Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Atos 12:1-3

Atos 12:1-3 "Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João. Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro”

Algo interessante, mesmo na sequência do texto de Atos.

Fome se espalhando, notícias de socorro entre irmãos, e no meio disso, um discípulo sendo morto por um rei abestalhado, que se ligava a uma vida de crueldades, sem discernimento da VERDADE.

E junto de judeus, os não convertidos, se agrada de maltratar, coisa que era comum em Paulo, mas que não alcançava outros.

E lidando com agrado a pessoas e não a DEUS, encerra Pedro em uma prisão, cercado de soldados, em meio à celebração dos “pães asmos”, que identificariam épocas de CRISTO sendo perseguido e entregue à morte e Tiago, sendo morto e Pedro preso.

Seja no caso de JESUS ou Pedro, quando de suas dores uma coisa resolveu tudo: ORAÇÃO - "havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele" (Atos 12:5, 12).

Sempre estará ligado a memória de LIBERTAÇÃO a celebração dos “ázimos”.

E ocorre de fato, mesmo seguido a posterior morte de Tiago.

E a ORAÇÃO: quando no JARDIM de sua dor, JESUS é fortalecido e consolado por um anjo (Lucas 22:43) que se apresenta e agora, Pedro, preso, entre guardas, lhe aparece "um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos" (Atos 12:7).

Eis o primeiro portão “eletrônico” dos tempos primitivos - "depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele" (Atos 12:10).

Acostumamos com salvamentos e queremos que anjos se perpetuem ao nosso lado, mas eles apenas cumprem seu papel e pronto - saem de perto (vide os anjos anunciantes de nascimentos e outros fatos).

O certo é que DEUS estava ouvindo as orações do povo e por meio deles traz livramento a Pedro, que mesmo sob o luto do irmão Tiago, sai e segue sua missão.

Dois lados, duas histórias, num tempo comum, onde a alegria da SALVAÇÃO permeava corações, e assim, o ESPÍRITO vinha sobre os irmãos.

Creia que ao tempo de DEUS o socorro vem, considerando que DEUS diz no Salmo 91: “aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11).

 


Atos 11:29,30

Atos 11:29,30 "Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia; o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo”

Algo precioso que emergia da comunidade do primeiro século, após avisos de grande fome pela pessoa de Ágabo, era a disciplina do AMOR e da DISTRIBUIÇÃO de socorro conforme as necessidades se multiplicavam.

Vemos a disposição daquelas pessoas em auxiliar o próximo, dando do que tinham, segundo suas posses.

Uma lição de caridade necessária para nossos dias, que tendem a dificultar a vida de muitos, pela miséria que se apresenta em redor, e que, de alguma forma, tende a aumentar pela má gestão de nosso Planeta.

Precisamos agir além dos púlpitos, de nossas quatro paredes, esquecendo as motivações de doutrinadores errôneos que usam o próximo como palanque para eleições.

Não há como negar que os discípulos de JESUS eram ativos no servir.

Temos que somar forças em socorrer as pessoas.

A ação pode ser a reação à fé e ao chamado para sermos bênção sobre as famílias da Terra, como uma referência a Abraão.

Fácil querer a fé de Abraão, mas complica quando temos que sacrificar nosso melhor a DEUS e ao próximo, pois como João nos diz: "se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." (1 João 4:20-21)

Esta era a força do AMOR nos primeiros dias da IGREJA.

Logo devemos manter o padrão de boas obras.


Atos 11:27,28

Atos 11:27,28 " Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia, e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo (Agaboj cap.21), dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio (Klaudi,ou Kai,saroj --41-54 d.C.).

Este texto aqui é par mostrar que DEUS não se limita a interpretações humanas, quando enfatizamos que o profetismo não invadiu o Novo Testamento, citando João como o último deles.

Temos Ana (Lucas 2:36–38), que é chamada de profetiza, e que por mão de DEUS, é usada nos dias de CRISTO ainda novo.

A grande questão que permeia é a origem da fala, pois no caso de Ana e Ágabo, o ESPÍRITO estava sobre eles, e não era espírito enganoso.

Lucas jamais entraria com uma expressão funcional se não houvesse de fato o chamado profético sobre a mulher e o homem citado em Atos.

Mas o que isto tem a ver com edificação?

Simples: para sabermos discernir de que espíritos procedem falas de “profetismos” que tanto amam falar em “nome de DEUS”, sabermos ainda que houve sim, no Novo Testamento quem profetizasse, e que de alguma forma, a REVELAÇÃO estava sendo progressiva, e que não estava encerrada a dias e tipos de pessoas.

