Pesquisar este blog

sábado, 18 de novembro de 2023

2 Crônicas 16:7

2 Crônicas 16:7 “Naquele tempo, veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no SENHOR, teu Deus...”

Nem sempre a tradição familiar assegurará um caminhar com DEUS.

A narrativa bíblica nos mostra que um pai poderia buscar a DEUS e tê-LO em todos os seus caminhos, mas que o seu filho poderia vir a fazer o que “era mau perante o SENHOR”.

O exemplo do pai nem sempre era assimilado.

Sobre o rei Asa, o terceiro rei do Reino do Sul, Judá, cujo reinado foi de 41 anos, trazendo grande reforma religiosa e sendo bisneto de Salomão, “veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: ‘Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ELE; se o buscardes, ELE se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará’ ” (2 Crônicas 15:1-2).

O rei agrava sua conduta ao buscar ajuda fora de sua terra, e deixa sua confiança em DEUS balançar: “a atitude do rei Asa de recorrer a Ben-Hadade da Síria” (2 Crônicas 16:7-8) e para nosso tempo, até estranhamos, mas o fato deste rei não confiar no SENHOR, "a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos" (2 Crônicas 16:12).

A sentença aparece e ele se desgosta, punindo o profeta que lhe trouxe a mensagem seguinte: "quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele" (2 Crônicas 16:9-10).

Tudo gira em torno de CONFIANÇA PLENA EM DEUS, não se associar a gente que não é DELE, e buscar recursos fora dos campos da fé.

Tendo sido reto em seus caminhos, por um lapso em escolhas, acaba deteriorando toda sua história e recebendo a devida repreensão.

A BÍBLIA ensina que toda disciplina é boa e vem de um PAI de AMOR.

Saibamos sempre que nossa entrega a DEUS deve ser total.

Considere isto, mesmo em pleno século XXI, quando a medicina e autossuficiência tomam conta das mentes humanas.

Afinal, ELE sempre será DEUS que requer do seu povo a firmeza a fé e a perseverança em confiar tão somente NELE.