Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Salmo 130:3-4

Salmo 130:3-4

Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Lemos uma constante chamada na PALAVRA ao arrependimento e à conversão do povo de DEUS.

Isto se renova a cada livro que lemos: dos juízes, em meio aos reis, profetas e apóstolos.

E seguimos não compreendendo duas coisas: o sentido de um DEUS fiel que quer salvar e o sentido de um povo que não o teme, e o abandona, preferindo agradar a si mesmo e se esquecendo que a tudo DEUS perscruta e pedirá contas.

Disso extraímos versos preciosos como os que seguem:

Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto” (Miqueias 7:2); “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12); “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um” (Salmo 53:3); “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmo 14:1-3).

A questão é: porque DEUS insiste?

Eis outros versos: “Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade” (Miqueias 7:20); “Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá” (Miqueias 7:7); “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Miqueias 7:18); “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia” (Salmo 103:3-4); “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem” (Salmo 103:13); “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29); “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5).

E a base da FIDELIDADE de DEUS é simples de entender: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13), sempre na direção da ALIANÇA.

Quando leio sobre Jacó, um nome que tinha o caráter duvidoso, junto à sua mãe, que maquina um engano contra o marido, percebo o quanto DEUS abate e ao mesmo tempo REDIME.

E lendo os EVANGELHOS, percebo que ao mesmo tempo em que não há motivos em nós para que DEUS derrame a sua GRAÇA, vejo CRISTO expressando profunda compaixão por pecadores, salvando-os, mediante seu PODER e enfatizando PAZ e VIDA ETERNA sobre estes.

Ao vermos tamanha ação de AMOR (João 3:16), devemos obrigatoriamente ouvir o clamor dos profetas e apóstolos e nos arrependermos urgente de nossos pecados, confessando ser JESUS nosso SENHOR e SALVADOR, dando a ELE a honra devida, a fim de obtermos seu PERDÃO e AMOR eternos: CONFESSE JÁ!


Provérbios 22:6

Provérbios 22:6

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e, até quando envelhecer, não se desviará dele."

Entenda a EDUCAÇÃO CRISTÃ e saiba que ela deve ter suas raízes em casa: "o objetivo final da educação cristã não é apenas produzir estudantes bem-informados, mas discípulos de Cristo que vivem e respiram os ensinamentos cristãos em seu cotidiano. No coração da educação cristã, encontramos as bases bíblicas e teológicas. A BÍBLIA É A FONTE PRIMÁRIA de orientação e instrução na educação cristã" (redação revista quero).

"A educação cristã é um processo intencional e sistemático de transmissão de ensinamentos e valores cristãos. Ela não é apenas uma forma de educação que inclui a fé cristã como um componente adicional, mas sim um sistema que centraliza a fé em Jesus Cristo em todas as facetas do aprendizado" (idem fonte).

Qual a importância dos olhos dos pais sobre os filhos?

1.      Saber o que é e de quem procedem o ensino nas escolas – de onde derivam e para onde desejam conduzir a mente dos filhos até mesmo nas universidades – linha educacional, professores etc.

2.      Detectar se o inferno não é o autor das lições que os professores passam para o aprendizado dos filhos, observando o comportamento, as reações a correção, as vontades mudadas, os amigos que bebem das mesmas fontes e os arredores de todos que convivem na escola.

3.      Perceber o quanto os pais investem de tempo com a leitura da BÍBLIA, com a ORAÇÃO, com a ADORAÇÃO, com tempo fora de telas e junto aos filhos, e de todas as idades – os filhos estão abandonados.

4.      Fazer a leitura de como os filhos reagem à disciplina, a fim de saber se a falsa ideia de liberdade ou do “eu que sei de mim” já não invadiu a mente dos filhos – liberdade tem sido ênfase na educação escolar.

Dentro desta perspectiva entenderemos que o “servo de DEUS no passado” fazia: “ensina com persistência os teus filhos, falando delas (SAGRADAS LETRAS) assentados em vossa casa e andando pelo caminho” (DT 6:7).

Temos urgência de educar nossos filhos para o REINO ETERNO, pois estão tentando roubar as suas mentes – REAJAMOS ENQUANTO NÃO OS PERDEMOS.

Tempos difíceis! Sim, muito difíceis!

Pr Carlos Puck