Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Salmo 6

 *O SENHOR te acode, sempre*


Salmo 6:3 *"Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?"*


Muitos são os jardins do medo e da dor, que se misturam à angústia. 

Muitos são os dias de assombro, quando olhamos para nossa volta e o que nos sobram são lágrimas. 

A hora do salmista se confunde com o clamor de *CRISTO* no Getsemani. Palavras semelhantes, numa expressão máxima de pedido de socorro. 

Olhamos para pastores, por exemplo, líderes de suas comunidades, e percebemos que muitos se escondem de suas ovelhas, a fim de não demonstrarem sua fraqueza. 


Mas quem são estes? 

Super heróis? 

Jamais. 


São, como seres humanos, pessoas que produzem lágrimas, que passam por tristezas, que sentem a dor de abandono, que têm momentos em que a solidão lhes consome. 


À semelhança do _rei Davi_, provável autor, vemos, seja por aflições provocadas por inimigos, seja por alguma doença, podemos entender que não são ilícitas as expressões: *"a minha alma está profundamente perturbada", "me sinto debilitado", "estou cansado de tanto gemer", "meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos"*. 


Dos salmos para *JESUS*, que ao estar se sentindo abandonado, tem suas entranhas clamando: *"minha alma está cheia de tristeza até à morte"* (Mt 26). 


Não somos heróis. 

Não estamos imunes às circunstâncias. 


Por isso não se envergonhe da dor, mas ao cabo de tudo, diga: *"o SENHOR acolhe a minha oração"* (v.9).


carlos puck. 17/06/2021

Sofonias 3

*"O Senhor se alegrará em ti"*


Sofonias 3_17 *"O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo."*


Quando vemos as reações divinas em favor de seu povo, nossa esperança se renova. 

Vemos, que a dureza do coração humano trafega pelos séculos, impondo muitas vezes castigos e consequências duras. 

O profeta derrama sua vida em trazer notícias celestiais sobre Israel e sobre seus inimigos. 

DEUS se levanta para abater os ímpios, ainda que tenha se levantado contra os seus. E no fechamento deste livro a ALEGRIA em abençoar, em comunicar ao povo sua restauração, seu renovo. 

O perdão é um atributo de DEUS comunicado aos homens a fim de sabermos da riqueza que é a reconciliação. 

O último verso relata assim: *"farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra"* -  a promessa (v.20). 

O tempo (v.20): *"quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos"*. 

Ao percebermos que não tarda a justiça do SENHOR, vamos aprender como se torna bem-aventurança estar sob a tutela do DEUS verdadeiro, de seu cuidado. 

Muitos dos que foram alvos da ira divina, mesmo sob esta tensão, tiveram, no mínimo seus herdeiros recebendo a bênção do perdão. 

Se a ira extinguia, o perdão renovava. 

Daí lermos com a devida atenção que o *"SENHOR SE ALEGRARIA (REGOZIJARIA) NO SEU POVO"*.


carlos puck. 16/06/2021

Deuteronomio 30

 *O SENHOR FARÁ*


_Deuteronômio 30:9,10_

*"O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre... porquanto o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem... se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos..."*

 

Sim, o *SENHOR* mostra os caminhos aos seus, e acredito, a todos, para saberem de suas opções, destinos e consequências.

Nunca age como traidor, como um pelas costas, armando ou fazendo laços para derrubar alguém.

Como *ELE é LUZ*, diz sempre o famoso *"SE"*.

Neste período da PALAVRA, orienta sobre o prazer que tem em abençoar, em fazer prosperar, em dar pago aos que LHE são fiéis.

O *CRIADOR* mostra, em sua *PALAVRA*, algo que alimenta a esperança: *_"este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti"_* (30:11).

É justo: *_"Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal"_* (30:15).

Abertas estão as veredas.

O salmo 1 aponta para algo semelhante.

Se seremos _árvores na beira das águas ou palha lançada ao fogo_, dependerá da fidelidade ao *SENHOR*, em fazer *DELE* nossa melhor companhia e amigo.

Se há prazer em *DEUS* em nos dar direção a prosperar, porque não termos prazer *NELE*, com gratidão e inteligente escolha.


