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quarta-feira, 29 de junho de 2022

Philippians 2:5

Philippians 2:5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,


A coroa que sangrou ao SENHOR (Philippians 2:8 a si mesmo se humilhou) foi trocada pela coroa que o exaltou (Philippians 2:9 Pelo que também Deus o exaltou).

Da humilhação para a exaltação, ali estava JESUS, o FILHO DE DEUS, ressurreto, esbofeteando a morte.

E dos gemidos no monte e de suas sensações de abandono, no TRONO está consumado a maior verdade: ELE VOLTARÁ!

E se entendemos a PALAVRA como a VERDADE, então devemos não levar em conta as "tantas dores e tribulações" que nos assediam a alma e o corpo, e nos prepararmos para o dia em que seremos todos glorificados pelo PAI, graças ao FILHO-REi, que do espinho retirou força até o TRONO e sua COROA.

Eis que ali, NELE e por MEIO DELE receberemos a imarcescível coroa da vida (1 Pedro 5:4 e 2 Timóteo 4:8).


Acts 20:7-12

Acts 20:7-12  7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.  8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.  9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.  10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.  11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.  12 Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados. 


Quando percebemos nosso desejo de ouvir a proclamação do Evangelho, não nos preocupamos com o local, com o conforto.

Paulo se inserira no cenáculo com a missão de pregar e ministrar a ceia.

Nesta noite de fala paulina, nota-se um evento peculiar: o jovem Êutico que acaba por subir muito alto nos andares do cenáculo e por cansaço, pegar no sono e este sono, causar-lhe uma queda para a morte.

Sim, aquele jovem acaba morrendo num ambiente bem distinto - ele é ressuscitado por DEUS.

O que precisamos reter de fato de lição é que não importa o tempo que leve para um discurso acabar, mesmo que nos custe a vida, devemos persistir, vencer os obstáculos e depositar a confiança de que a mensagem é para nós.

Desistimos e temos insistido fácil em desistir.

Aquele jovem morre ouvindo a Palavra e matando sua fome do pão da vida, do sacramento.

Vemos que por menos que isto, pessoas sequer dão valor ao sacramento da Ceia do Senhor e tampouco da audição da Palavra de Deus.

Precisamos ter a intenção daquele jovem, e não parar de ir ao encontro de onde está presente o maior tesouro da vida para a Vida Eterna: JESUS na Palavra e na sua Santa Ceia.

Precisamos, antes de morrer, despertar.

Pior será se morrermos na audição das vozes que o mundo e o diabo oferecem.

Ressuscitaremos também, depois da volta de Cristo, mas para a morte eterna.

Hora de ser Êutico, ainda há tempo.

As janelas do cenáculo não se comparam às janelas do mundo de prazeres.

Atos 20:7-12

Atos 20:7-12

A Ressurreição de Êutico em Trôade

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. 8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. 9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. 10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” 11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. 12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.


Saulo esteve encerrado no escuro, como Jonas, no ventre do grande peixe, para que pudesse, sem ver os arredores, ter sua mente e visão mudadas.

Um não queria dedicar tempo a um povo a qual DEUS o direcionou e o outro abastecia o ódio daqueles que tiveram seu encontro com JESUS e que, sob sua definição, eram promotores da anti-fé.

Um se rendeu após o susto do mar e da morte, o outro se rendeu ao ouvir a voz do SENHOR chamando pelo nome.

Dos joelhos ao chão e cegueira até as virtudes que somente o ventre do grande mar, vemos que sempre quando DEUS quer, cumpre sua missão entre os homens, dedicando salvação a todos que ele ama.

Uma coisa que aprendemos com o Salmo 139, e que vem de encontro com esta realidade de dois servos, é que nem nos mais profundos abismos e nem tampouco nos altos céus, se poderá fugir ou esconder da presença do ALTÍSSIMO.


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Êutico, acaba se expondo à morte pela sede de ouvir o SENHOR...


Turquia

A Trôade ou Tróade era uma antiga região na parte noroeste da Anatólia, circundada pelo Helesponto ao noroeste, pelo mar Egeu ao oeste e separada do resto da Anatólia pelo maciço que forma o monte Ida. Corresponde à atual província de Çanakkale, na Turquia.

O estudo bíblico revela que Êutico vivia em Trôade. A cidade de Trôade, na região noroeste da província da Ásia Menor, era um porto marítimo na costa do mar Egeu que ficava a poucos quilômetros da antiga cidade de Tróia. Nos registros bíblicos, o apóstolo Paulo visitou essa cidade em suas viagens missionárias. O episódio envolvendo o jovem Êutico ocorreu durante a terceira viagem missionária de Paulo.


