Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Salmos 139:6

Salmos 139:6
*"Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir"*

Ao viajarmos pelas janelas da história, veremos a frase tão conhecida e atribuída a Sócrates _"do conhece-te a ti mesmo"_ no portal de delfos. A façanha se dá em um tempo quando se buscava soluções para se ter a verdade, se conhecer a verdade e dela extrair o auto-conhecimento, e viver em paz com o universo e seu próprio ser.

O salmista abre um poema _inspirado_ por *DEUS* e mostra que o *SENHOR* que sonda, é o *SENHOR* que conhece, e destaca seu espanto em ver que ele mesmo não atingiria jamais tal profundidade.
Certo texto diz que devemos tratar com o equilíbrio da razão e da emoção aquilo que nos é possível conhecer, mesmo de nós mesmos, para que não haja soberba nas descobertas e nem desequilíbrio entre emoção e razão.
_Espanto_ é a narrativa do autor bíblico.
*DEUS* está além dos oráculos gregos, e quem sabe, podendo utilizar-se de Paulo, sobre *"altar do DEUS desconhecido"*: *ESTE* que não nomearam é o que tudo sabe e tudo conhece detalhadamente.
Simples: *ELE* criou todas as coisas e as deterninou, como o _Salmo_ diz, em cada dia e cada instrução (vs seguintes).
Isto gera em nós _perplexidade_, pois nós cremos nesta *VERDADE*, em um *DEUS* que nos conhece na formatação intra uterina, na _versão eterna da perfeita eleição_, antes mesmo de virmos a ser.

Sócrates como tantos outros _buscaram conhecer-se, conhecer o ser e o universo_, teceu pensamentos sobre a verdade, mas jamais se encontrou com ela, considerando que *JESUS* é a *VERDADE*, e a *PALAVRA* é o verbo divino sobre o *SER DE DEUS*, o extrato do céu.
Seja como for, cause-nos _impacto_ sempre que nos vermos em *CRISTO* como *seres amados e alcançados pela GRAÇA*, potencializados para a *ETERNIDADE* com *ELE,* e confiando que nenhum conhecimento será maior que este.
Que os vazios sejam sempre preenchidos com o *NOME* que está acima de todo nome, *JESUS*, da mesma forma que o altar do _deus desconhecido_ se tornou preenchido com a *PESSOA DE CRISTO* e passou a ser o ALTAR DO *DEUS DOS CÉUS*.
--‐--------------------
carlospuck@hotmail.com
--‐--------------------
http://carlospuck.blogspot.com/2021/08/salmos-1396.html?m=1