Isto nos faz refletir na SOBERANIA de DEUS, em seu fazer PROFÉTICO, em sua MENTE ilimitada, e na sua VONTADE de fazer conhecido fatos que humanamente são impossíveis.

Por isso, por inúmeras vezes, veremos o ESPÍRITO dando visões aos apóstolos e ao seu povo, como Cornélio, um gentio.

E sem polemizar, podemos ter a coragem de rejeitar vozes que não testificam de CRISTO e de nosso DEUS, e considerarmos tais vozes anátemas, mas cuidando para que o que vem do SENHOR seja discernível entre nós.

Cuide com vozes e para isto, BUSQUE a DEUS, pois ELE, somente ELE tem PALAVRAS DE VIDA.

-----------------------------------------------------------

Comentário de Ethelbert William Bullinger

Comentário de John Calvin

 

O imperador romano. Ele começou seu reinado em 41 dC e reinou por 13 anos. Finalmente, ele foi envenenado por uma de suas esposas, Agripina, que desejava elevar o filho Nero ao trono.

Lardher’s Works, vol. 1, pp. 253.254, edit. London, 1829

 

Nessa mesma época, entre 30 e 70, temos notícias de tremores de terra na Ásia menor, na Assíria, na Macedônia, em Creta, na 1tália: em 61 e 62 na Laodicéia, Colosso e Hierápolis; em 63, com a erupção do Vesúvio, em Nápoles, Herculanum e mais três cidades menores; o incêndio de Roma em 64 (cfr. Tácito, Annales, 14,16; Sêneca, Quaestiones Naturales, 6, 1; Fl. Josefo, Bell. JD 4. 4. 5). A fome, sob Cláudio, assolou Roma e Palestina (cfr. At 11:28 e Ant. JD 20. 5. 2).

 

Assim, Ágabo dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, o que aconteceu no tempo de Cláudio César, que reinou entre 41 e 54 d.C. Lake e Cadbury observam: "A evidência de Suetônio (Claudius xix.) e Tácito (Ann. xii. 43) mostra que a escassez difundida foi uma característica do reinado de Cláudio".' Josefo nos fala de uma fome na Palestina entre 44 a 48 d.C.," a qual provavelmente é a mesma mencionada aqui.

Comentário Bíblico de Beacon

 

Reinou de 41-48 d.C. A fome veio entre 44-48, sendo 46 a data indicada.

Comentários da Bíblia por Russell Shedd

 

At 21:10.At 11:28 Cláudio (conforme At 18:2) foi imperador romano de 41 a 54 d.C. Durante esse período, houve várias épocas de fome, uma das quais, por volta do ano 46 d.C., afetou seriamente a Judéia.

Champlin - Comentários de Atos Capítulo 11 versículo 28

Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin

 

A fome veio entre 44-48, sendo 46 a data indicada.

Comentários da Bíblia por Russell Shedd

Barnabé e Saulo em Jerusalém (v. 27-30). A história extra bíblica menciona períodos de escassez durante o reinado de Cláudio (41-54 d.C.), um dos quais afetou especialmente a Judéia (v. 28). A profecia de Agabo produziu generosidade entre os santos em Antioquia

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce

 

Foi por esse tempo que o profeta Ágabo anunciou na 1greja de Antioquia que estava para vir grande e generalizada fome. Suetônio, historiador romano, confirma que o reinado do Imperador Cláudio foi assinalado por épocas em que não houve safras. Diz-nos Josefo que por volta do ano 46, a Palestina foi castigada duramente por uma fome, e que a rainha-mãe judia, de Adiabene, no norte da Mesopotâmia, comprou trigo no Egito e figos em Chipre para acudir às necessidades dos judeus palestinenses. Ao mesmo tempo Barnabá e Saulo foram enviados a Jerusalém pela Igreja de Antioquia, conduzindo à igreja-mãe o produto de uma coleta especial que a igreja-filha levantara para ajudar os cristãos palestinenses em sua situação angustiosa. A igreja de Jerusalém parece que sofria de pobreza crônica; mais adiante vamos encontrar Paulo organizando coletas nas igrejas gentílicas por ele fundadas, a fim de socorrer aquela em suas necessidades. Foi provavelmente durante esta visita de Barnabé e Saulo, de socorro aos famintos, que ocorreram os fatos de Gl 2:1-48. A "revelação, em virtude da qual foram lá (Gl 2:2), seria então a profecia de Ágabo (At 11:28), e as palavras de Gl 2:10 aplicam-se especialmente a essa visita: "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer".

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson

Atos 11:22-24

Atos 11:22-24 "A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.""

