Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2022

DO PECADO E SUAS ORIGENS

DO PECADO E SUAS ORIGENS

DEUS PREPARA TUDO QUE O SER HUMANO NECESSITA

Genesis 1:29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

Genesis 1:30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

 

LOGO, de nada mais precisaria. Tudo era do ser humano. Toda forma de vida, fosse mato ou animal, lhes serviria de alimento, antes da queda. Não havia distinção entre impuro ou puro.

----------------------------------------------

A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou" (Atos 10:15)

----------------------------------------------

Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: "Levante-se, Pedro; mate e coma" (Atos 10:11-13)

 

RESPONSABILIDADE ERA GUARDAR E DOMINAR

 

Genesis 1:28 E Deus os enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Genesis 2:15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

 

BÊNÇÃO, aumentar, crescer, sujeitar, cultivar.

LOGO no primeiro teste, o casal se submeteu à voz do diabo ao invés de submetê-lo. Guardar e zelar pelo ambiente era missão humana, responsabilidade do casal. De igual modo, tanto um quanto o outro estavam apenas sujeitos a DEUS e ali toda criação lhes seria submetida, antes do pecado, da queda. Perdeu-se a autoridade, restaurada apenas depois da promessa de um herdeiro que sujeitaria tudo:

Genesis 3:15 “porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”

 

CONQUÊNCIAS DAS MÁS OBRAS – DESDE ENTÃO HAVERIA CASTIGO – HERANÇA PELO PECADO - PREVISÍVEL

 

Genesis 2:8-9 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Genesis 2:16-17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 

NEM SEMPRE, o que vemos e nos agrada, agradará a DEUS. Podemos inclusive concluir que nem tudo que é belo, deve ser objeto de nosso desejo.

3:6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu

Todas as obras eram agradáveis por serem obra de DEUS, e num erro fatal, a beleza da árvore do conhecimento agradou à mulher. 3:6 árvore desejável para dar entendimento

 

Erro 1: DEUS diz de toda árvore, exceto...

Erro 2: deixar-se levar para a direção proibida

Erro 3: DEUS não diz que a árvore era má, mas que não deveriam comer. Apenas diz o que ocorreria se desobedecessem. Desobedecer era regra do diabo

Erro 4: desejar ser como DEUS, condição enganosa posta por satanás - 3:5 "e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal"

Erro 5: imaginar que a opção não teria consequências, mesmo tendo ouvido de DEUS sobre o que ocorreria

Erro 6: muito tempo depois o apóstolo Paulo irá ensinar: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Mas quem está disposto a abrir mão de aparências agradáveis.

Erro 7: "porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4:3)

 

DIÁLOGOS DESNECESSÁRIOS - O ELEMENTO ESTRANHO PRESENTE NO AMBIENTE CRIADO POR DEUS – O DIABO – VESTIDO DE OBRA DA CRIAÇÃO (SERPENTE) – SEMPRE TEREMOS A OPÇÃO DE OUVIRMOS A DEUS

 

Genesis 3:1-7 1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

 

[a] comunicação a todos o pecado – “comeu e deu ao marido” – até então ambos estavam subordinados tão somente ao CRIADOR. Assumir o erro deveria ser a primeira atitude, mas além de dar ao marido, foi se esconder

[b] semeadura do engano e da mentira a partir de uma PALAVRA DIVINA deturpada pelo diabo – “é certo que não morrereis”. O diabo havia sido expulso e não havia morrido. A morte emitida não era física, mas o afastamento do centro do PERFEITO da presença de DEUS

[c] confusão entre uma voz e ordem de DEUS e uma voz diabólica – não muda a palavra, mas perverte. É assim que DEUS disse? (Genesis 2:16-17 "E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás")

[d] erro primário – dar lugar a um diálogo que provavelmente não era comum, natural e presente à época – “responde-lhe a mulher

 

UMA ROTA DE FUGA E JUSTIFICATIVA INÚTEIS

 

Genesis 3:7-13   7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.  8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.  9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?  10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.  11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?  12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.  13 Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

 

A bem da verdade, o diabo aponta para um "deus" que mentia ou enganava, semeando o conhecimento do mal (o mal estava contido em satanás). Conhecer o mal, implicava em duvidar de QUEM é bom, no caso, DEUS.

