Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Atos 12:1-3

Atos 12:1-3 "Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João. Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro”

Algo interessante, mesmo na sequência do texto de Atos.

Fome se espalhando, notícias de socorro entre irmãos, e no meio disso, um discípulo sendo morto por um rei abestalhado, que se ligava a uma vida de crueldades, sem discernimento da VERDADE.

E junto de judeus, os não convertidos, se agrada de maltratar, coisa que era comum em Paulo, mas que não alcançava outros.

E lidando com agrado a pessoas e não a DEUS, encerra Pedro em uma prisão, cercado de soldados, em meio à celebração dos “pães asmos”, que identificariam épocas de CRISTO sendo perseguido e entregue à morte e Tiago, sendo morto e Pedro preso.

Seja no caso de JESUS ou Pedro, quando de suas dores uma coisa resolveu tudo: ORAÇÃO - "havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele" (Atos 12:5, 12).

Sempre estará ligado a memória de LIBERTAÇÃO a celebração dos “ázimos”.

E ocorre de fato, mesmo seguido a posterior morte de Tiago.

E a ORAÇÃO: quando no JARDIM de sua dor, JESUS é fortalecido e consolado por um anjo (Lucas 22:43) que se apresenta e agora, Pedro, preso, entre guardas, lhe aparece "um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos" (Atos 12:7).

Eis o primeiro portão “eletrônico” dos tempos primitivos - "depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele" (Atos 12:10).

Acostumamos com salvamentos e queremos que anjos se perpetuem ao nosso lado, mas eles apenas cumprem seu papel e pronto - saem de perto (vide os anjos anunciantes de nascimentos e outros fatos).

O certo é que DEUS estava ouvindo as orações do povo e por meio deles traz livramento a Pedro, que mesmo sob o luto do irmão Tiago, sai e segue sua missão.

Dois lados, duas histórias, num tempo comum, onde a alegria da SALVAÇÃO permeava corações, e assim, o ESPÍRITO vinha sobre os irmãos.

Creia que ao tempo de DEUS o socorro vem, considerando que DEUS diz no Salmo 91: “aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário