Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Êxodo 1:16

JOGOS VORAZES?

Êxodo 1:16 "Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva"

Inúmeras leituras já realizei da PALAVRA DE DEUS, e neste ano recomecei, tanto por amor a ELE e A ELA (Autor e Criação Literária), como para estimular a Igreja a me acompanhar em tal empreitada.

Eu a conheço e de fato posso dizer que sou apaixonada pelas SAGRADAS ESCRITURAS.

Nesta nova leitura anual, além das buscas dos estudos diários para a exposição bíblica na igreja, tenho me emocionado muito, sem tentar explicar as vertentes de lágrimas que correm todos os dias  pelas inúmeras letras que penetram minha mente.

E hoje, mais uma vez, chamou-me a atenção o início do Livro de Êxodo, quandlo um "rei" egípcio se incomoda com a população de hebreus, que entrou via "José" para solução administrativa da terra e de repente, por indouto que foi, deixou a história para traz e passou a oprimí-los.

"Moisés", assim como JESUS, viriam para um propósito do DEUS SOBERANO de libertar cativos, por em liberdade algemados, mostrar o dia da vingança de DEUS (Isaías 53 e 61).

E muito interessante que os líderes locais sempre se sentem ameaçados pelo povo que DEUS escolheu, e que ELE abençoa (aqui não entro nos méritos das questões da "dura cerviz" dos hebreus).

Mas temos que perceber uma palavra muito interessante que nos remete aos dias em que vivemos, e que foi a forma deste rei e do rei dos dias de JESUS implementarem seus planos arbitrários: tirania (1:13).

A tirania para ser executada é plenejada unindo poderes, mas que em sua base, está o inferno (todo bastidor das tiranias é orientado por satanás, que mata, rouba e destrói).

As parteiras não aceitaram a ideia satânica de matar meninos, por haver temor em seus corações, o que teve a bênção divina sobre elas.

O "Nilo" poderia ser a voz de Juízo sobre os nascidos, porém assim como a cruz, a morte teve seu tempo de prejuízo, e a própria filha do "rei" se compadeceu daquela criança que chorava em seu cesto flutuante.

Seria o fim, mas DEUS renovou o chamado de seu povo e usou o próprio "palácio" e as benesses para fazer viver, crescer e depois usar o "filho" que não era filho, senão um "adotivo" (2:10), para executar seus desígnios.

De tudo, vejo que DEUS faz do jeito DELE, no tempo DELE, com quem ELE quer e tudo se torna propósito - nestes dias não tento explicar métodos, mas compreender desígnios e saber que DEUS não deixa nada do que planejou ser frustrado.

ELE  poderia simplesmente destituir o "rei", dar o trono da terra de forma simples, afinal "José" em seu projeto fora usado ali mesmo.

E ali aprendo que DEUS havia dito a Abraão (Genesis 15) algo sobre quatrocentos anos, serviços em outra terra e depois, rumo ao projeto e promessa de terra a ser conquistada, e juízo aos tiranos.

Concluo sempre crendo que por mais carrascos que surjam na estrada do povo de DEUS, a uns ELE converterá (Saulo) e a outros destruirá.

Se nosso mundo atual lesse mais, veríamos os sinais dos tempos, os cumprimentos de cada SAGRADA LETRA e teríamos ânimo para bradar aos céus e aos povos sobre o DIA DA VINGANÇA do nosso DEUS.

O DIA DO SENHOR vem e CRISTO vem para julgar a Terra com justiça e equidade.

PREPARE-SE!