O CAMINHO DO SENHOR É VEREDA PLANA, MAS OS NOSSOS, SÃO ATALHOS TORTUOSOS.


carlos puck . 15.junho.2021

Galatas 6

 *"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!"*

_Gálatas 6:18_


A carta de Paulo aos Gálatas chega ao seu último capítulo com as conhecidas despedidas, de desejo que a graça de *CRISTO* seja sobre os crentes naquela cidade.


Mas este capítulo, observado com cuidado, mostrará que a graça se comunica também no cuidado mútuo.

Aconselha a que levem as cargas uns dos outros, e isto implica em fazer o bem.


Levar cargas significa estar próximo, tendo a atenção voltada para correções amorosas, de não se deixarem envolver com intenções erradas, mesmo com aparência religiosa - porque cuidar está além destas imposições.


Semeia no coração dos seus leitores a necessidade de nascer de novo para *CRISTO*, que é superior à referência que faz da _circuncisão_.


Desde os antigos dias, cuidar não era impor algo fora de *CRISTO*, pois a *GRAÇA* era a plenitude de sua manifestação.


Ora, se cuidar uns dos outros traria o que ele denomina de "ceifa ou colheita", então é necessário  agir, levando cargas, retirando fardos inúteis e dedicando seu melhor ao próximo.

Faça isto e receba a bênção de *DEUS* - posto que a semeadura é condição para uma colheita.

Lucas 9

 *"Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu"*

_Lucas 9:16-17_


Agradecendo pelo que temos, podemos alcançar tudo o que necessitamos.

*JESUS&, sumo sacerdote, profeta, rei, portador de sua divindade e sendo *DEUS* encarnado, o homem, Emanuel, lança mão de algo que nem sempre lembramos: gratidão.

Quantas vezes pegamos nossos talheres, envoltos de nosso poder de conquista, do "eu que fiz ou comprei" e abandonamos algo tão relevante: *GRATIDÃO*.

Em meio à necessidade de uma multidão, talvez ninguém fosse reparar se *JESUS* agradeceria ou não.

Mas o que se vê é a inclusão desta atitude nos Escritos Sagrados.

*DEUS* quer que aprendamos com o exemplo de seu filho que não importa o que nos vem à mão - importa é que tudo tem sua origem no mantenedor de tudo - o próprio *DEUS*.

*JESUS* não diz: "obrigado a mim mesmo porque estou empoderado e fiz isto e só tenho porque sou o cara".

Não!

Ele olha aos céus, e de olhos voltados _"para os montes"_ ou nuvens, reconhece que todo bem vem do *PAI das luzes*.

Eis a lição de quem tinha anjos em seu serviço, não julgou com usurpação ser igual a *DEUS*, se esvaziou de sua glória e ao *PAI* glorificou.

Esta atitude deve renovar-se em nossos dias.

Os ouvidos de *DEUS* estão abertos a corações gratos.

Salmo 124

Um cântico de peregrinação: *"Se o SENHOR não estivesse do nosso lado, que Israel o repita"*

_Salmo 124_


O salmista reconhece a mão de DEUS ao seu lado, no _amparo e proteção_, diante de todas as intempéries.

*Amparo* porque dirige os passos, firmando-os nos caminhos dados pelo próprio *DEUS*.

*Proteção*, porque *DEUS* estava ao lado, impedindo que ataques contra Israel não culminassem em tragédia final.


Aprendemos sobre a realidade de outro Salmo, que diz: *"se o SENHOR não guardar a casa ou edificá-la"*, tudo torna-se vão.

Este reconhecimento é o ápice da humilhação de *Cristo*, que sob sua voz poderia encerrar os inimigos debaixo de suas hostes angelicais, mas que ao cabo, reconhece o *PAI* em todos os seus desígnios/caminhos: *"seja feita a tua vontade"...*


*"Se não fosse o SENHOR"...*


Como estaria nossa vida, considerando que parece tudo perdido, bagunçado, caótico?


A vontade de ver tudo restaurado no período exílico, de peregrinar de volta ao templo e à casa dos pais, de perceber que dura foi a estada nas mãos dos inimigos - e saber que *DEUS* não os abandonou.

Os remanescentes, num tempo difícil, num tempo em que até mesmo a esperança se diluía em meio à dor.

*"Se não fosse o SENHOR"*.


Reflitamos hoje, na massa de mortes, no engodo socio-político, nas possiblidades de cura, em vales de isolamento (leprosos) e tiremos a mesma lição do autor do SALMO: *"ah, se não fosse o SENHOR"*.


De perigos diários, da possibilidade de sofrimento duro, de tantas armadilhas externas e internas, corações ansiosos e amedrontados - devemos acreditar na constante presença de *DEUS* em nosso favor.


Não temos poder para acrescentar um centímetro sequer à nossa existência.

Mas *DEUS* faz tudo de forma perfeita, mesmo que aos olhos humanos pareça ter chegado ao fim: _porque para o povo de *DEUS*, o fim é apenas o começo_.


*_"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."_*

_Provérbios 3:5,6_

Provérbios 8

*"Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos."*

_Provérbios 8:32-34_


A *PALAVRA* está posta à mesa como um fino prato de alimento, cujo sabor só saberá aquele que se aprpximar, sentar e comer.

Se não, será sempre algo distante, apenas observado e jamais conhecido para a VIDA.

Da *PALAVRA* emergem os conselhos que encaminham para a presença divina, lugar de onde jamais devemos nos afastar.


*DEUS* nos chama de filhos dele, de forma carinhosa, via Salomão, a fim de nos _"guiar por caminhos eternos"_.

É na *PALAVRA* que detectamos os níveis de espiritualidade e intimidade com *DEUS*.


Dela nos afastamos quando estamos imundos, inundados pelo pecado e pelos nossos desejos enganosos.

Dela nos apartamos quando achamos ter razão e domínio de nossas vidas.


Mas engana-se o mais iludido dos homens quando assim procede, pois na *PALAVRA* temos a noção exata do quanto pecadores somos, de quanto precisamos de um *SALVADOR* e de como devemos nos achegar ao *CRIADOR*.


Eis o banquete preparado pelo SENHOR a quem *ELE* tanto amou, eis a sua *PALAVRA*.

Alimente-se, curve-se, humilhe-se e reconheça-o em todos os teus caminhos.

Assim e somente assim saberá o que é ser *FELIZ*.

Salmo 51

 *"Restitui-me a alegria da tua salvação"*

_Salmos 51:12_


A ideia que antecede este verso, dá bem o toque ideal para entendê-lo: *_"Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito"_* (51:11).

Disso, deduzimos que não serão nossos corações, nossas emoções ou sentimentos que estruturarão a fé e a alegria.

As circunstâncias sempre serão variantes, assim a vida nos ensina.

Estar com o SENHOR é a grande bênção.


_Repulsa e retirada_ da parte de Deus são expressões pesadas para um ser humano (51:11), e remetem ao que de fato é a eternidade dos não eleitos.


Para o filho pródigo, quando cai em si, estar longe da CASA mostra-lhe como é melhor estar perto do PAI.


JESUS em sua encarnação fazia questão de nos apontar um caminho excelente: a presença do PAI.

O "VERBO se faz carne e habita entre os homens".


JESUS nos dá o ESPÍRITO SANTO, para que haja esta relação de proximidade e presença - ELE avivaria em nós a alegria da SALVAÇÃO.


A _SALVAÇÃO_ que gera em nós a reconciliação com DEUS após o caos de nossas escolhas.


_Restituir_ é ter de volta algo levado por alguém ou por alguma circunstância ou por alguma atitude - no caso de Davi, uma atitude pessoal que lhe rendera prejuízo enorme.


Precisamos, em nossa vida, adquirir a consciência de que, apesar do SENHOR ser onipresente, podemos estar longe DELE.


Que possamos temer a DEUS e amá-lo de tal maneira, que a alegria da SALVAÇÃO graciosa nunca se aparte de nós.

Genesis 22

 DIÁLOGOS EM MEIO À DOR

(Gênesis 22:12) "agora sei que temes a Deus"


A fé, em definição bíblica, "é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem" (Hebreus 11:1) e sem ela "é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6).

Deus é responsável por agir em favor dos que creem: "Torna-se galardoador de quem dele se aproxima e busca" (Hb 11:6).

