Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Pensamentos sobre a morte, quando a morte chegou a dois amigos do céu...

TESES DA MORTE

Philippians 1:7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.

Philippians 1:12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;

Philippians 1:19-20 Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.

Philippians 1:21-25 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,

Philippians 1:29-30 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

 

Sobre as questões da morte, na vida de Paulo, vemos que não era mistério para ele saber que uma hora estaria com CRISTO. E sua afirmação de que estar com ELE seria bem melhor, não está errado e nem tampouco soa como atitude reclamatória pelas suas tantas dores por amor aos povos. E é neste ponto de vista que devemos entender o tempo determinado para todo propósito divino. ELE estabeleceu tempos e propósitos que irão se cumprir, independe de querermos, aceitarmos ou falarmos amém. ELE é SOBERANO em todos os seus DESÍGNIOS. Grande parte da humanidade está tão arraigada nesta vida que quando se menciona a morte como Paulo o faz, vemos dor, lamentação, críticas ou sentimentos de desejo de ficar mais e o máximo. Ser abençoado por DEUS, em muitas vezes na PALAVRA, vemos que é sinônimo de bênção. Mas isto sempre está inserido nos desejos locais, pois sabemos que a ideia de TERRA PROMETIDA no passado tinha muito a ver com locais terrenos. O MESSSIAS viria para um REINO local. Ou seja, precisamos nos desligar da neurose da morte a termos nela o final do ciclo vital coisa comum a todos os seres criados. Tudo acaba. Desde criança somos ensinados nas ciências sobre esta realidade. Jamais provocar, mas nunca rejeitar o tempo. Reforço esta VERDADE com a expressão de Salomão: "há tempo de nascer e tempo de morrer" (Eclesiastes 3:2). Isto facilita partidas e chegadas. Ainda que nos seja lícito vivenciar o luto. A dor pode ser dura, mas sabemos que uma hora perderemos a matéria.

 

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor" (cf. 2 Coríntios 5:1-8)

 

"E, quando isto que é corruptível se revestir [evndu,w] da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir [evndu,w] da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:54)

Felizes aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, encontrar vigilantes; com toda a certeza vos asseguro que ele se vestirá para os servir, fará que se reclinem ao redor da mesa, e pessoalmente irá ao encontro deles para servi-los. (Lucas 12:37)

 

Ainda em Paulo chegamos a conclusões perfeitas sobre este enigma chamado morte. Escrevendo aos Coríntios, vai mostrar o quão bela é a morte dos santos. Quanto significa sair desta morada material e estar com o SENHOR. Isto não autentica o tirar a própria vida, mas saber que haverá o tempo certo para que isto ocorra. O tempo na ETERNIDADE é deveras perfeito, pela ausência da morte e do pecado. E mais, é uma realidade a mais da CRIAÇÃO, elaborada pelo SENHOR, que modela como quer e onde quer as chamas da perfeição. O revestimento pelo incorruptível, habitação celestial. Vemos nos cultos e processos litúrgicos cantorias de elevação da mente ao REINO. Porém quando se fala da morte, o pavor toma conta de todos. A mente humana deveria raciocinar elegantemente em respeito à inspiração divina da VIDA pós morte. Pensamos e corretamente que a morte é fruto da queda, mas a gênese não nos garantia uma eternidade aqui nesta terra, pois a ÁRVORE DA VIDA apontava para a pessoa de CRISTO e numa escolha equivocada do casal, optam por conhecer o bem e o mal. A queda, portanto, atrai a necessidade da atuação da ÁRVORE DA VIDA, na vinda, muito tempo depois, do MESSIAS, SALVADOR e SENHOR da VIDA. ELE mesmo se faz conhecer como ressurreição e vida. E a trajetória para tal. Logo, não pode ser censurada a vontade de se estar no edifício final, feito por DEUS e por toda a eternidade. Paulo era entregue à morte todo dia. E esta ideia está relacionada às suas duras inserções nas missões pela região onde o SENHOR o mandava. Assim, se conselho fosse dado, diria: não se preocupe, o tempo de DEUS é certo, não podemos evitar e mesmo diante de clamores, isto ocorrerá. E para este dia, precisamos nos preparar. Tanto no caso de sermos nós os a partirem, como pessoas que queremos bem. E tente lembrar que tal revestimento [e eterno, não mudará mais de status. Bom saber disso. Lançada foi a morte no LAGO DE FOGO. Leia, para paz ou pavor, o que diz a profecia de Apocalipse:

 

Apocalipse 20:10 - 21:1 "O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.  11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.  12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.  13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.  14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.  15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. 

 

Conclua como quiser, mas a VERDADE é imutável.