A repercussão fazia bem, pois o que se falava eram assuntos relacionados com o REINO DE DEUS.

Barnabé e suas qualidades, a piedade, por exemplo, seriam de bom testemunho.

Porém o ser “cheio do ESPÍRITO SANTO” dava o tom do CÉU.

A alegria era por saberem como avançava o REINO sobre a Terra, e assim, almas eram alcançadas, e isto o fazia “pais da consolação”, pelas boas novas que carregava.

A GRAÇA de DEUS deve obrigatoriamente nos alegrar, senão algo não está certo.

E isto se propaga, se fala, se dá a conhecer.

Quando exorta a todos que tenham firmeza, é para que não se deixem levar por más notícias, por pessoas que trazem palavras que não procedem da VIDA DE DEUS.

Falar de um Nazareno crucificado seria triste, porém ao se falar DELE, a amplitude de sua obra não começa e nem acaba na cruz – invade seu berço de simplicidade e sua ascensão ao TRONO SOBERANO, de mudanças da vida de carpinteiro ao FILHO assentado ao lado direito do PODEROSO DEUS e PAI.

Firmeza para permanecer no SENHOR, pois sabemos que fora desse ambiente, reinam trevas – e que trevas!

Para entender isto o segredo é receber o ESPÍRITO SANTO, com selo que lacra o envelope que somos nós e somente o SENHOR pode abrir.

Leve a MENSAGEM de VIDA, pois ELA já te alcançou.

 


Atos 11:12

Atos 11:12" "Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem"

Deixa de frescura e vai!

Eu diria com toda segurança, pela frescura que há em muitos quando começam a selecionar a casa onde querem ou devem entrar.

Não precisamos, pelas lições de Atos, esperar visões para dar nossa mão ao próximo, seja quem for.

Aprendemos com JESUS, que, se não nos receberem, “bateremos o pó dos pés”, mas não diz que não é para não irmos (Mateus 10:14 // Lucas 9:5 // Marcos 6:7-12).

O “IDE” já responderia a esta questão.

Então por qual motivo Pedro tem seu coração difícil de entendimento?

Bem, nossa natureza é assim e para nos livrarmos dela, precisamos ouvir o ESPÍRITO SANTO, e de forma clara.

Hesitamos sempre!

Olha as pequenas pessoas que vieram e de repente impressionaram-nos pela sua presença – nossa imaginação voa, tentamos definir as razões, quando na verdade é o SENHOR que move vidas.

Entre, e não espere ser bem-vindo.

Entre, e se sair sem que a bênção seja decretada, contente-se em simplesmente ter obedecido a QUEM manda.

Não faça diferente do que a BÍBLIA ensina.

Abra seu coração.

 


Atos 11:18

Atos 11:18 "também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida"

DEUS não se amolda ao que queremos ou sonhamos, a nossos desejos.

Queremos que ELE nos receba como somos, queremos que ELE nos faça gente DELE, mas condicionamos a nossa vontade.

Quando um ser humano diz que nasceu homem e se sente mulher, está afirmando que DEUS é burro, e que não acertou quando o fez no ventre da mãe.

Mas ao notarmos que estes órgãos definem que somos, sexualmente, vamos perceber que não tem como mudar a realidade.

Podem os seres humanos, mudar a linguagem, a doutrina, as leis, punir quem não aceita, enfim, emergir da sociedade lutas para tentarem aos gritos, provar o desvario de uma sociedade que a cada dia se perde mais.

JESUS diria tranquilamente: “se os sinais que faço hoje fossem feitos em Sodoma, certamente teria vindo ao arrependimento” (Mateus 11,20-24) – e lá, como no dia do JUÍZO, anjos apareceram para levar da desgraça do fogo e enxofre alguns, apenas uns escolhidos.

Ai de você Corazim, ai de você Betsaida!

Esta força de interjeição será a mesma do som das trombetas soando na volta de CRISTO.

Então, trate de se adequar a DEUS, e não a imitações do inferno, pois o diabo sabe bem como enganar, pois assim fez com Adão e Eva.

Ouça a DEUS: ARREPENDA-SE e GLORIFIQUE A DEUS em sua vida, com seu corpo e sua alma – não tente mudar a natureza da coisas.

Eis o chamado!

 

 


Atos 11:17

Atos 11:17 "se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?"

Já parou para pensar que desejamos ser filhos únicos, mimados por DEUS, e que qualquer que deseja o mesmo, está nos furtando o lugar?

Lembra de Caim e Abel ou de Jacó e Esaú?

Assim somos, enquanto seres caídos, pecadores, que que querem determinar a DEUS a forma e as pessoas que ELE deve alcançar.