A Bíblia diz que após o período da Páscoa, Paulo e seus companheiros navegaram de Filipos ao porto de Trôade. Em Trôade, os missionários permaneceram uma semana. Então no domingo, quando os cristãos estavam reunidos para a adoração e também para a celebração da Ceia do Senhor, o apóstolo Paulo aproveitou para pregar ao povo (Atos 20:5-7).

De acordo com o texto bíblico, Paulo pretendia seguir viagem no dia seguinte, então o seu discurso se estendeu até a meia-noite (Atos 20:7). O relato bíblico informa que os crentes estavam reunidos no cenáculo, que basicamente era um quarto que ficava nos pisos superiores de uma residência.

Naquele cômodo havia também muitas candeias. As candeias eram lâmpadas feitas com uma vasilha de barro que guardava uma porção de óleo que servia de combustível para um pavio que queimava.

É nesse contexto que Êutico é citado repentinamente no texto bíblico, mas não há nenhuma informação pessoal a respeito de quem foi Êutico — exceto que ele era um jovem. A palavra grega utilizada para designá-lo, sugere não um jovem adulto, mas um garoto que tinha entre 7 e 14 anos de idade. Êutico estava sentado numa janela, mas o problema foi que ele adormeceu durante o longo discurso de Paulo, e caiu do terceiro andar.


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Matthew Henry

3498 nekro,j nekros {nek-ros'}

Meaning:  1) properly 1a) one that has breathed his last, lifeless 1b) deceased, departed, one whose soul is in Hades 1c) destitute of life, without life, inanimate 2) metaph. 2a) spiritually dead 2a1) destitute of a life that recognises and is devoted to God, because given up to trespasses and sins 2a2) inactive as respects doing right 2b) destitute of force or power, inactive, inoperative 

Origin:  from an apparently primary nekus (a corpse); TDNT - 4:892,627; adj

Usage:  AV - dead 132; 132


Matthew Henry Notes: Verses: 7-12

We have here an account of what passed at Troas the last of the seven days that Paul staid there.

I. There was a solemn religious assembly of the Christians that were there, according to their constant custom, and the custom of all the churches. 1. The disciples came together, v. 7. Though they read, and meditated, and prayed, and sung psalms, apart, and thereby kept up their communion with God, yet that was not enough; they must come together to worship God in concert, and so keep up their communion with one another, by mutual countenance and assistance, and testify their spiritual communion with all good Christians. There ought to be stated times for the disciples of Christ to come together; though they cannot all come together in one place, yet as many as can. 2. They came together upon the first day of the week, which they called the Lord's day (Rev. 1:10), the Christian sabbath, celebrated to the honour of Christ and the Holy Spirit, in remembrance of the resurrection of Christ, and the pouring out of the Spirit, both on the first day of the week. This is here said to be the day when the disciples came together, that is, when it was their practice to come together in all the churches. Note, The first day of the week is to be religiously observed by all the disciples of Christ; and it is a sign between Christ and them, for by this it is known that they are his disciples; and it is to be observed in solemn assemblies, which are, as it were, the courts held in the name of our Lord Jesus, and to his honour, by his ministers, the stewards of his courts, to which all that hold from and under him owe suit and service, and at which they are to make their appearance, as tenants at their Lord's courts, and the first day of the week is appointed to be the court-day. 3. They were gathered together in an upper chamber (v. 8); they had no temple nor synagogue to meet in, no capacious stately chapel, but met in a private house, in a garret. As they were few, and did not need, so they were poor, and could not build, a large meeting-place; yet they came together, in that despicable inconvenient place. It will be no excuse for our absenting ourselves from religious assemblies that the place of them is not so decent nor so commodious as we would have it to be. 4. They came together to break bread, that is, to celebrate the ordinance of the Lord's supper, that one instituted sign of breaking the bread being put for all the rest. The bread which we break is the communion of the body of Christ, 1 Co. 10:16. In the breaking of the bread, not only the breaking of Christ's body for us, to be a sacrifice for our sins, is commemorated, but the breaking of Christ's body to us, to be food and a feast for our souls, is signified. In the primitive times it was the custom of many churches to receive the Lord's supper every Lord's day, celebrating the memorial of Christ's death in the former, with that of his resurrection in the latter; and both in concert, in a solemn assembly, to testify their joint concurrence in the same faith and worship.

