Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Mateus 9:22

FILHA! E RIAM DELE.


Mateus 9:22 Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.


A caminho da ressureição da filha de um cidadão (Jairo, um chefe na Sinagoga) que o chamara ao socorro, JESUS, pelo caminho, sem parar e sem cansar, vai resolvendo a vida de pessoas.

Uma mulher, que há doze anos sofria de hemorragia, tem em seu coração a fé suficiente par chegar NELE e tocar na sua veste, crendo que somente aquele gesto era suficiente - e foi - pois ao perceber a presença da mulher JESUS ainda a abençoa, dizendo a ela que estava salva do sofrimento.

Incansável, de mares e ventos a sangue e morte, de pecados a perdão, de perdição à salvação - o que JESEUS não resolveu?

Mas, como diziam escribas e fariseus, e muitos incrédulos, fazia no poder do mal, não vinha do Alto, era blasfemo.

Ah, quanto não custou a tais pessoas o tratar a divindade encarnada como o servo do mal?

Filha!

Esta chamada define JESUS com clareza.

Tenha bom ânimo, palavra repetida aos seus quando de sua partida.

Fé, elemento indispensável para entrar no REINO, para receber a bênção, para viver uma vida com DEUS.

Sem fé não se pode agradar a DEUS.

Logo, aquela mulher, em seu salto para a cura, ainda expôs sua confiança no SENHOR da glória.

Ou seja, sabia de DEUS em CRISTO, do céu na Terra.

Não duvidou.

Seguir a JESUS é vislumbrar a cada dia, em meio a doze anos de hemorragia, ou na perda de uma filhinha, que ELE é capaz de mudar o status de nossa vida apenas com nosso crer NELE.

O sangue parou, a filha voltou.

Precisamos crer acima de tudo e de todos, andando e esperando NELE a solução.

ELE sabe bem o que fará na estrada de nossa vida.

2 Timóteo 3:16,17

2 Timóteo 3:16,17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

 

Ao vermos Paulo dizendo aos filipenses que considerava todo seu currículo em nada pela sublimidade de CRISTO, vamos notar que sua habilidade, e que o interessava, agora era dominar a VERDADE e nela respaldar toda sua vida.

E assim orienta Timóteo a ser habilitado, manejando, tomando conhecimento do que DEUS revela e que o prepararia para estar produzindo bons frutos.

Nada do que podemos considerar aptidão humana servirá de referência para cumprirmos a VONTADE DE DEUS.

Claro que em meio a tudo isto, percebemos detalhes interessantes: (1) que a origem da letra é a mente divina; (2) útil tem o peso de valor adquirido; (3) que a letra viva de DEUS será referência para o ensino, tanto aprendizado pessoal (benefício) como para passar à frente em seu discipulado; (4) didaskalía, ensino, doutrina ou preceitos; (5) élenchos, verificação, pela qual algo é provado ou testado; (6) epanórthōsis, restauração a um estado correto; (7) paideía, todo o treino e educação infantil e tudo o que em adultos também cultiva a alma, esp. pela correção de erros e contenção das paixões; (8) dikaiosýnē, estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus, doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus, integridade; virtude; pureza de vida.

Finalidades?

Ser apresentado a um homem de DEUS, tal proposta, a fim de que o mesmo tenha esta consciência da forma que o próprio DEUS designou em sua PALAVRA.

A provisão ideal vem do que é relatado na PALAVRA, sendo ela assim, habilidosa para habilitar, e para colocar o homem como um ser aprovado por DEUS.

Pense nisso: nossa completude, competência e total preparo para produzir frutos que glorifiquem a DEUS está impresso nas páginas da BÍBLIA – fora dela, como diz Paulo, estão os cães.

O ESPÍRITO que inspira a homens na escrita sagrada, é o MESMO que instrui ao entendimento, que abre a mente humana para compreender e obedecer, e fazer deste SAGRADO LIVRO algo diferente das prateleiras que oferecem tantas outras letras.

Doutra sorte, aos incrédulos, se torna apenas mais um livro na biblioteca da vida.

Aos ELEITOS DE DEUS, regra de fé e prática.

Portanto, leia-a, se de fato ama a DEUS, o teme e quer conhecê-lo.