Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Gênesis 9:9,10

Gênesis 9:9,10 "E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra."

E DEUS FALA...
Noé é abençoado por DEUS a fim de que a ALIANÇA seja perpétua.
De alguma forma, há um mover misericordioso do SENHOR em relação à toda classe da criação. 

Em Adão tudo cai em maldição. 

O dilúvio marca o ápice da maldade já coletiva, que nada aprendeu pelas histórias narradas pelas tradições.

Mas DEUS olha e abençoa seu servo. 

Mudou alguma coisa até nossos dias?
DEUS não.

Os homens mudam mais do que qualquer imigração de aves no mundo - e sempre mudam para longe de DEUS.

A PALAVRA de hoje mostra a integridade do ato divino ainda que sob o peso de uma humanidade condenada pelos seus atos de injustiça, iniquidades, pecados, malignidade...

E era para ser diferente por portarmos imagem e semelhança de DEUS.
Mas que ser humano teimoso e desobediente.
Como a arca, as promessas de SALVAÇÃO ainda ecoam sobre os seres humanos, na pessoa de JESUS e de sua encarnação, morte e retorno.
ELE adentra o universo humano para salvar o que estava perdido, para restaurar a ALIANÇA e torná-la limpa e eficaz de forma definitiva.
A ALIANÇA sempre foi perfeita, mas o homem sempre a rejeita.
Sua OBRA marca a renovação da ALIANÇA e assim, melhor que uma arca, fica a sua igreja, como detentora da mensagem da SALVAÇÃO.
Eis o tempo oportuno para encontrarmos nosso DEUS, que naquele dia falou com Noé e através dele.
A ALIANÇA foi feita pelo SENHOR
Então reaja, e volte inteiramente para ELE, pois é a única forma de se livrar da ira vindoura.


Genesis 3:7 - Genesis 3:21 - Da queda à Redenção (Genesis) em Adão

Genesis 3:7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

Genesis 3:21 Fez o SENHOR DEUS vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

Passos de uma conversão (Genesis)

DEUS cria o homem de forma perfeita e dependente DELE, com sustento para sua vida (2:7).

DEUS coloca dimensões ou limites no Jardim e no ambiente humano (2:9, 15-17).

DEUS define a família e as suas dimensões (2:24).

A pureza da criação ainda presente e a ausência do conhecimento do mal (2:25)

O contato com o mal começa (3:1-5).

A mudança do coração humano (3:6).

A queda ou o pecado (3:6).

A consciência do pecado (3:7a).

A tentativa de cobrir seu pecado com o esforço pessoal e com a própria intenção de justificar (3:7b).

A revelação geral sobre toda a criação - a presença de DEUS e o sua onipresença - um chamado geral (3:8).

DEUS entra em cena, compondo o quadro da redenção (3:9)

O homem sabe da existência de DEUS, posto de sua própria consciência de um CRIADOR - do temor ao medo (3:10)

A troca de valores agora pende a conhecer a VOZ DIVINA (BEM) e a voz de satanás (mal) - deste conhecimento, a oportunidade de agora servir a dois senhores - seguindo seu próprio desejo (3:11).

DEUS aponta o erro pelo raciocínio e a origem do mesmo - DEUS não lança apenas o veredito de sua ira ou castigo - faz o ser humano pensar no que fez (3:11).

DEUS lança sua ira plena a satanás, chamado de serpente - ainda que maligno fosse (3:14, 15).

DEUS apresenta um HERDEIRO capaz de retirar a culpa, extirpar o poder de satanás e ainda o condena desde o início de tudo (3:14)

DEUS lança sobre a mulher um destino de subordinação à dor no parto e ao homem (3:16).

DEUS lança sobre o homem o peso do trabalho que até então não era pesado, mas prazeroso, pela gestão una do meio onde vivia (3:17-19).

DEUS amaldiçoa a terra, a fim de dificultar o labor humano (3:17-19).