II. In this assembly Paul gave them a sermon, a long sermon, a farewell sermon, v. 7. 1. He gave them a sermon: he preached to them. Though they were disciples already, yet it was very necessary they should have the word of God preached to them, in order to their increase in knowledge and grace. Observe, The preaching of the gospel ought to accompany the sacraments. Moses read the book of the covenant in the audience of the people, and then sprinkled the blood of the covenant, which the Lord had made with them concerning all these words, Ex. 24:7, 8. What does the seal signify without a writing? 2. It was a farewell sermon, he being ready to depart on the morrow. When he was gone, they might have the same gospel preached, but not as he preached it; and therefore they must make the best use of him that they could while they had him. Farewell sermons are usually in a particular manner affecting both to the preacher and to the hearers. 3. It was a very long sermon: He continued his speech until midnight; for he had a great deal to say, and knew not that ever he should have another opportunity of preaching to them. After they had received the Lord's supper, he preached to them the duties they had thereby engaged themselves to, and the comforts they were interested in, and in this he was very large and full and particular. There may be occasion for ministers to preach, not only in season, but out of season. We know some that would have reproached Paul for this as a long-winded preacher, that tired his hearers; but they were willing to hear: he saw them so, and therefore continued his speech. He continued it till midnight; perhaps they met in the evening for privacy, or in conformity to the example of the disciples who came together on the first Christian sabbath in the evening. It is probable he had preached to them in the morning, and yet thus lengthened out his evening sermon even till midnight; we wish we had the heads of this long sermon, but we may suppose it was for substance the same with his epistles. The meeting being continued till midnight, there were candles set up, many lights (v. 8), that the hearers might turn to the scriptures Paul quoted, and see whether these things were so; and that this might prevent the reproach of their enemies, who said they met in the night for works of darkness.

III. A young man in the congregation, that slept at sermon, was killed by a fall out of the window, but raised to life again; his name signifies one that had good fortune-Eutychus, bene fortunatus; and he answered his name. Observe,

1. The infirmity with which he was overtaken. It is probable his parents brought him, though but a boy, to the assembly, out of a desire to have him well instructed in the things of God by such a preacher as Paul. Parents should bring their children to hear sermons as soon as they can hear with understanding (Neh. 8:2), even the little ones, Deu. 29:11. Now this youth was to be blamed, (1.) That he presumptuously sat in the window, unglazed perhaps, and so exposed himself; whereas, if he could have been content to sit on the floor, he had been safe. Boys that love to climb, or otherwise endanger themselves, to the grief of their parents, consider not how much it is also an offence to God. (2.) That he slept, nay, he fell into a deep sleep when Paul was preaching, which was a sign he did not duly attend to the things that Paul spoke of, though they were weighty things. The particular notice taken of his sleeping makes us willing to hope none of the rest slept, though it was sleeping time and after supper; but this youth fell fast asleep, he was carried away with it (so the word is), which intimates that he strove against it, but was overpowered by it, and at last sunk down with sleep.

2. The calamity with which he was seized herein: He fell down from the third loft, and was taken up dead. Some think that the hand of Satan was in it, by the divine permission, and that he designed it for a disturbance to this assembly and a reproach to Paul and it. Others think that God designed it for a warning to all people to take heed of sleeping when they are hearing the word preached; and certainly we are to make this use of it. We must look upon it as an evil thing, as a bad sign of our low esteem of the word of God, and a great hindrance to our profiting by it. We must be afraid of it, do what we can to prevent our being sleepy, not compose ourselves to sleep, but get our hearts affected with the word we hear to such a degree as may drive sleep far enough. Let us watch and pray, that we enter not into this temptation, and by it into worse. Let the punishment of Eutychus strike an awe upon us, and show us how jealous God is in the matters of his worship; Be not deceived, God is not mocked. See how severely God visited an iniquity that seemed little, and but in a youth, and say, Who is able to stand before this holy Lord God? Apply to this story that lamentation (Jer. 9:20, 21), Hear the word of the Lord, for death is come up into our windows, to cut off the children from without and the young men from the streets.

