Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Colossenses 1:11-12

Colossenses 1:11-12 “sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. "

 

Lições que podemos tirar de uma carta. 

Dias atrás pedia ao SENHOR que me envolvesse com seu poder, a fim de ser usado na vida das pessoas. 

E isto emergia da palavra que lemos, quando as pessoas estavam sendo conectadas ao REINO pela PALAVRA e PODER (1 Co 4:20). 

Esta questão estava relacionada ao PODER (dunamis) que seguiria todos os que cressem e estivessem imbuídos da missão (At 1:8). 

Paulo pergunta aos crentes de Corinto o que preferiam, diante de pessoas que estavam cheias de soberba: “Irei a vós outros com vara ou com amor e espírito de mansidão?” (1 Co 4:21). 

Logo, vemos que Paulo, além de fortalecer os crentes com a demonstração do poder que vem de DEUS, também o mostraria a pessoas que tendiam a se afastar do CAMINHO por propostas que não a divina. 

Então, pensei que tal poder deve sempre acompanhar a PALAVRA, posto que mediante o mesmo, oriundo do SENHOR ESPÍRITO SANTO, a IGREJA será abastecida de conhecimento da vontade do PAI

JESUS nos salvou, e não nos deixou à mercê de coisas pequenas. 

O REINO de DEUS é imensamente maior do que estamos acostumados a ver pelos cantos do mundo. 

Afinal, a IGREJA é o CORPO DE CRISTO, que o representa em todas as suas propostas.


Colossenses 1:9-10

Colossenses 1:9-10 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus"

 

Lições que podemos tirar de uma carta.

Muitos de nós temos buscado nossos interesses quando nos referimos à vida cristã. 

E não devia ser assim. 

Pois o interesse em ver a glória de DEUS deveria ser o centro de nossa vontade. “Viver de modo digno do SENHOR” é expressar toda sua glória, com o fim de sermos visto pela sociedade como diferenciais, como um povo que é chamado segundo SEU propósito. 

JESUS já havia enfatizado que “todo ramo deve dar fruto” (João 15), posto que está conectada a ELE

Temos gasto tanto tempo em orações por nós mesmos, pelas nossas famílias e quando vemos Paulo orando sem cessar pela IGREJA, logo temos que tomar consciência de nosso papel. 

Saber a vontade de DEUS sempre estará ligada a sermos frutíferos, e isto se dá pela sabedoria e conhecimento de DEUS

Voltar ao EVANGELHO que nos salvou é desejar agradar ao SENHOR em tudo que somos e fazemos.

Colossenses 1:3-8

Colossenses 1:3-8 “Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo,  o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.”

 

Lições que podemos tirar de uma carta. 

Oração de um apóstolo pelo que tem de bom a dizer sobre a IGREJA

Assemelha-se aos apelos de João em Apocalipse às IGREJAS

Vemos a operação e testemunho de cuidado e amor, além de uma fé operante. 

Lança mão da vida eterna, para incentivar as pessoas, reforçando as promessas de DEUS no EVANGELHO

A beleza do alcance da SALVAÇÃO sobre outras pessoas. 

Identifica a importância de um líder quando cita Epafras, ministro da PALAVRA

Vemos PAI, FILHO e ESPÍRITO sendo evidenciados como origem de tudo, inclusive motivação para a gratidão. 

Observar tais lições tendem a nos levar a uma busca de fidelidade ao SENHOR, perseverança no AMOR e na , buscar as PROMESSAS da VIDA contidas na PALAVRA

Para nós e para os colossenses Paulo traz sua voz.

Colossenses 1:24

Colossenses 1:24 “Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja”

 

Lições que podemos tirar de uma carta. 

Não se trata de masoquismo ou tentativa de se sobressair aos demais, mas mostrar que, apesar de toda dor e perseguição que armaram a Paulo, nada o fazia desistir de seus propósitos. 

Interessante que sobre perseguição e prisão o apóstolo era entendido, por ter sido carrasco de cristãos antes de sua conversão. 

As chagas de CRISTO, como rezaram alguns pais da igreja, tornam o apóstolo entendedor e partícipe do que foi para JESUS sua caminhada rumo à cruz. 

Reconhecer que em meio à estrada do EVANGELHO haverá identificação com tais referências é importante para reforçar chamado, paz e consciência de uma vocação muitas vezes pesada. Nunca foi fácil seguir a JESUS

Mesmo antes de JESUS, profetas e servos fiéis ao SENHOR provaram das chagas por servir ao CAMINHO

Profeticamente isto nos conforta, mas jamais poderemos dizer que é fácil. 

Cadeias nunca serão ambiente ideal para se viver. 

A motivação paulina, além de CRISTO, era o amor que tinha pela NOIVA, de quem jamais se esquecia mesmo dentro de uma prisão romana. 

Por isso nosso irmão Paulo nos estimula a continuarmos firmes, amando a IGREJA do SENHOR, pois por ela JESUS deu sua vida.

Colossenses 1:1-2

Colossenses 1:1-2

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.

 

Lições que podemos tirar de uma carta. 

A vontade de DEUS é a que instala no coração de um ser humano o chamado - "Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (Atos 9:4-5). 

Nunca ficam dúvidas porque é o SENHOR quem confirma, seja no coração do que foi chamado, como a quem o confirmará com imposição de mãos - "o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome" (Atos 9:15). 

Sua parceria com Timóteo e sua palavra sobre o mesmo, atesta a idoneidade do vocacionado. 

Normalmente, e neste caso, Paulo objetiva sua escrita a um grupo de fiéis, e já salvos, que tentava viver de aparências segundo ordenanças exteriores e não em função do caráter de CRISTO, que os salvara (escrita por volta de 60-62 a.C. – em prisão na cidade de Roma). 

Sua saudação atesta, então, o seu caráter de apóstolo e líder, aponta para correções de comportamento e afirma sobre o desejo de Paulo: “graça e paz de Deus”.