Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Falando dos dramas de alguém na Bíblia


 

Photos assim





























 

Anciãos de Tangará - Dona Tita nos deixou dias atrás


 

O drama de Ana e o jeitão de Eli e a postura de Elcana

O drama de Ana e o jeitão de Eli e a postura de Elcana


1 Samuel 1:8   8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

1 Samuel 1:19-21  19 Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR,  20 ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do SENHOR o pedi.  21 Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 

1 Samuel 1:21   21 Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 


1 Samuel 1:10-11   10 levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.  11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

1 Samuel 1:15-16   15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.  16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.

1 Samuel 1:22   22 Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o SENHOR e para lá ficar para sempre. 

1 Samuel 1:24-28   24 Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do SENHOR, a Siló. Era o menino ainda muito criança.  25 Imolaram o novilho e trouxeram o menino a Eli.  26 E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao SENHOR.  27 Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera.  28 Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.


1 Samuel 1:9  9 Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR,

1 Samuel 1:12-14   12 Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios,  13 porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada  14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!

1 Samuel 1:17   17 Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.


# Não se guie pelas aparências e não julgue pelo que vê ou que ouve.

# Não deixe seu cônjuge à mercê de sua vontade ou dor.

# Não abandone seu amado ou amada na luta pelos seus sonhos.

# Não deixe de dar assistência quando alguém lhe pedir socorro.

# Cumpra seus votos, mesmo que custe a distância do que recebeu -  fez voto, cumpra.

# Antes de examinar uma situação, pessoa, ou voto, pense que deve orar antes.

# Disponha teu coração a buscar ao Senhor, mesmo lhe parecendo uma situação impossível.

# Não se culpe pela dor e críticas alheias, bem como de zombarias. Mas estabilize suas emoções aos pés do Senhor, na presença dele, no seu altar.

# Uma vez recebida a bênção, não tome posse dela como sendo sua, mas como algo que pertence a quem deu, no caso de Ana, ao Senhor.

# Exalte ao que concedeu a bênção, sempre.

2 Samuel 11:2-9

2 Samuel 11:2-9

2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.  3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.  4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.  5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.  6 Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.  7 Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra.  8 Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei.  9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. 


Dois sonos, duas quedas

Urias, sem entender, permanece à porta do rei, negligenciando duas coisas: sua família (havia voltado da guerra) e uma ordem do rei (vai a tua casa).

Havia, neste método davídico, a má intenção do rei, em fazer com que a gravidez da cobiçada mulher fosse resultado da noite com seu marido.

Davi, um dissimulado rei, tenta persuadir outro servo para justificar seu pecado.

Diz o rei: "Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra" (v15).

Não teve jeito: "26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, ela o pranteou.  27 Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR." (vs 26,27).

Davi não precisava se sujar.

Na verdade, ninguém precisa.

Ao olharmos os atos de Adão, este também não necessitava mergulhar no lodo.

Ainda, sobre nós, humanos, não precisaríamos sentir desejos que estão além do permitido pelo Senhor.

Mas veremos que o pecado e nossos desejos são a fonte de todos os nossos poços escuros.

E neles, a morte.

Urias, o bebê, e tantos vieram a morrer por conta de uma cobiça, um desejo.

Ah, se todos pensássemos na gravidade da queda e dela adquiríssemos temor ao Senhor.

Mas somos a queda encarnada, e por isso o VERBO se fez carne, para nos tirar deste invólucro maldito, herança para a morte.

Vamos pensar cada ato, cada ideia, cada sensação, e nos esforçarmos para que os frutos do Espírito sejam de fato contagiosos em nós.

Josué 7:10,11

Josué 7:10,11 "Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliança".


Comumente tratamos o pecado como algo passageiro e de pouco valor em nossas vidas.

Mas ao pensarmos que por nossos pecados JESUS foi pregado numa cruz, perceberemos que cada pecado transgride a ALIANÇA de DEUS conosco.

Tratar o pecado com desdém é violaro AMOR DIVINO e valorizar o instrumento de satanás para nossa queda e vergonha.

Josué reclama com DEUS sobre a derrota do povo numa batalha: "Disse Josué: Ah! Senhor Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer" (Josué 7:7).

Logo recebe uma resposta adequada e que lhe fará sabedor do que é SANTIDADE: "Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel" (Josué 7:1).

A ALIANÇA prevê SANTIFICAÇÃO, que começa com arrependimento, confissão, mudança e nova vida: "Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor , Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas" (Josué 7:13).

Jamais, digo, jamais, podemos achar que DEUS e o pecado andam juntos (vejam o que sentiu JESUS, quando disse "porque me desamparaste?").

Inferno e céu não cruzam estradas, nem há atalhos facilitadores a quem pertence ao SENHOR.

A severidade da solução foi esta: "Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do Senhor e fez loucura em Israel" (Josué 7:15).

Você pensaria: mas isto é Antigo Testamento.

Pense assim: JESUS, Ananias e Safira e o Juízo Final - estão pertinentes ao Novo ou Antigo Testamento?

Então, penso eu, não seria hora de mudarmos nossos padrões e conceitos?