Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Hebrews 4:14-16

Hebrews 4:14-16   

14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.  15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.  16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

O apóstolo Pedro escreve que os crentes chamados por Deus e redimidos em Cristo, são sacerdotes reais comissionados a proclamar as virtudes daquele que os tirou das trevas para luz (1 Pedro 2:9).


Perdão e pecado

Psalm 130:3-5   

3 Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá?  4 Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.  5 Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.


Psalm 103:8-11  

8 O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.  9 Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.  10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.  11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.


Psalm 103:13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. 


Psalm 139:23-24   

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;  24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.


Psalm 51:1-4  

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.  2 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.  3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.  4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.


Psalm 32:1-5  

1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.  2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.  3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.  5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

----------------------------------

Romans 5:6-9  

6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.  8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.  9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 

Ephesians 2:1-9  

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,  2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;  3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.  4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos,  6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;  7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.  8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  9 não de obras, para que ninguém se glorie. 

Lucas 23:33-34

Lucas 23:33-34  33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.  34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

Na oração do Pai-Nosso reconhecemos a característica principal dos filhos de Deus ao dizermos: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (Mt 6:12 "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedore").
Jesus apresenta seu Pai como modelo para o perdão: é o rei de Mateus 18, que perdoa uma soma fantástica, um débito impagável; o Deus que perdoa de forma ilimitada (que é o significado de setenta vezes sete).

Olhando para uma mulher flagrada em adultério, e que poderia ser apedrejada, JESUS se orienta pelo AMOR.
Mostra aos homens que mesmo em pecado, flagrado, ELE é poderoso para perdoar e esquecer.
Não vemos JESUS questionando a pobre pecadora, nem tampouco atirando a pedra nos acusadores.
Todos foram levados ao raciocínio e a questão da ineficácia da LEI quanto ao perdão.
Aprenderam, por pensar em si mesmos, o que é GRAÇA.
Se nem nosso SENHOR ficou colocando peso nas costas da pecadora, assim devemos pensar sobre nossos semelhantes.
A primeira ação ao encontrar um pecador é perceber o AMOR DE DEUS, PERDOAR, e não buscar razões para criticar ou atirar as pedras.
E lembrando: aqueles homens, desconhecendo a GRAÇA, usavam a própria LEI para executar a sentença.
Como precisamos rever o conceito da GRAÇA.
Ah! Na cruz... então, meu irmão, ali não tinha areia para JESUS desenhar, tampouco atirar pedras no outro, mas alicerçar na GRAÇA aquele que dali instantes estaria morto.
E urgente! 

Lucas 12:7

Lucas 12:7 "Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais!"


Talvez não tenhamos dado valor mesmo ao divino e providente FILHO DE DEUS.

ELE é a razão de proferirmos nossa fé em DEUS PAI de forma adequada, posto que foi nosso MESTRE MAIOR.

Seus ensinos deveriam fazer parte de cada dia de nossa existência.

Temos vivido dias de muita insegurança, medos, perdas tenebrosas.

Porém esquecemos que em tudo e todos e sobre tudo e todos existe um SOBERANO DEUS.

Falar sobre fios de cabelo é interessante, considerando que perdemos tantos a cada dia, mesmo os mais cabeludos.

Observamos no chão de nossos lares muitos fios de cabelo caídos e nunca associamos ao controle divino sobre tais detalhes.

Como nascem novos, ou não, acabamos mergulhando na desconfiança, na crise de preocupação pelo dia que virá.

Observando os exilados das guerras insensatas, os olhares são perdidos no horizonte, talvez pensando para onde iremos, ou oque faremos.

O recomeço!

Como deve doer perder tudo e ter que recomeçar.

Mas mesmo nestas perdas, podemos olhar os lírios e os pássaros e confiar NAQUELE que tudo provê.

Quando estávamos perdidos, mortos em delitos e pecados, veio o FILHO DE DEUS para nos dar acesso ao SANTO DE ISRAEL.

Quebrou toda possibilidade humana e mostrou que a GRAÇA é tudo, inclusive nos mínimos detalhes.

Aprendemos que quando DEUS age, nada se opõe.

E mesmo quando pensamos que ELE não está agindo, ELE está atento a todas as nossas questões.

Eu diria assim: confie, apenas confie.

John Piper diz que "se DEUS conta cada fio de cabelo de nossa cabeça, ELE está atento a cada uma de nossas necessidades".


Provérbios 16:18

Provérbios 16:18 

*"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda"*


É triste quando percebemos que resistimos ao quebrantar de nosso espírito diante do *ESPÍRITO SANTO*.


A proposta divina é que reconheçamos nossa plena dependência *DELE*, que somos pó e que necessitamos de sua grandeza em nós diante de nossa pequenez.


Vejo pessoas dizendo que estão bem, que não precisa se preocupar e de repente estão com os pés no _"tremedal de lama"_. 


A *ROCHA* acaba longe, um porto que se afasta em meio à tempestade.


Mas a _soberba_ é uma doença e acaba em uma depressão terrível, pois quando desperta, já é tarde.


_Ruína_ maior que a distância de DEUS não existe.

Ruína pior que se sentir suprido pela própria vontade...


*DEUS* nos chama à dependência *DELE*, de confissões de pecados e fraquezas.


Não é erro dizer a *DEUS* _"preciso do SENHOR"_ e isto prova a dependência *DELE*. 


Leia o seguinte: *_“humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará”_* (Tiago 4.10) e *_"humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus"_* ( 1 Pedro 5:6).


Declare de uma vez para *DEUS* que quer se submeter a *ELE* e destituir toda sua arrogância, soberba e altivez - senão é só esperar a _ruína_".

Por Roberta Almeida

_ENTRE ASPAS_ POR UMA IRMÃ


*Dependência*


Nesses últimos dias tenho pesando e vivido de forma palpável essa palavra “dependência”.

Há exatos 7 dias, o Senhor, em sua infinita bondade e Graça me concedeu a bênção de ter em meus braços mais uma herança dEle, minha segunda filha. Fui submetida a uma cesariana, um procedimento cirúrgico até certo ponto simples e bem comum, mas que nos aplaca com a tal dependência. 

A partir daquele momento dependi da equipe médica, de todos os equipamentos e aparatos para o procedimento. 

Depois de efetuada a cesariana, fui para o quarto e lá estava a segunda parte da dependência: lá estava minha amada mãe para me ajudar e porque não dizer, me servir, desde o simples levantar da cama até me entregar a minha pequenina bebê em meus braços para amamentá-la.

Fiquei pensando o quanto dependemos uns dos outros e por vezes nem percebemos. 

E ainda mais, o quanto dependemos do Senhor, que é Soberano e detentor do tempo e das nossas vidas. 

Tenho pensado que muitas vezes confiamos e nos entregamos nas mãos de outros seres humanos convictos e sem pestanejar, como diz o dito papular.

Porém quando se trata da dependência no Senhor, temos a teimosia de duvidar do Seu cuidado, bondade e misericórdia conosco. 

Em meio ao turbilhão de pensamentos e emoções em que me encontro, puérpera, tenho pedido ao Senhor que me dê a Graça de descansar na dependência dEle. 

Que Ele me ajude a confiar no seu cuidado para comigo e com os meus. 

Que Ele me ajude a viver um dia de cada vez, sem ansiar pelo futuro ou lamentar o que passou. 

Que Ele me lembre de viver cada dia sabendo que é dádiva dEle e que é dEle o controle de todas as coisas. 

Amém!

Roberta Almeida 

21/06/2022