Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

1 Tessalonicenses 4:18

1 Tessalonicenses 4:18 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”

 

Que palavras, senhor apóstolo?

Simples: “exortando, confortando e encorajando”, a partir de um encontro de pessoas que servem a DEUS que se tratam como amados DELE, como quem de fato quer que todos cheguem firmes ao encontro com nosso SENHOR, em sua grande volta.

Se a vida traz suas tempestades ou pensamos não haver sentido viver, podemos ter a certeza de que a ÚNICA razão de vivermos é nosso tão esperado encontro com AQUELE que nos preparou moradas.

Vejamos, pois, os versos que devem compor nosso socorro ao outro: “continueis progredindo cada vez mais...” (4:1); “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” (4:3); “dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (4:8); “não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança” (4:13); “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (4:16-17).

Aprendemos que precisamos guardar o que aprendemos, a fim de chegarmos ao FIM certos de que cumprimos nosso papel e crescemos em tudo, abandonando toda estagnação e falta de vontade.

Consolar é dizer para nosso irmão: fica firme! ELE ESTÁ VINDO!

Hebreus 4:16

Hebreus 4:16 "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao TRONO DA GRAÇA, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna"

 

Nosso encontro com DEUS está às portas e isto não é novo, quando já proclamado no Antigo Testamento e no período apostólico (2 Pedro 3:9-13).

Não é uma espera em vão, posto que alguns têm pago para ver.

Agora, assim como um “policial” invade o esconderijo de bandidos sem anunciar e de repente todos estão condenados, espera-se que a última trombeta soe e assim recebamos o merecido DESCANSO, promessa feita pelo nosso SENHOR (1 Coríntios 15:52 e 1 Tessalonicenses 4:16).

Como pregar tal assunto quando a igreja do SENHOR já tem ouvido tanto sobre tais assuntos?

Presumo que os versos dados pelo autor aos Hebreus esclareçam: "Nós, porém, que cremos, entramos no descanso" (4:3); "Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado" (4:1); "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (4:7); "Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso" (4:11); "Conservemos firmes a nossa confissão" (4:14).

Os antigos foram ouvintes e pelas suas inspiradas anotações, chegam-nos ao coração tais chamamentos, exortações, sérias exortações para que não “desanimemos”, “esforcemo-nos”, “creiamos firmemente” e “permaneçamos firmes”.

Somente firma os olhos em CRISTO quem de fato crê e crendo, a MORADA ETERNA, a VIDA ETERNA, o DESCANSO ETERNO, ou seja, a ETERNIDADE COM DEUS e NOSSO CRISTO é garantida.

Vamos ser operosos, proclamadores da VINDA DE CRISTO e assim resistamos nestes dias em que a ESPERANÇA se esvai.