Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Jó 22:27

323

Um conselho sempre é útil e melhor se direcionado por DEUS.


Jó 22:27

"Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos."


Numa caminhada vamos encontrar muitas pessoas e todas nos observarão e tentarão trazer conselhos, palavras, sejam boas ou não.

Os amigos de Jó foram muito duros e às vezes, insensatos.

Mas em meio a tantas falas, não podemos deixar de observar alguns detalhes que se tornam bons:


(a) Elifaz é limitado, descrente do amigo, mas não deixa de falar coisas interessantes, ainda que fora do contexto de um verdadeiro amigo na dor;

(b) Jó receberá, ainda que pertinente ao contexto da dor, uma repreensão de Elifaz e ainda que surjam palavras corretas, emergem de um coração não compreensivo, quem sabe pelo ver o desespero e sofrimento do amigo;

(c) como figura de CRISTO, nas palavras do capítulo 22, aprenderemos um pouco do significado de “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”, uma frase da imensa dor e desabafo de nosso SENHOR.


“Se te converteres ao Todo-Poderoso, serás restabelecido”, este era o conceito de Jó para um amigo – típico comentário de quem era apenas um colega e não o amigo de fato.

Nosso SENHOR também experimentou o que era ser amigo, sendo amigo e depois desprezado por muitos, abandonado por tantos.

Em meio a tudo, que tipo de amigos temos sido?

Apocalipse 5:12-13

324

De onde tiramos que glorificar a DEUS é a grande missão da criação?


Apocalipse 5:12-13 

"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos."


Você pega sua BÍBLIA e logo no início percebe que DEUS exalta a SI MESMO porquanto criara tudo tão perfeito que declara ser tudo “muito bom”.

Deste postulado divino, veremos após muitos anos da criação, um servo chamado Davi exaltando ao SENHOR por ter visto as grandezas e obras do SENHOR: "tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade" (I Crônicas 29:11).

De DEUS vem o MANDAMENTO para amá-lo acima de tudo e todos, a fim de darmos o devido valor a QUEM fez.


(a) de Genesis a Apocalipse percebemos que exaltar ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO é muito mais que MANDAMENTO – é o reconhecimento de ALGUÉM que fez todas as coisas para louvor de SUA GLÓRIA, e mais, que como dono de tudo, requer de todos nosso louvor;

(b) que Apocalipse, em todo seu corpo de ensino, apenas relatará um fato consumado – a vitória de QUEM veio para vencer e venceu.


Davi tinha o coração para DEUS, João não era diferente, e em tudo deram graças, adorando e glorificando ao CRIADOR e DEUS ÚNICO.

Acostumamos a dar elogios a muitas pessoas por suas obras que atestam sua integridade.

Dê ao SENHOR o que ELE merece e em vida – leia atentamente os versos e faça.