3. The miraculous mercy shown him in his recovery to life again, v. 10. It gave a present distraction to the assembly, and an interruption to Paul's preaching; but it proved an occasion of that which was a great confirmation to his preaching, and helped to set it home and make it effectual. (1.) Paul fell on the dead body, and embraced it, thereby expressing a great compassion to, and an affectionate concern for, this young man, so far was he from saying, "He was well enough served for minding so little what I said!'' Such tender spirits as Paul had are much affected with sad accidents of this kind, and are far from judging and censuring those that fall under them, as if those on whom the tower of Siloam fell were sinners above all that dwelt at Jerusalem; I tell you, nay. But this was not all; his falling on him and embracing him were in imitation of Elijah (1 Ki. 17:21), and Elisha (2 Ki. 4:34), in order to the raising of him to life again; not that this could as a means contribute any thing to it, but as a sign it represented the descent of that divine power upon the dead body, for the putting of life into it again, which at the same time he inwardly, earnestly, and in faith prayed for. (2.) He assured them that he had returned to life, and it would appear presently. Various speculations, we may suppose, this ill accident had occasioned in the congregation, but Paul puts an end to them all: "Trouble not yourselves, be not in any disorder about it, let it not put you into any hurry, for his life is in him; he is not dead, but sleepeth: lay him awhile upon a bed, and he will come to himself, for he is now alive.'' Thus, when Christ raised Lazarus, he said, Father, I thank thee that thou hast heard me. (3.) He returned to his work immediately after this interruption (v. 11): He came up again to the meeting, they broke bread together in a love-feast, which usually attended the eucharist, in token of their communion with each other, and for the confirmation of friendship among them; and they talked a long while, even till break of day. Paul did not now go on in a continued discourse, as before, but he and his friends fell into a free conversation, the subject of which, no doubt, was good, and to the use of edifying. Christian conference is an excellent means of promoting holiness, comfort, and Christian love. They knew not when they should have Paul's company again, and therefore made the best use they could of it when they had it, and reckoned a night's sleep well lost for that purpose. (4.) Before they parted they brought the young man alive into the congregation, every one congratulating him upon his return to life from the dead, and they were not a little comforted, v. 12. It was matter of great rejoicing among them, not only to the relations of the young man, but to the whole society, as it not only prevented the reproach that would otherwise have been cast upon them, but contributed very much to the credit of the gospel.


Geneva Bible Notes: None for this verse.



A Verdade Sobre Êutico (At 20.1-16)

É comum ouvir pessoas mencionarem a história de Êutico a fim de indicar que a pregação foi longa demais. As pessoas dizem, de forma humorística: não nos mate de tanto pregar! Será que o Espírito Santo inspirou Lucas a adicionar essa história no livro de Atos a fim de ensinar os pastores a limitarem a duração de suas lições?

Embora os pastores devam ser sábios no que diz respeito ao tempo de cada sermão, veremos que o propósito da história de Êutico deve ensinar uma verdade mais elevada.


O capítulo 19 termina com uma descrição do tumulto que eclodiu em Éfeso após a oposição da associação dos ourives ao evangelho. Logo após essa comoção, Paulo encorajou os discípulos e despediu-se deles. Foi então para a Macedônia. Ele passou por essas áreas e encorajou os discípulos de lá com muitas palavras de incentivo. Por fim, chegou na Grécia e ficou ali por três meses.


Quando estava prestes a embarcar para a Síria, os judeus locais vieram perturbá-lo, para o seu detrimento, de forma que ele decidiu retornar pela Macedônia e ir até Trôade. Ali havia muitos irmãos no Senhor esperando por ele.


No domingo, os crentes se reuniram e celebraram a ceia do Senhor. Paulo, que iria deixar Trôade no dia seguinte, continuou a ensinar até a meia-noite. Precisamos compreender que Paulo continuou a ensinar porque o povo estava faminto por ouvir a verdade, e ele estava prestes a partir. Apenas imagine quão vívida a Bíblia se tornou para eles à medida que Paulo revelava a verdade a respeito do Messias!


Um rapaz (Êutico), que estava sentado na janela e acabou dormindo, caiu do terceiro andar e morreu. O apóstolo Paulo desceu, estendeu-se sobre Êutico e, enquanto o abraçava, disse: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” (v. 10b). Paulo voltou a pregar e no próximo dia continuou sua jornada até Mileto.


A questão é: qual é o propósito dessa história para Teófilo?


Precisamos nos lembrar que o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos foram escritos por Lucas para provar a Teófilo que Jesus é o Senhor que os profetas bíblicos profetizavam e esperavam, e os apóstolos de Jesus eram os encarregados de levar a mensagem da salvação (Lc 1.1-4; At 1.1-2).


Se é assim, como o caso de Êutico deveria ajudar Teófilo a entender que Paulo era um profeta verdadeiro, que levava a mensagem de Deus? Como essa história ajudaria Teófilo a aceitar as cartas de Paulo e dos demais apóstolos como a Palavra de Deus?


