Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Judas 1:3

Devocional do dia 04

Judas 1:3 "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos"

Zona de conforto não é o lugar exato onde DEUS quer seus filhos.

Certamente o desenvolver a SALVAÇÃO está diretamente ligado a esta batalha pela fé, não apenas conceitualmente, mas pela sua razão de ser.

Ser sal e luz, reflexos DAQUELE que nos chamou para seu REINO, signifca que teremos muito trabalho a fazer, inclusive na preservação da COROA que nos está reservada.

Não podemos ser os vasos que recebem o CONTEÚDO DIVINO e o retém, de forma imatura e inconsequente.

Devemos perceber que batalhar requer esforços, multiplicação e dar frutos.

Devemos unir as forças como CORPO, a fim de alcançar o mundo em unidade e modelo de fiéis - lembremos que o FILHO DE DEUS reuniu um grupo que além de se desenvolver, batalhar, cresceu e multiplicou a semente preciosa da SALVAÇÃO, resultado da FÉ que lhes fora entregue um dia, e que chegou até nós - e ELE poderia resolver tudo sozinho.

A porta do inferno jamais prevalecerá, mas a nossa luta contra os principados e potestades é real e contínua.

Lendo Paulo aprendemos: "Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus" (Filipenses 1:27-30).

Perseguidos, mas jamais desanimados (2 Corinthians 4:5-18)

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.
Mateus 24:9
"Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Apocalipse 2:10
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
2 Timóteo 3:12
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
2 Coríntios 4:8-9

Nenhuma perseguição se armará contra os cristãos que não esteja sob a supervisão e soberania do SENHOR.
Mas devemos entender que a perseguição ao povo de DEUS se dá por ser este distinto de todos os demais.
E esta distinção não está apenas nas declarações de fé em JESUS, mas acima disso, pela obediência e pregação de SUA PALAVRA.
O povo de DEUS tem a BÍBLIA como regra de fé e prática, e isto o define como povo eleito.
Amar a DEUS, a CRISTO, sem obediência às suas ordens, é negligenciar a essência da fé.
Quando eram chamados à conversão no passado, era necessário o retorno aos MANDAMENTOS DIVINOS.
Quando nos convertemos, e se nos convertemos, há um instalação da PALAVRA DE DEUS como sistema operacional em nós, sem o qual jamais funcionaremos.
O vírus do pecado poderá nos desviar muitas vezes, mas sempre teremos a referência do CERTO e ERRADO segundo a prescrição do SENHOR.
Ninguém pode dizer amar a DEUS e não amar sua PALAVRA.
Nem amar a DEUS e não amar seu FILHO.
E lembrando que toda a ESCRITURA é produto da inspiração do ESPÍRITO SANTO, o que a torna eficaz e suficiente.
Quando vierem perseguições pela sua prática da PALAVRA, lembre-se que estará sendo aprovado por DEUS.
Aprendemos que JESUS obedeceu até a morte na cruz.
E nos mostrou que se fizeram-lhe mal, assim fariam aos que o seguissem.
Não podem matar nossa alma, e ainda que tentem matar nosso corpo, se fieis até a morte, receberemos a COROA DA VIDA.
DEUS conhece toda dor que passamos por motivos de obediência a ELE.
E ELE mesmo é a nossa cura, suporte e segurança.

Mas preste atenção neste ensino deixado pelos apóstolos:
"Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome." (1 Pedro 4:12-16)

Ainda acrescento: "Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna." (Marcos 10:29-30)

Há uma radicalidade em servir a DEUS.
Negar-se a si mesmo talvez seja a maior, pois atestará se somos capazes de abrir mão de tudo e de todos por amor à VERDADE.
Pergunte-se: do que a VERDADE me libertou?

--------------------------------------------------

2 Corinthians 4:5-18  5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.  6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.  7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.  8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;  9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;  10 levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.  11 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.  12 De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.  13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,  14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.  15 Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.  16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.  17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,  18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

1 João 2:18-19

1 João 2:18-19 “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”

As aparências enganam. 

Assim é desde o princípio. 

E sob as vestes das aparências, têm um mundo infinito de propostas que aparentam ser verdadeiras, mas que escondem a verdadeira intenção do mal. 

Estar de sobreaviso, deixar de se iludir com tais tipos, mostra que de fato estamos amadurecendo. 

A sociedade que deseja aprovar tudo a todo custo e risos, sob a tutela de uma “socialização” saudável, acaba afundando as teses bíblicas de não comunhão com o pecado e seus praticantes. 

Como Spurgeon escreveu, sei lá onde, que “as ovelhas podem até cair na lama do pecado, mas que apenas os porcos ficam por se identificarem com a sujeira”, temos que de fato valorizar a VERDADE. 

Muitos têm saído do nosso meio, de forma rebelde e por insensatez, atestando sua incapacidade de reconhecimento de erros, de caminhar na direção da paz, e se enrolam no pecado da rebelião.

Sair nunca foi o problema, considerando a extensa gama de denominações existentes.

Mas a motivação é que traz a real calamidade. 

Paulo fala a Timóteo (II Tm 4:14) que “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras”. 

A pensar nisto, que as fábulas não nos façam rir, não nos alegremos com os tais causadores de dissenções, facções, divisões, pois sorrir com quem traz dano ao CORPO DE CRISTO é sorrir contra o CABEÇA DA IGREJA, JESUS CRISTO. 

Que DEUS tenha misericórdia de todos nós. 

**Somente um conselho: se não gostamos de um meio, apenas solicitemos uma saída pacífica e abençoada, para irmos em paz e sob a bênção, sem trazermos danos maiores aos que de fato querem servir ao SENHOR. Pois foi com formas pacíficas que fomos recebidos e com a bênção.