Os diálogos que antecedem a resposta de DEUS a Abraão, sobre temor, são desafiadores para todos os que se dizem "raça eleita", "povo de propriedade exclusiva de Deus" e "nação santa" (1 Pe 2:9).

Em tese é fácil falar destas coisas, como alguém que o conhece religiosamente e de ouvir falar (Jó 42).

Mas quando as exigências divinas "apertam o sapato", como uma pedra a ferir o pé que nos leva a lugares onde devemos caminhar,  o tom da vida muda.


Devemos entender que na matemática do SENHOR "um é mil, mil é um", que "pássaros não semeiam e colhem", que "lírios não tecem, mas se vestem" e que aquele dia de beleza e sustento da natureza pode encerrar ao por do sol ou ao fechar dos olhos ao sono eterno.

Esta matemática nos vem ao conhecimento porque DEUS se torna de fato o mantenedor, o sustento e o artífice de tudo que existe, inclusive do AMOR que lhe fez sacrificar seu FILHO.

Não faria tal coisa sem motivação real, muito "desconhecidas" aos homens,  porque se "o amamos, é porque nos amou primeiro" (1 JO 4:19).

Assim como de nós é exigida obediência e fé, de DEUS emerge a alimentação de tais ações, o galardão, o pagamento, o fruto da semeadura.

Eis um grande desafio ao povo de DEUS, a fim de que não ande ansioso e amedrontado por coisa alguma.

Se queremos ouvir da boca de DEUS que o tememos, não podemos e nem devemos isolar os versos que antecedem tal chamado: (Genesis22:3, 5, 7, 8).

Em dias de muitas perdas, de justificativas muitas, de dores inexplicáveis, podemos estar sendo chamados a imensos desafios de crer e agir, confiados apenas numa ordem: vá e faça, pois o resto é  COMIGO.

A fé atual não é mais nem menos irracional do que nos tempos de Abraão.

A questão é que nosso DEUS não mudou: é o mesmo. 

Vamos ao monte, de madrugada, com todos os utensílios necessários porque fiel é DEUS.

Pr Carlos Puck - 05.06.21

Salmo 17

"Mostra as maravilhas da tua bondade, ó Salvador dos que à tua destra buscam refúgio"

Salmos 17:7


Quando, na criação de tudo, DEUS ordena que a luz venha sobre a face da Terra, organizando astros e estrelas, cada qual em sua função.

Aprendemos que DEUS não quer nada oculto e em trevas.

Da desordem caótica que operava, agora a luz a iluminar os olhos, e mais tarde se aglutinando à sua PALAVRA que é LUZ para o caminho, de um CRISTO que se chama por LUZ que veio ao mundo, de discípulos desafiados a serem luz.

CANDEIA NÃO ESCONDIDA.

Nada oculto. 

Tudo visível.


Olhos iluminando o corpo, como a lição de bondade.


O salmista pede que seja "a bondade" vista pelos homens, por ele, e por todos buscada.

Não se busca o desconhecido, não se busca na escuridão, não se busca em situações limitantes - busca-se em DEUS, o SENHOR.

Ao se abrirem as janelas do FIM, eis que visível será cada passo até ressoar das trombetas,  a impulsionar os olhos para que todos vejam, e todos se dobrem, e todos confessem - JESUS é chegado, ELE é o SENHOR.


Este é o ápice  da BONDADE DIVINA, o resgate de seu povo, no DIA.


A MARAVILHOSA BONDADE DO SENHOR, NOSSO SALVADOR, POIS NELE BUSCAMOS NOS REFUGIAR - NA LUZ.


Puck. 04.06.2021

Apocalipse 19

 *_"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou"_*

_Apocalipse 19:7_


Uma das celebrações que ganham força e alimentam nossa esperança é o *ENCONTRO COM O CORDEIRO*.

ELE é a razão, início e fim, AQUELE que realiza em nós, seu povo, tudo que precisamos para adentrar ao LOCAL já estabelecido.

Relata o presente capítulo aquilo que já temos como *VERDADE ABSOLUTA*: a *VITÓRIA do FILHO* sobre tudo que se colocava contra sua *IGREJA*.

A hora em que somente os *ELEITOS* receberão seu *GALARDÃO, a COROA DA VIDA*, por perseverarem NELE e por ELE.

