Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

João 18:38

João 18:38 “Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?”

Os personagens do capítulo 18 são interessantes: Judas, Caifás, Anás, Pedro, Pilatos, Barrabás e JESUS.

Cada qual com seu papel a ser desempenhado pela vontade de DEUS, a fim de cumprir suas palavras dita pelos profetas.

E neste dia era as CARAPUÇAS cairiam: [1] o traidor em negociatas com os religiosos a fim de mostrar quem era JESUS aos soldados que o tomariam para a sua morte, como se não soubessem; [2] um dos discípulos reagindo de forma abrupta para defender quem não precisava de defesa por saber que tudo era o cumprimento de todas as Escrituras; [3] um legislador romano que daria o aval para a condenação, mesmo não tendo do que acusá-lo; [4] um bandido real e culpado, mas que pela ocasião da páscoa judaica, de uma festa de libertação e memória, que agora substitui JESUS na soltura, recebendo aplausos dos [5] judeus ali presentes e em apoio aos atos cruéis de todo o povo que gritava pela morte de JESUS.

"Então, gritaram todos, novamente: Não este, mas Barrabás! Ora, Barrabás era salteador" (João 18:40).

Com esta explosão de ira contra a VERDADE (JESUS CRISTO), podemos entender a que velocidade a humanidade anda na direção de seu próprio caos e próprio JUÍZO de DEUS.

"Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens"; "O SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos"; "Como cordeiro foi levado ao matadouro"; "Designaram-lhe a sepultura com os perversos" (Isaías 53:3, 6, 7, 9).

"Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo" (53:10), "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13), que é o mesmo texto por onde passará Paulo explicando que “a SI MESMO (JESUS) se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (2:8).

Não foi um acidente e nem opção humana, mas DESÍGNIO exclusive do CRIADOR, que desde a ETERNIDADE e resolveu salvar um povo para SI MESMO, e não todos os povos, como se iludem muitos.

A marca maior de JESUS é ser a VERDADE, como resposta ao governante que achava ter o domínio das escolhas e de uma voz popular que pensava, junto dos líderes religiosos, ter a deliberação final da morte do SENHOR.

De que lado e com que você tem se identificado?

Como Pilatos diante de CRISTO, pergunte-se "o que é a VERDADE", e em que verdade tem confiado sua vida.

Mas não obtenha a resposta no que você acha, nem em filósofos, mas na BÍBLIA.

A descoberta será sempre pela instrução do ESPÍRITO SANTO, pois ELE mesmo inspirou a mente dos escritores bíblicos.