Aqui está a verdade sobre Êutico:


Contexto

Em primeiro lugar, em Atos 19 os idólatras gentios rejeitam o evangelho e fazem com que Paulo deixe Éfeso. No início do capítulo 20, judeus rabínicos o perseguem e atormentam, forçando-o a ir para outras cidades.


Em segundo lugar, Lucas menciona os nomes de apenas sete irmãos no Senhor que estavam esperando por Paulo em Trôade.


Por fim, Paulo ressuscita Êutico, que caiu de uma janela do terceiro andar. O milagre foi para autenticar Paulo como encarregado de levar a Palavra de Deus.


Lucas descreve a maneira como Paulo ressuscita Êutico com as mesmas palavras e da mesma maneira que os profetas Elias e Eliseu ressuscitaram jovens dentre os mortos durante seu serviço (1Rs 17.21; 2Rs 4.34-35).[1]


No caso de Eliseu em 2Reis 4.35, é usada a palavra hebraica ga-har; no caso do profeta Elias, va-itmoded, que é um sinônimo de ga-har, que significa “esticar-se sobre”.


Assim, pode-se ver um paralelo (analogia) entre os eventos descritos em Atos 19.21–20.16 e os eventos na vida dos profetas Elias e Eliseu.


Perceba que pelo menos dois componentes importantes são necessários para criar uma analogia:


um enredo similar;

uso de palavras idênticas (indicadores de que há uma ligação).

Explicação da analogia

A. Um enredo similar

Primeiramente, a pagã Jezabel, que adorava ídolos, e seu marido, o rei judeu Acabe (que não temia a Deus), perseguiram os profetas do Senhor. Naquele tempo, apenas um remanescente permaneceu fiel a Deus (1Rs 17–20). O mesmo aconteceu ao apóstolo Paulo. Em Atos 19, muitos gentios pagãos perseguiram Paulo, e, em Atos 20, judeus rabínicos o perseguiram.


Em segundo lugar, na história dos profetas do Antigo Testamento, apenas uma minoria seguia os verdadeiros profetas de Deus, e a prova disso está em que Deus disse que apenas sete mil israelitas não tinham se inclinado diante de Baal (1Rs 19.18). Já em Atos 20.4-5, são mencionados os nomes de apenas sete pessoas fiéis que estavam esperando por Paulo em Trôade.


B. Uso de palavras idênticas

O profeta Elias ressuscitou o filho da viúva (1Rs 17.21). O profeta Eliseu ressuscitou o filho da mulher sunamita (2Rs 4.34-35). Em ambos os casos, a Escritura usa a palavra ga-har (Eliseu) e a palavra va-itmoded (Elias), e ambas significam “esticar-se sobre...”.[2]


Conclusão

Podemos concluir que Lucas queria provar a Teófilo que o Espírito Santo habita o apóstolo Paulo, assim como habitou nos fiéis profetas de Deus Elias e Eliseu. Dessa forma, a mensagem do evangelho de Jesus proclamada pelo apóstolo Paulo é verdadeira e tem autoridade, assim como as palavras dos profetas do Antigo Testamento. Consequentemente, Paulo é um mensageiro de Deus, um profeta genuíno – assim como Elias e Eliseu.


Depois que o profeta Elias ressuscitou o filho da viúva, ela disse: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade” (1Rs 17.24).


É exatamente assim que Teófilo e qualquer pessoa deve pensar a respeito de Paulo: ele é um homem de Deus, e a palavra do Senhor é verdade na boca dele!


Igualmente, a comparação entre o apóstolo Paulo e Elias coloca Paulo no mesmo status de Elias, como um profeta verdadeiro carregando a mensagem de Deus.


Portanto, os crentes em Jesus devem aceitar os escritos de Paulo como parte integral de toda a Escritura.[3]


“Teófilo, o apóstolo Paulo é um profeta de verdade, como os queridos profetas da Bíblia. Aquele que rejeita o evangelho da boca do apóstolo Paulo se coloca na mesma posição de Jezabel e Acabe, os quais tentaram matar Elias e Eliseu, os profetas do Senhor.”


Você faz parte do abençoado remanescente que crê em Jesus, ou da equivocada maioria que faz parceria com Jezabel e Acabe?


Notas

John MacArthur, The MacArthur New Testament Commentary: Acts 13-28 (Chicago: Moody, 1996), p. 204.

“מדד”, HALOT, 2:547.

Dr. Seth Postell (Academic dean of the Israel College of the Bible). Discussão por WhatsApp sobre Atos 20 (23 nov. 2020).