Celebrsr o *REINO* agora é apenas para quem de fato creu, recebeu e se entregou ao *CORDEIRO* - ELE, porta, caminho e vida - à destra do *PAI*.

Não é para todos, mas a multidão é grande, a celebrar o tempo de *DEUS* em suas vidas.

De que lado do RIO você está?

*JESUS* nos leva a atravessá-lo.

*SOMENTE JESUS* , atente para isto.

Se alguém vai à frentr, este é o *FILHO DE DEUS,* *JESUS*.

Ninguém mais.


*_"ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso"_* 

_(Apocalipse 19:6)_

Mateus 6

 *"Venha o TEU REINO"*

_Mateus 6:10_


Mais do que uma oração permitida e repetida religiosamente, este é um *CLAMOR* ensinado pelo *SENHOR JESUS*.

Em meio às injustiças, desvios de conduta, guerras e rumores delaa, pestes e doenças e tantas outras demandas que invadem o planeta, *JUSTO* é buscar esta realidade do *REINO*.


Percebamos claramente: *"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida"* (Apocalipse 22:17).


O *ESPÍRITO* E A *NOIVA*: eis os que clamam e esperam o FECHAMENTO das eras, dos dias...

Na esperança do *CÉU* prometido, da *VIDA* prometida, do *JUSTO* reinando, da *COMUNHÃO* com o *PAI*.


Vem *SENHOR*, venha o teu *REINO*.

Eis a oração. 

Eis o clamor.

Eis um povo à espera do *SENHOR*.

Apocalipse 21

*"NOIVA DE CRISTO"*


*"Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles."*

_Apocalipse 21:2,3_


Quando fala às "igrejas" da Ásia, através de João em Patmos, DEUS mostra que haverá vencedores e derrotados (3:12), um ambiente distinto, conforme a instrução divina, *_"me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus"_* (21:10,11).

Não serão homens ou criaturas a brilhar, mas o próprio SENHOR.

Não há outro.

*_"O seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro"_* (21:22).

A Noiva, como ambiente que conterá os eleitos de Deus, todo aquele por quem CRISTO enfrentou a cruz, ali habitará eternamente: *_"A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada"_* (21:23).

Sol e lua apagados pelo fulgor da glória do Pai e do Filho. 

O CORDEIRO que havia sido morto, ali está bem vivo a reinar.


_A lógica deste novo tempo será:_

1. Não mais a força do pecado

2. DEUS em toda sua plenitude

3. Paz restaurada entre criatura remida e DEUS

4. Eternidade sem a morte

5. O CORDEIRO reinando

6. Jamais haverá dor e perda.


As premissas serão reais para os que creram. Não servem aos incrédulos.

Esta é a esperança da *Noiva*, que espera o *Noivo*.

E uma vez tudo completo, será como ver o anjo do Eden sair da porta da *árvore ds VIDA* e liberar aos eleitos a entrada pela _reconciliação, justificação e purificação_ pelo *SANGUE do FILHO de DEUS*.

Salmo 32 (a)

 Salmo 32:4 *"Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio"*


A construção deste salmo é interessante. 

Ele trata de alguém que estava carregando o fardo do pecado e ainda experimentava o peso da mão divina sobre si.

É interessante perceber que este é o verso 4, que denota a ira de DEUS, numa outra forma de dizer “drenando a vitalidade como num dia de verão” ou "retirando como num sol caudaloso toda a sua umidade" , tendo como agente deste fogo (calor/castigo) consumidor o próprio DEUS (5).

Enquanto silencia e esconde do SENHOR (como se possível fosse) aquilo que fizera, o salmista sofre.

Mas no mesmo salmo vemos algumas ideias interessantes: [1] confessar e não mais ocultar (v5); [2] a condição segunda deste ato que é o perdão após (v5); [3] a sensação de plena felicidade/leveza/vida por ter no SENHOR a fonte eficiente do perdão (vs 1 e 2).

O mesmo DEUS se ira, e perdoa.

As lições que tiramos são claras quanto ao PACTO.

Quem age no convencimento é o ESPÍRITO SANTO, quem sofre as consequências é o FILHO JESUS e quem bonifica é o PAI que nos reconcilia com ELE mesmo - sofríamos, DEUS tira, estamos limpos, reidratados pela água da VIDA.

