Pesquisar este blog

sábado, 9 de setembro de 2023

Romanos 12:15-16

Romanos 12:15-16 << Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. >>

Temos vivido dias de muitas lutas, colhendo e semeado sob lágrimas intensas, que invadem nossos corações.

Tenho dito e ensinado às pessoas que sofrer, chorar são consequências emocionais e que não há vergonha, mesmo a servos de DEUS, a quem ELE tanto ama.

Não podemos negar o apoio, suporte, amor, o sentir com o outro.

Não se trata de princípios humanos dar assistência ao que sofre, e devemos levar ao pé da letra o “termos mesmo sentimento”, pois quando estamos solitários a sofrer, como fazem falta os abraços e amigos, apoio que tanto necessitamos.

Orgulhosos são os que se apoderam da dor alheia e nada sentem, negando a essência do amor, quase que se colocando em um pedestal, com olhares de superioridade e frieza.
Isto nunca foi a vontade de DEUS.

Envolva-se, deixe-se mergulhar na alma do outro, experimente estar no lugar da pessoa que precisa, e isto está além do círculo familiar, pois Paulo traz tal ensino à igreja.

Seria como se sujeitar à dor do irmão, a fim de retirar dele o peso das cadeias que o prendem na angústia da alma.

Olhe para o próximo que às vezes passa despercebido por você.

Assim estará expressando o AMOR que tanto DEUS quer derramemos ao nosso irmão.

Tenha coragem de interpretar o outro, de compor um sentimento que permita-lhe sair e esboçar a alegria que podemos gerar.

Saia do comodismo de apenas rir com quem ri... chore também com quem tem chorado... eis a sabedoria do PAI e do FILHO comunicadas a nós.

Revista-se do outro.

2 Samuel 12:16

2 Samuel 12:16 "Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra"


Quando lemos a narrativa bíblica sobre todos os líderes de Israel, veremos notáveis realizações da parte de DEUS.


Muitos destes tentaram trazer para si a glória de seus reinados, porém ao se depararem com o VERDADEIRO SENHOR, acabaram humilhados em suas ações de soberba.


Veremos claramente que o "ungido de DEUS", mesmo sob tal chamsdo, se não zelar pelo NOME que o pôs ali, cairá no desafeto DIVINO. 


E tal desafeto, zelo DIVINO, culminará em castigos que aos olhos humanos parecem insensíveis, mas que na verdade foram anunciados antes para impedir o erro humano.


Mas o ser humano é tardio em ouvir conselhos. 


Assim como as bênçãos pela obediência e submissão vêm sobre às gerações e descendentes, assim vem a maldição. 


DEUS perdoou Davi, renovou sua ALIANÇA, mas as consequências de seu pecado com uma serva de seu reino veio na mesma velocidade - a morte de seu filho.


Veja a desgraça que um ato trouxe sobre a vida do rei Davi e seu reinado.


Não foi apenas esta perda de um bebê, mas Absalão atacando o pai, a violência entre os filhos, as inúmeras confusões entre esposas e concubinas - uma tragédia que poderia ter sido evitada pelo temor que o próprio rei tinha de DEUS. 


Mas o que acontece conosco?


Um momento só, uma atitude só, um sentimento só, um desejo só... algo "SÓ" que pode trazer tristes castigos, e que vale até hoje. 


Ah! Se fôssemos prudentes e não nos deixássemos levar pelos sentidos!


O recenseamento foi o caos final na vida de um homem, rei, escolhido por DEUS, que poderia ter sido o mais perfeito dos homens, mas que resolveu pensar mais de si mesmo do que devia (Romanos12).


E tendo a leitura de seu reino, agora enumerados todos os valentes soldados, recebe a baixa de milhares pela peste, castigp novo dado por DEUS e por DEUS anulado, a fim de não exterminar a todos.


Plantamos e colhemos, por pensarmos mais do que devemos de nós mesmos, esquecendo que "a soberba precede a ruína".


Atente para isto, pois mesmo perdoado, renovado, revista a pena, o agir de DEUS é como uma tenaz que se lança à TERRA.


Vejamos a ebulição da natureza neste planeta, dos avisos mandados e do prenúncio dos tempos em seu fim - o que mais precisamos para abrir os olhos?


Um bebê que seria o herdeiro, mas que DEUS tira dos braços da mãe e do pai, e mesmo debaixo da oração, DEUS o leva.


Que dura lição!

Que doída lição!

Que triste lição!


Tudo previamente avisado.

Pensou nas lições que recebeu?