Pesquisar este blog

sábado, 7 de setembro de 2024

1 Coríntios 12:11

1 Coríntios 12:11 "Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus."


Depois de uma aula sobre Direito, sobre litígios entre pessoas da igreja, como elemento vergongoso, assim como a exposição ao público ímpio sobre tais causas, Paulo dirá "que vergonha não se resolverem dentro do ambiente igreja e seu próprio juiz".

Traz um ensino bárbaro da incompreensão humana quando já parte do CORPO de CRISTO e que agora seria o ambiente gestor de cuidados de todas as situações entre "irmãos".

Para isto se utilizará de três princípios básicos:

(a) quem os salvou, lavando-os de toda imundícia que outrora pesava contra eles, da condenação do pecado e deus destino eterno caso isto não ocorrese;

(b) que o SALVADOR os designou a uma VIDA SEPARADA para ELE, o que significa fugir dos padrões mundanos e se moldar em CRISTO que os santificou pela sua OBRA consumada;

(c) pela justiça divina aplicada sobre eles, o que seria suficiente e a consciência da impossibilidade de haver justiça ou justificação eficiente dentre os ímpios, considerando que os próprios crentes haverão de ser instrumentos de juízo sobre tudo e todos.


Como ptoceder diante de um povo demorado no entendimento?

Como vivenciar o bom testemunho diante de uma sociedade que sequer consegue reger sua própria demanda de moralidade e ética?

Como deixá-los impor juízo quando JESUS já se deu por tais pessoas?

Se JESUS e o ESPÍRITO já aplicaram à igreja tal OBRA, sosseguemos com nossos próprios meios para o cuidado disciplinar.