Poderíamos elaborar apenas um pensamento assim somente após a vinda de JESUS?

Claro que não, pois se cremos na unicidade da PALAVRA, veremos prenúncios do ato messiânico de JESUS desde o Éden, livro este que também afirma sobre o Espirito da Vida sendo soprado no homem, bem como pairando sobre as águas.

Logo, se há alguma coisa que te seca a vida, e se de fato é filho de DEUS, então confesse ao SENHOR seu pecado e receba a alegria de poder respirar o ar fresco do perdão, a absolvição.

Salmo 6

 *O SENHOR te acode, sempre*


Salmo 6:3 *"Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?"*


Muitos são os jardins do medo e da dor, que se misturam à angústia. 

Muitos são os dias de assombro, quando olhamos para nossa volta e o que nos sobram são lágrimas. 

A hora do salmista se confunde com o clamor de *CRISTO* no Getsemani. Palavras semelhantes, numa expressão máxima de pedido de socorro. 

Olhamos para pastores, por exemplo, líderes de suas comunidades, e percebemos que muitos se escondem de suas ovelhas, a fim de não demonstrarem sua fraqueza. 


Mas quem são estes? 

Super heróis? 

Jamais. 


São, como seres humanos, pessoas que produzem lágrimas, que passam por tristezas, que sentem a dor de abandono, que têm momentos em que a solidão lhes consome. 


À semelhança do _rei Davi_, provável autor, vemos, seja por aflições provocadas por inimigos, seja por alguma doença, podemos entender que não são ilícitas as expressões: *"a minha alma está profundamente perturbada", "me sinto debilitado", "estou cansado de tanto gemer", "meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos"*. 


Dos salmos para *JESUS*, que ao estar se sentindo abandonado, tem suas entranhas clamando: *"minha alma está cheia de tristeza até à morte"* (Mt 26). 


Não somos heróis. 

Não estamos imunes às circunstâncias. 


Por isso não se envergonhe da dor, mas ao cabo de tudo, diga: *"o SENHOR acolhe a minha oração"* (v.9).


carlos puck. 17/06/2021

Salmo 127

 *"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão."*

*"Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade."*

*"Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta."*

_Salmos 127:3-5_


O _guerreiro ou valente_ tem em suas mãos a força de um exército, quando entende vir das mãos de *DEUS* suas _flechas_, que são seus filhos, a sua _herança e galardão_.


Como pode tanto valor?

E como conseguir boa gestão de tamanha herança?


Dispondo tais vidas nos _caminhos eternos_, cuja direção, pelo _ensino e discipulado_, seguem na direção do *Autor e Executor* de todo projeto.

Ter em mãos tais heranças é desejar vê-la multiplicadas e valorizadas, a fim de que gerem em nosso redor a segurança e o sustento necessários.

Eis que nas mãos de um verdadeiro guerreiro a _flecha_ toma sentido.

Mais que mera vara em pedaços, é força para a guerra, para a vida.


Somos assim, herdeiros e herança, filhos e pais, reunidos na _aljava divina_, a fim de impedir ataques vis, solidão e dor, em sintonia com *AQUELE* que nos conduz como _flecha_ bem atirada, com alvo certo e certeira.


_De um comentário de uma irmã, sobre uma fala de seu velho pai no leito de um hospital:_

"A aljava ainda traz o sentido de união. Traz resistência às flechas, quando na tentativa de serem quebradas". 


_De outro amado irmão:_

"Ao recebermos tal herança do SENHOR, muitas vezes, por descontentamento ou pressão ou decepção, a amaldiçoamos em vez de abencoá-la. Fica a dica de mesmo que tenhamos que corrigir, jamais lançar males sobre o que nos deu o SENHOR".


As flechas unidas fazem parte da ideia de risistir e reforçar, de se manterem úteis por serem de mesma identidade e mesmo depósito.

Assim a humanidade recebeu *EMANUEL*, do virgem ventre, para mostrar a força de alguém capaz de unir Terra e Céu.

_Bem-aventurada_ é a humanidade a dar a luz, a encher aljavas de flechas.