Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2022

Lucas 12:20

Lucas 12:20 "Mas Deus lhe disse: Louco (tolo, sem razão), esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

Observei durante um tempo, chamando este de vida.

Observei gentes, indo e vindo, se enfeitando, retocando suas belezas, modelando seus corpos.

Observei tantos com tempo suficiente para academias, corridas, desafios na natureza.

Observei os povos gastando seu tempo em tudo, tudo que enchia seus olhos e coração, que realizava suas vontades e desejos.

Observei pais e mães dando à luz crianças, e alguns levando-as aos mais diversos cantos do planeta, de brinquedos e diversões às melhores escolas de formação.

Observei e descobri que DEUS não condena absolutamente nada disso, desde que tais atividades e desejos não conflitem com tempo e vontade dedicados à sua LEI e DEVOÇÃO.

Quando vejo DEUS dizendo aos jovens que aproveitem seus dias e que destes dias será pedido conta, vejo que nas linhas mais profundas da PALAVRA há uma chamada para a CONVERSÃO.

E porquê?

Desde o princípio está toda a criação à nossa disposição, mas em todo instante DEUS chamando o ser humano para "AMÁ-LO E BUSCÁ-LO DE TODO CORAÇÃO".

E desperdiçando este tempo tão precioso para dedicar ao SENHOR, de andar em seus caminhos, de obedecer seus mandamentos, de ter prazer na LEI DO SENHOR, de dedicar seu tempo em suas prioridades na meditação e obediência à LEI DIVINA, eis que a tentação da vaidade, hedonismo, narcisismo invadem a alma.

E aprendemos que sem estes pontos receberemos o adjetivo acima, que significa "tolo, louco" e tal adjetivação não emerge de bocas humanas comuns, mas dos lábios de DEUS.

Ou seja, observei que pouco se tem dedicado ao CRIADOR, e muito mais à criação - valoração totalmente equivocada, se porventura acreditamos em ETERNIDADE, em VIDA ETERNA, em um REINO DOS CÉUS.

Se não, de fato, se limitamos nossa existência a esta mera materialidade, bem, então continuemos assim, prevaricando, deixando para ver depois no que deu viver.

Lembro, de observar a PALAVRA, da parábola do rico e do Lázaro, em Lucas 16 e suas consequências.

Ter e viver jamais serão problemas, mas dirigir a vida ao SENHOR com prioridade, ah... como será bem-aventurado o que medita, vive e obedece a LEI DO SENHOR.

Desta observação e do mesmo texto, em sua complementação aprenderemos com clareza:

"Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus" (Luke 12:21)

"Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te" (Luke 12:19)

"Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança" (Luke 12:13).

"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir, porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes" (Luke 12:22-23).

Pensemos: qual a ênfase senão nesta existência, e a despreocupação com a ETERNIDADE.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; porque do Senhor é a terra e a sua plenitude." (1 Coríntios 10:23-26)