Quanto à culpa, havemos de notar que ao invés de procurar a DEUS, DEUS é que vai ao encontro do homem, claro, sabendo o que ocorrera. Porém, ao se deparar com a VOZ DE DEUS, o entorpecimento do pecado faz com que haja uma fuga, o esconder-se da FACE DE DEUS, e assim buscar justificar o erro, e esforçar-se por cobri suas descobertas, das quais a primeira era a nudez. Em virtude disto, eles são totalmente incapazes de exercer sua própria vontade para salvar-se. E escravizados ao pecado, por natureza. "O ser humano não pode, até que seja vivificado pelo Espírito de Deus, voltar do pecado a Deus em arrependimento e fé (Jr 13:23; Jo 6:44,65; 12:39,40).  A base da depravação e da inabilidade espiritual jaz no coração. Ele é enganoso e irremediavelmente perverso" (Jr 17:9).

     olhos abertos

     coser folhas e cintas

     esconder-se de DEUS

     não permaneceram no lugar do erro, mas correram para trás de outras árvores. A árvore do conhecimento não serve de proteção. Apenas para a queda.

     medo

     conhecimento da nudez

     perguntas de DEUS

     transferência da culpa

     conhecimento do engano do diabo – foi a serpente

 

UMA MALDIÇÃO LANÇADA SOBRE TODA A HUMANIDADE, MAS NÃO POR TODA A ETERNIDADE PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO – QUE AGORA DEVE SE PROSTRAR DIANTE DO CORDEIRO DE DEUS – JESUS CRISTO

 

Genesis 3:20-24 20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. 21 Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. 22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. 23 O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. 24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.

 

Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” - A veste perfeita e que lhes servirá de proteção para a nudez é a veste tecida por DEUS, pois a preparada por eles era apenas uma tentativa de se esconder da culpa. A divina, de fato cobre toda sua nudez e culpa. Já tornam ao olhar natural um para o outro e para a presença de DEUS. Uma forma de entendermos a revelação das vestes alvas, pela lavagem do sangue de CRISTO.

Por ser a mãe de todos os seres humanos” – pecado universal surge com esta frase. Nascidos em pecado, depravação total. Este versículo mostra a origem de todos os seres humanos, como filhos de Eva. A queda não afetou apenas o casal, mas a toda criação.

“Reconhecemos que o pecado corrompeu toda a criação, dentre os quais, também o homem que fora feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). No entanto, a salvação pela graça transforma o ser humano em uma nova criatura. Em decorrência disso, um ser outrora depravado e morto nos delitos e pecados, passa então a ter prazer em cumprir a Lei de Deus, tendo-a como orientação. Um pecador condenado tem a Lei de Deus como regra de condenação, mas, um pecador regenerado encontra na Lei de Deus ensinos de gratidão” (DE TERCEIROS).

Como um de nós, conhecedor do bem e do mal” – o diálogo passa pela conversa entre o mundo divino, e de fato, conhecer o “bem e o mal” era atributo divino, tendo sido a razão da condenação de satanás. Conhecer e ser levado à desobediência. Quando DEUS apontou a árvore do conhecimento, sabia que ali estaria a figura de satanás, assim como na da Vida estaria a figura de CRISTO, considerando que o homem foi impedido por DEUS de acessar por si só a VIDA.

“Expulso e lançado” – despedida (m), (1), queimado*(1), lançado (1), expulso (1), dispensado (2), divórcio (3), mandar embora (39), demitido (1), despossuído (1), divorciado (5), expulsar (16), jogou de um lado para outro (1).

Lavrar a terra” era a prova de DEUS ao homem, para que soubesse que do brotar natural de todos os frutos, agora teria que fazer que viessem a nascer, plantando e experimentando o que era o amargo do suor nesta área específica. DEUS lhes dava, mas agora o suor viria a ser a marca do labor humano. Foi a sua escolha que o levou para fora do Jardim plantado pelo SENHOR.