 

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14:1-2)

 

Deste verso apenas argumento que JESUS diz que sua morte é ato preparatório para a nossa morte. Precisamos passar pela morte para provarmos a obra completa de JESUS, que ultrapassa esta vida. Quando nosso SENHOR parte para a ETERNIDADE, após a faxina feita em nós, na cruz, e limpos de nossos pecados, agora podemos entrar nas MANSÕES CELESTIAIS. ELE afirma sua ação preparatória e avisa que vai morrer.

 

Em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Filipenses 1:20-21)

 

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (João 11:25-26)

 

A volta à voz paulina nos remete de fato a uma realidade. Desejar ardentemente estar com JESUS. Esta é a COROA de toda SALVAÇÃO. Não coisa mais sublime do que almejar esta LAR ETERNO. Fora do contexto do verso, corrige-se a expressão “voltar para casa”. Está errado por não sermos agentes eternos, mas criados. E a partir da criação, nem o Éden é nosso lugar nem o céu é nosso retorno. Esta ideia é mais uma fábula que agrada ouvidos de pessoas simples que não conhecem bem as expressões. Ao perceber uma pessoa morta, mesmo cristã, não afirme que ela voltou para casa ou para o PAI. Ela simplesmente morreu e, se salva, herdou a VIDA ETERNA em JESUS CRISTO. Sendo ELE nossa PORTA para entrada. Antes era tudo fechado. JESUS é a ressurreição e a VIDA de fato, ELE recebe a morte como pagamento por nossas vidas, para que vivos, tenhamos parte com ELE pela fé.

 

Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. (Lucas 23:46)

 

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. (1 Tessalonicenses 4:14)

 

Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte. (Isaías 57:2)

 

 

A morte, quando sem DEUS, é angustiante. É terrível. Agoniza qualquer um, pois, mesmo na incredulidade, temos referências de eternidade. As elaborações de pensamentos que terceirizam o pós-morte, como reencarnação e purgatório, ou sono da alma, seja qual for a tese, mata toda esperança de promessas de um DESCANSO chamado CRISTO, num tempo que jamais se acaba. JESUS ao estar perto da sua hora de abandono, pelo pecado e morte na cruz, roga ao PAI que tome em suas mãos o seu espírito. Se JESUS em sua inspiração final, entrega a DEUS, seria tolo nós, humanos, tentarmos nos iludir com o contrário. Ao leito de morte, todos deveriam ter em mente esta frase, numa forma de relação profunda com o PAI. Quando vamos consolar pessoas em fase terminal ou de profunda doença, em ambientes hostis às emoções, devemos lembrar-lhes desta VERDADE absoluta dos lábios do SENHOR. Haverá como esperança para todos um instante de ressurreição.

 

 

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. (Apocalipse 21:4)

 

É interessante saber que há consolo para todos. Os que ficam, sob a tutela do CONSOLADOR permanecessem. Os que partem, recebem o CONSOLO do próprio SENHOR. Não há lágrimas que sejam eternas. Saudades eternas. Nada. Tudo fábula. Pois, choro é marca do inferno. Alegria, do REINO. E em CRISTO herdamos a bênção de sermos consolados e fortalecidos. As coisas antigas se tornam obsoletas. O que foi, não será mais. E VIDA será perfeitamente diferente. Por isso sofrer, ainda que haja permissão, causa mais dano do que benefício. Contentar-se, como Paulo costuma usar a expressão, é melhor. Saudável. Ao ver partir dois servos de DEUS dedicados à sua obra, senti humanamente, mas logo reconsiderei a permanência da dor, pois tudo de fato se torna passado, lembrança e testemunho. Vermos homens e mulheres sendo levados à ETERNIDADE deve nos encher de esperança, pois onde eles estão, estaremos em breve. Perturbar-se com perdas ou dores de luto, ofusca a alegria de uma SALVAÇÃO que nos fara comunicada. E isto deve estar bem conectado em nossas mentes, pois se formos apenas ouvintes e não praticantes de PALAVRA, somos cisternas rotas. Já consolei muitas pessoas no correr do ministério pastoral. Chorei com muitos e pude levar esperança. Esta é a riqueza do ser pastor. Olhar com sensibilidade a dor alheia e compor um quadro de pessoas que se tornam consoladoras. Uma missão dura, mas possível de ser efetivada. Lembro da crítica das irmãs de Lázaro, ou dos comentários dos discípulos aos SENHOR sobre a morte do amigo. ELE afirma coisas, que ainda que haja a ressurreição, mostram que devemos sempre confiar NELE. Ele encoraja a crermos no DIA de sua volta e ao mesmo tempo, no controle que tem de toda a situação. Para DEUS não existe “SE”... “se estivesse aqui, SENHOR”. Sua presença, seja em que grau for, deve nos ajustar aos pensamentos divinos, que sempre giram em torno da VIDA para aqueles a quem JESUS salvou.

