Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

1 Coríntios 3:5-7

1 Coríntios 3:5-7 " Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. "


Vemos a dificuldade de centralizar nossa atenção apenas em CRISTO e em nosso DEUS.


Os seres humanos procuram se distrair com seus ídolos de coração, sejam quais forem eles.


Paulo, pela tradição, acabou canonizado, provavelmente pelas inúmeras chamadas ao seu senhorio.


Porém, ao lermos, estes versos da cartas aos coríntios, aprenderemos pela própria voz paulina que os méritos de tudo devem ser direcionados a DEUS que traz o "crescimento" e não os esforços de homens; Apolo e Paulo são personagens importantes, mas jamais o centro das atenções e da SALVAÇÃO - apenas o canal.


Ao deixarmos estas idéias erradas penetrarem nosso coração, acabamos gerando partidos, com candidatos que ofuscam a visão real de nosso SENHOR.


Paulo não quer que a igreja continue em suaa disputas por preferencialismo, mas que se adequem à realidade de QUEM de fato foi crucificado.


Este "afinal de contas" mostra a razão pela qual Paulo exorta os crentes para que poupem seus corações de ídolos humanos, e de fato quer dizer "somos nada, nada mesmo, perto da grandeza DAQUELE que nos chamou e nos usa para seu proveito.


"Por meio de quem" rompe com todas as possibilidades de inclusão humana em méritos da SALVAÇÃO humana - DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO, responsáveis únicos pelo começo, meio e fim de todono processo - jamais Apolo ou Paulo.


Nunca se elogia um bisturi, mas o médico que executou a cirurgia - eis Paulo quando posto em preferência de QUEM faz tudo.


Paulo apenas queria parar com aquela forma pueril de se conduzir na igreja, e deixou este legado para nós, que ainda neste século XXI age da mesma forma.


Pense neste episódio e veja se não tem posto a confiança em alguém que não JESUS.