Porém Pedro vai nos ensinar, falando com os judeus sobre os gentios, a quem pejorativamente chamavam de incircuncisos, que se DEUS mandar o melhor, ideal e perfeito é obedecer.

Veja: na casa do centurião romano, houve salvação, houve gente selada pelo ESPÍRITO, gente sendo batizada, gente que de fato ouviu a PALAVRA, o testemunho de quem esteve com JESUS e ali agora nascia de novo, pelo milagre que somente o EVANGELHO pode realizar.

Quem somos, diríamos?

Mas lembre-se que aceitar “gentios” não significava aceitar cultura, manias e pecados, assim como os judeus e suas manias de perfeccionismo e exclusivismo – havia CONVERSÃO, a mudança total de vida, abandono de pecados, perdão dos mesmos, a fim de que fossem atestados por DEUS como SEUS filhos.

Querem adaptar DEUS a este mundo sujo e pecador, sem TRANFORMAÇÃO de vida, sem obediência ou audição da VERDADE que liberta.

Tais atitudes nunca serão pertinentes.

Pecado sempre separará de DEUS e para nos aproximarmos, temos que nascer do ESPÍRITO e quem DELE nasce e o recebe, jamais sentirá prazer ou normalidade em práticas que vão contra a ALAVRA DE DEUS.

Portanto devemos ter consciência de que se não nascermos de novo, não entraremos no REINO DOS CÉUS.

Isto serve para gentios e judeus, para mim e para você, para todos quantos DEUS chamar.

 


Atos 11:3

Atos 11:3 "Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles"

A princípio, a resistência se dá por causa de pessoas que se acham exclusivas, e que DEUS é incapaz de receber outros que não elas.

Esta leitura e realidade atravessam os séculos.

A sequência deste capítulo de Atos dos Apóstolos deveria ser lida com profunda atenção, a fim de obtermos a visão de DEUS sobre o ser humano e não a nossa, que segmenta as pessoas, como estão fazendo há anos.

Seccionar uma sociedade é tornar pessoas menos que as outras, ou mais que as outras.

Aprendemos então com estes atos apostólicos:

(1) DEUS é quem define a forma de vermos as coisas - "segunda vez, falou a voz do céu: Ao que Deus purificou não consideres comum" (Atos 11:9).

(2) A certos tipos de pessoas, como Pedro, que nega três vez quando dizia nunca negar, às vezes tem que dar uma lição e repetir, para que entenda e assim somos muitas vezes - "isto sucedeu por três vezes" (Atos 11:10).

(3) O ESPIRITO SANTO se lança sobre pessoas que ELE mesmo escolhe, que estão sob os cuidados do SENHOR e que são escolhias por ELE e não nós - "então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem" (Atos 11:12).

(4) A pregação não está restrita a uma etnia, mas a todos quanto vierem a crer e quem define quem virá a crer será o SENHOR - "dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa" (Atos 11:14).

(5) Graça sobre Graça, bênção da comunhão e do selo que todos recebemos, como envelopes que contém o AMOR DIVINO, a mensagem da cruz, que salva aqueles por quem JESUS morreu - "o Espírito Santo sobre eles" (Atos 11:15).

(6) Trazer à memória muitas vezes nos ajuda a entender as motivações do REINO e não as nossas - "então, me lembrei da palavra do Senhor" (Atos 11:16).

(7) Devemos nos colocar em nossa insignificância, dando significado ao real, ao que DEUS realmente quer realizar, pois não é para judeus apenas - "se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?" (Atos 11:17).

(8) Se o EVANGELHO é o PODER DE DEUS para salvação de todo o que crê, como não receber os tantos que DEUS há de chamar - "também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida" (Atos 11:18).

(9) Uma vez entendida as ordens do CÉU, então devemos sair sem medo e anunciar, a todos os cantos, seja onde for - "alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus" (Atos 11:20).

(10) O controle de DEUS é soberano, cuidadoso, cheio da GRAÇA, e se derrama pela VOZ do povo de DEUS, dando seu testemunho, e assim, DEUS usando quem ELE quer, onde ELE quer para um fim proveitoso, para que vidas tenham a VIDA ETERNA, o NOVO NASCER - : "a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor" (Atos 11:21).

Aprendemos, muitas vezes, às duras penas.

Mas não precisamos, se crermos que JESUS andava entre todos, e a todos intencionava se fazer conhecido.

O leproso agradeceu, quando outros nove não.

Mas todos foram curados.

Vamos em frente, e insistamos no fazer o BEM, pois para isto JESUS morreu e ressuscitou.