DEUS mostra o resultado do pecado - a morte - retorno ao pó (3:19).

DEUS justifica por seu poder e iniciativa ao homem, tecendo, a partir de um sacrifício primeiro de um animal, veste de pele - detalhe: DEUS faz e DEUS veste - o homem até então estava vestido de sua própria pele e esta não lhe serviria mais de coberta - estava nu e isto lhe era estranho. DEUS, em sua misericórdia e na insuficiência humana, resolve e executa o sacrifício pelo homem, dando-lhe a expiação ou coberta necessária a sua nudez (3:21).

DEUS expulsa da possiblidade de acesso à árvore da vida para que a eternidade e expiação fossem algo dado pelo SENHOR, considerando o fato que tal árvore reaparecerá apenas em Apocalipse, sendo algo que torna apto ao ser humano salvo ter da parte de DEUS. O homem somente receberá o dom de DEUS para ser eterno a partir da visitação dos sacrifícios dos animais, do sangue do agente libador e, claro, do CORDEIRO DE DEUS - apontado como solução suficiente e eficiente para a nudez que o pecado gerou (3:22)

DEUS expulsa do Jardim e o protege com anjos e suas espadas refulgentes, a fim de guardarem o acesso à vida (3:24).

Um princípio missionário está no fato do homem ter que lavrar a terra de onde fora formado - veremos que a salvação vem pela PALAVRA DE DEUS que é mantida pela sua proclamação a partir de homens. Ainda que pecadores, têm a oportunidade de lançar a semente da VIDA nos solos (corações) mortos e sem vida, a fim de gerar VIDA ETERNA (3:24).

 

Perceberemos que Paulo dimensiona em Efésios 2:8-9 e demais versos e suas demais cartas a insuficiência da Lei, da obra e esforço humano para ser perfeito. Mostra-nos que a GRAÇA é poderosa por alcançar seus objetivos de JUSTIFICAR, pela obra e méritos de JESUS CRISTO tão somente.

Vamos aprender de fato que o homem é "conhecido ou eleito na eternidade por DEUS, predestinado por quem o elegeu (retomada da imagem do FILHO e status de filho), chamado por quem de fato sabe seu nome, status e localização, justificado pelo FILHO, que entrega sua vida a fim de obter sua herança do PAI (os eleitos) e por fim, a ressurreição ou glorificação para a VIDA, novo status e perfeito para estar de volta à presença pura da santidade de DEUS.

Por esta razão vamos entender que todo propósito divino não se frustrou, pois em sua PALAVRA diz que todas as coisas cooperam, e nós devemos incluir até mesmo a queda, a fim de atestar a SUFICIÊNCIA DO FILHO e de sua obra salvadora.

E desta forma nada e nenhuma outra força poderá condenar, pois o que JUSTIFICA é DEUS.

Jamais o ser humano conseguiria elaborar tamanha obra redentora.

Sequer conseguiu obedecer no começo de tudo, fazer o que era reto e bom para si e a criação.

Portanto, seguimos sempre honrando a DEUS, mais do que tudo, porque o que somos, e se somos, é obra de SUA PERFEITA GRAÇA.

E encerra-se tudo nestes textos a seguir:

Ephesians 1:3-14   3 Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,  4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor  5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de JESUS CRISTO Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,  6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,  7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,  8 que DEUS derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,  9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,  10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;  11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,  12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;  13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;  14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Revelation 21:1-7 1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.  2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de DEUS, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.  3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de DEUS com os homens. DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles.  4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.  5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.  6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.  7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei DEUS, e ele me será filho.

Revelation 21:22-27   22 Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o DEUS Todo-Poderoso, e o Cordeiro.  23 A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de DEUS a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.  24 As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.  25 As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.  26 E lhe trarão a glória e a honra das nações.  27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Revelation 22:1-7 1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de DEUS e do Cordeiro.  2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.  3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de DEUS e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,  4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.  5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor DEUS brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.  6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o DEUS dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.  7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.