 

O SENHOR é meu PASTOR... (Salmo 23)

 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. (João 10:27-28)

 

Pastor! Sim! O pastor leva, encaminha, conduz o rebanho. Nunca o abandona. Ao vermos JESUS se dando em uma missão pastoral, e identificando as suas ovelhas, vamos perceber que era natural desde o Antigo Testamento a presença de um CONDUTOR, a fim de que o CAMINHO seja conhecido e percorrido. Ovelhas dispersas são inseguras, vivem em perigo e nada mais justo, fantasiam a morte. A morte se torna um fardo para ovelhas que estão sob os olhares de lobos vorazes. O SENHOR ordena que o sigamos, que reconheçamos a sua voz, como de alguém que tem o melhor para os seus. Não perecer entra no critério de ETERNIDADE, pois de nada vale apenas termos pastores terrenos, limitados a esta existência. Eles somente suprirão as necessidades locais. Muito interessante é que a doação da VIDA ETERNA é condição absoluta de quem é SENHOR da VIDA. Somente DEUS pode dar a VIDA. E como FILHO do ALTÍSSIMO, JESUS se coloca em favor de suas ovelhas. Por isso a morte jamais aterroriza quem teme e ama ao SENHOR, pois ao seu chamado, ouvem em correm para ELE. E a última corrida, de fato será no DIA DO JUÍZO, quando seremos acolhidos ao APRISCO FINAL, lugar perfeito onde jamais perigos nos atingirão.

 

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

Hebreus 9:27

 

Aqui uma palavra de exortação aos marinheiros desconhecedores dos mares da vida. O homem não vai voltar para naturezas “karmicas” ou “reencarnação”. Jamais. Não podemos misturar doutrinas várias, se dizemos crer em DEUS. Se NELE cremos, sua PALAVRA basta. Ilusão será amargar dias de espera para voltar, sabendo, por exemplo, que na “parábola do rico e do Lázaro” expõe-se um abismo entre os ambientes de dor e felicidade eterna. E se torna um vácuo intransponível. A BÍBLIA afirma que não tem como sequer aliviar o desconforto térmico no Hades. Caso você seja daqueles que diz crer em DEUS, em JESUS, ser cristão, então desperte. Antes de morrer. Isto sim deveria tirar o sono de muitos. Pois é uma mentira do diabo, criada para iludir os incautos, e os escravizarem em leis ou doutrinas do inferno. Morrer com CRISTO é sublime. Perfeito.  Leiamos:

 

Lucas 16:22-24  “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.”

 

O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.

Eclesiastes 7:1

 

O que será que Salomão diria a esta altura desta conversa? Será que diria para nos apegarmos a toda matéria, nos aprofundarmos em viver somente o presente, não nos preocuparmos com a ETERNIDADE? Vaja este verso sobre o que é melhor. Morrer não é tão ruim, na leitura do sábio antigo. Até melhor que o dia do nascimento. Talvez por que ao nascer a pessoa ligue seus relógios e passe a contar dias a menos em sua existência. O morto já não contará mais. O que o sábio acrescenta? Vejamos:

 

Eclesiastes 7:2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.

 

Não vamos ignorar os preciosos ensinos de DEUS aos homens. Seria tolice. Ora, não para amar a morte. É para entendê-la. É para enfrenta-la sem temores. Retirar o desconforto que tanto ela nos causa. E isto gera saúde para as emoções, pois o tema, como já fora dito, é em extremo desconfortável. Se você está ligado demais em família, bens materiais, existência física, então toda esta escrita será chata e implicante. Mas se busca uma interpretação que amenize as questões do tema, verá que não devemos nos preocupar com este “partir”. Alinhe-se às Sagradas Escrituras. Peça ao SENHOR que te faça entender cada letra. E que estas letras sejam carta de amor a quem de fato conhece o NOME.

 

"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?" O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 15:55-57

 

O último inimigo a ser destruído é a morte.

1 Coríntios 15:26

 

Aqui, é óbvio, não se encerra o assunto, mas parte dele. Quando o apóstolo Paulo reconhece a ressurreição, a vitória de CRISTO sobre a morte, e que por herança a obteremos, ele brada, como num desafio a ela: “ onde está? ”.

Isto vai além do desafio à morte, pois Paulo sabia que caminhava para ela. Ele sabia que seu destino rumo aos grandes chefes e ambientes de discussão, lhes gerariam esta realidade. Mas não se intimida. Em nada. A vitória sobre a morte é garantida. E para os cristãos, é de fato a última etapa, como diz ele, “último inimigo”. E neste brado, ele sempre se assegura a deixar seus leitores primários conscientes do que virá.

 

Torna-se lição para todos, diante de crises mundiais de escassez de saúde, alimentos, comunhão, etc. Torna-se importante ouvirmos os brados de Paulo, CRISTO, e outros tantos que já partiram, em CRISTO e para ELE. Ouvirmos atentos como será o DIA em que tudo se acabar. E como serão os dias que se acaba, para tantos. Ora, e fabulosa a assistência que nos presta a BÍBLIA em nos orientar de como reagir aos momentos da vida. Como podemos ser objetos de bênção na vida de tantos.

E tratando de ambientes hostis, vamos reparar que as grandes epidemias geraram em nós pessoas mais medrosas, temerosas, receosas em tudo. E a BÍBLIA vem na contramão, assegurar aos cristãos que haverá dias eternos, onde o REINADO DE CRISTO nunca acabará. E que tudo aqui é simples e passageiro, indigno de temores mais radicais.

Desejar estar com CRISTO é sublime. Saber que isto é real é fantástico. E saber que nossos dias estão todos escritos e contados, nos trazem conforto para dias melhores.

Trata-se de consciência. Simples consciência do AMANHÃ.

Trate do assunto sem medo e seja seguro, pois CRISTO é nossa segurança.

Apegue-se a ELE e tão somente a ELE. Suficiência de CRISTO para a morte.

Finalizo esta etapa com os seguintes versos:

 

Salmo 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

 

Salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

 

 

 

 

  

Romanos 1:16

Romanos 1:16 "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”

Como e por que nos envergonharíamos? Vemos aqui Paulo afirmando, numa de suas cartas, que não tem vergonha do EVANGELHO. No que isto deve implicar? Primeiro, que por meio desta BOA NOVA somos alcançados para a VIDASegundo, que por meio deste elemento central, o EVANGELHO, recebemos nosso perdão, elaborado na eternidade por DEUS e mediado por JESUS CRISTO, que não se negou ser feito carne para recebermos tal dádiva. Em terceiro, perceberemos que se nos envergonharmos, ELE não nos representará, tornando nossos dias inúteis e vazios (Mc 8:38). Daí sabermos que não devemos nos envergonhar, como atesta Paulo aos Romanos, nos seus ensinos a Timóteo: o EVANGELHO é a razão de sua vida e não importa o sofrimento que passe (2 Tm 1.12) e cita um tão anônimo para tantos, mas exemplo de quem não se envergonhava da situação vivida pelo Apóstolo, Onesívoro: “porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas” (2 Tm 1.16). Nascer, viver, nascer de novo, herdar a VIDA ETERNA – tudo vem do PODER que emana do EVANGELHO. Como poderíamos nos envergonhar de tão profunda AÇÃO DIVINA?

2 Coríntios 7:5-6

2 Coríntios 7:5-6 "Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito."

Estive meditando sobre a importância de uma pessoa na na vida de outra, como foi _Tito_ na vida de _Paulo_ e seus amigos, num tempo bem difícil. 
_Tito_ chega em tempo bem complexos, de dor, medo, perseguição, pressão, perigos de morte.
_Tito_ é posto por _Paulo_ como *consolador*, alguém capaz de gerar paz e algria na alma. 

O local era de extremo complicado e já estavam "abatidos", eis que _Paulo_ afirma: 
*"DEUS envia o servo DELE, Tito"*

Precisamos destacar o *papel divino* quanto ao uso de pessoas. 

Se temos o ESPÍRITO SANTO, necessariamente, que foi prometido por JESUS, para não nos sentirmos sozinhos e abandonados, por que razão DEUS precisaria de uma pessoa? 

Porque pessoas são _essenciais_ às pessoas. 

É maravilhoso saber que temos pessoas que DEUS usa em nossa existência. 

E tais são de tanta importância, que são capazes de retaurar o ânimo em meio as tribulações. 

Podemos ser como Tito, que consola ou podemos ser como pessoas que somente servem de incremento à queda. 

E não se trata apenas de escolher quem são tais pessoas, mas de sermos escolhidos por DEUS para tal finalidade.

O desafio lançado foi que nestes dias tão estranhos, nos deixamos afetar pelo socorro divino sendo cada um de nós um "TITO", consolador em meio às tribulações e temores alheios. 

Que um dia possamos ler alguma carta escrita sobre a bênção que fomos na vida de alguém, bem naquele dia em que de alguma forma esta pessoa orava por uma palavra, um gesto, algo que nos é possível dar sem pensar em receber. 

Não existe papel mais lindo que ser o consolador, usado pelo CONSOLADOR, na vida de alguém.
Assim estaremos, também, exercendo um atributo que é especial a CRISTO e ao ESPÍRITO SANTO.

Vale a pena.