS DE ARREPENDIMENTO

1 Samuel 15: 10 Então o Senhor falou a Samuel: 11 “Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.


---------------------------------


DAS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO E DA AUSÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE ALGUÉM - JUDAS, POSSESO, PASSA PELO MESMO CRITÉRIO DE AÇÃO

1 Samuel 31

Nova Versão Internacional

O Suicídio de Saul

31 E aconteceu que, em combate com os filisteus, os israelitas foram postos em fuga e muitos caíram mortos no monte Gilboa. 2 Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. 3 O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente.

4 Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”.

Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela. 5 Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele. 6 Assim foi que Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram naquele dia.

7 Quando os israelitas que habitavam do outro lado do vale e a leste do Jordão viram que o exército tinha fugido e que Saul e seus filhos estavam mortos, fugiram, abandonando suas cidades. Depois os filisteus foram ocupá-las.

8 No dia seguinte, quando os filisteus foram saquear os mortos, encontraram Saul e seus três filhos caídos no monte Gilboa. 9 Cortaram a cabeça de Saul, pegaram suas armas, e enviaram mensageiros por toda a terra dos filisteus para proclamarem a notícia nos templos de seus ídolos e entre o seu povo. 10 Expuseram as armas de Saul no templo de Astarote e penduraram seu corpo no muro de Bete-Seã.

11 Quando os habitantes de Jabes-Gileade ficaram sabendo o que os filisteus tinham feito com Saul, 12 os mais corajosos dentre eles foram durante a noite a Bete-Seã. Baixaram os corpos de Saul e de seus filhos do muro de Bete-Seã e os levaram para Jabes, onde os queimaram. 13 Depois enterraram seus ossos debaixo de uma tamargueira em Jabes, e jejuaram durante sete dias.


PRECISAMOS ENTENDER QUE HÁ PERDÃO SEMPRE. MAS SEMPRE VÊM NO LOMBO DOS PECADOS, AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.

POR ISSO JESUS MORREU. O PECADO TROUXE A MORTE. O PERDÃO A VIDA. O ARREPENDIMENTO, A CONSCIÊNCIA. E A LIMPEZA, O ACESSO.

POR ISSO ZOMBAR DE DEUS E DE SUA OBRA É PERIGOSO PARA TODO SER HUMANO.

DESPREZAR SUA OBRA E A VINDA DE CRISTO À TERRA É DOLOSO E CONSQUENTEMENTE MORTAL.

AO CONHECER A VERDADE, DUAS COISAS PODEM ACONTECER: CONDENAR-SE POR NÃO OBDECÊ-LA, OU LIBERTAR-SE PELO SEU PODER.

CRISTO O VERBO SE TEM POR VERDADE, UNINDO SUA PALAVRA COMO SENDO, TAMBÉM A VERDADE.

ABRIR MÃO DESTA REALIDADE, É CORRER O RISCO DE SER MORADOR DO INFERNO.


SAUL E DAVI NOS SERVEM DE AMPARO PARA NOS ABASTECERMOS DO REINO DOS CÉUS, OLHANDO PARA O AUTOR DA NOSSA SALVAÇÃO.