Querubins e espada” nos lembram a cortina que separava o SANTO DOS SANTOS. Para entrar teria que passar por ritos de purificação. Como DEUS era SENHOR da PROVIDÊNCIA, o que fora estabelecido, era que não voltasse mais por conta própria. E anjos protegeram a entrada para não mais acesso. Se havia outro benefício, a VIDA ETERNA, então o ser humano jamais teria acesso à mesa. Futuramente JESUS vem se chamar de PORTA, CAMINHO, VIDA. O homem não pode salvar-se.

Se o pecado fechou a porta ou acesso à VIDA ETERNA, JESUS veio, como promessa ao próprio Adão, se tornar o ACESSO a DEUS novamente. Por muitos anos figuras fizeram seus papéis, todas estabelecidas por DEUS e com necessidade de repetir a cada erro - não eram o fim em si mesmas. JESUS se torna o cumprimento de todas as figuras e de forma definitiva.

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.


-------------------


Romanos 3:21-26 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;  22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção,  23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,  24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,  25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;  26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 

 

 

 

 


A mulher e a submissão

Genesis 3:16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

Ephesians 5:22-23 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;  23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.


Salmo 40:1

Salmo 40:1 "Esperei confiantemente pelo SENHOR"


A maior parte de nossos problemas não some porque estamos concentrados demais neles. Ao invés de apontarmos nossos olhos para os "MONTES" (Salmo 121:1-2) de onde nos virá o socorro, acabamos evidenciando para onde de fato olhamos. 

Nossa carne é como "ERVA" (1 Pedro 1:24-25): logo perecerá. 

Nossas soluções não estão nesta carne, tampouco nas capacidades humanas. 

Uns "CONFIAM EM CARROS" (Salmo 20:7), ou seja, nos tornamos malditos por "CONFIARMOS NA CARNE e NO SANGUE", nas forças humanas. 

Tais forças acabam nos confundindo em meio às tribulações, como se numa guerra nos assustássemos mais com o som dos tiros inimigos do que com as "ARMAS" (2 Coríntios 10:4) que empunhamos. 

DEUS requer de nós o "CONFIAR", "CRER"... e devemos crer de todo nosso coração, sem deixar brechas para a incredulidade. 

Fazer o melhor para DEUS é derramar-se diante DELE todos os dias e expulsar de dentro de nós qualquer poluição criada pelo diabo e pela carne. 

Nunca "AGRADAREMOS" a DEUS se insistirmos em buscar recursos fora DELE. 

"CONFIAR" é iniciativa de cada crente em JESUS. 

Por isso, tome uma atitude madura e confie NAQUELE que é capaz de acalmar nossas loucuras, sensações, medos e ansiedades.

Romanos 12:11-12

Romanos 12:11-12 "sede fervorosos de espírito, servindo ao SENHOR; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes"


Quando lemos a sequência de Romanos 12, ou nos complicamos, separando os pedaços convenientes, ou de fato nos realizamos, na obediência completa das ordens divinas.

Entender estes versos é saber que tribulações estarão presentes na vida do povo de DEUS,  mas que seremos conhecidos pela forma com que reagiremos a tais "providências".

Paulo estava numa escola em que salas de aula traziam dor, cadeia, perseguição, açoites, humilhação.

Em nada difere da escola de JESUS.

Nossas lições e salas de aula tem areia e sol de deserto e somam ventos e tempestades de mares revoltos.

Mas em tudo podemos ler e aprender sobre fervor, paciência, gozo, alegria e perseverança.

E no meio do caos a força da ORAÇÃO casada com o SERVIR.

Não para distrair, mas para mostrar que mesmo em meio ao caos, somos capazes de superá-lo com um olhar ao próximo e ao SENHOR.

Que esta lição seja de fato aprendida, com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, e que como CONSOLADOR, sejamos guiados e operantes em toda boa obra e VERDADE.