Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Mateus 24:36-39


Mateus 24:36-39 "Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem."


Dos tempos inesperados, para as almas que estarão desesperadas. Haverá profunda lamentação no DIA DO SENHOR.  Já é do conhecimento de tantos - uns creem, outros desprezam. Mas a vida naqueles dias citados sobre o DILÚVIO discorria naturalmente. Ao "maluco" Noé a idéia fixa de um povo à sua volta que o desacreditava e levava sua vida numa boa. Até que... e assim será no DIA DE CRISTO, quando os "malucos" que não deram ouvidos sobre sua VINDA e perceberão o erro de não aceitar a MENSAGEM tão falada em todos os cantos. "Vocês mesmos sabem perfeitamente que o DIA do SENHOR virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição virá sobre eles de repente" (1 Tessalonicenses 5:1-3). "Então verão o FILHO do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória" (Marcos 13:24-27). "E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda" (Mateus 25:31-33). "A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" (Apocalipse 22:12). Por isso devemos estar atentos ao CHAMADO, aos tantos avisos e deixar um pouco esta demanda absurda dos dias corridos e ocupados, para BRADAR com toda força, a todos os povos e ao SENHOR: "Vem, Senhor Jesus! (Apocalipse 22:20). O escritor inspirado diz ainda: "quando irei e me verei perante a face de DEUS?" (Salmos 42:2).

Como anda sua vontade e preparo para ver o SENHOR?

Salmos 116:2

 Salmos 116:2 "invocá-lo-ei enquanto eu viver"


Princípios e ensinos: "invoquei e invocá-lo-ei" - passado e futuro, persistência e perseverança, renovação e esperança.

"Porque ouve", em se tratando do SENHOR, a fé,  na certeza de que a oração não é brado vão, gritos ao nada ou a ninguém. Alguém presente e ouvinte. Logo, pressupõe a resposta.

"Laços de morte e angústias do inferno", da luta que não somente aqui, mas em campos que Paulo define como ambiente celestial, principados e potestades.

"Compassivo e justo", do caráter de DEUS que está atento aos seus.

"Volta, minha alma, ao réu sossego" um trabalho pessoal em torno das emoções, desperto pelo conhecimento de DEUS e de uma relação de confiabilidade.

"Cumprir votos a DEUS diante do povo" é a razão pela qual temos contato com as pessoas - testemunhar de nosso DEUS,  de seu socorro, de sua mão amiga. Mesmo diante de "perturbações que façam pensar no homem como mentiroso", pois é a este que DEUS constrange com sua fidelidade e amor.

Conclui-se que "andar com o SENHOR aqui" é reflexo da direção que sabemos estar definida em relação a DEUS.

Aos homens somos chamados para mostrar o CRIADOR, JUSTO e RETO JUIZ, SENHOR de todas as coisas, SOBERANO conhecedor de todas as almas e dias, do passado à eternidade.

Esta é a missão.

Jó 6:24

Jó 6:24 "Ensinai-me, e eu me calarei; dai-me a entender em que tenho errado"

Um servo de DEUS em meio a tantos reveses, cai em si e detecta em seu coração a incapacidade de entender tudo aquilo que vem sobre ele, e leva em consideração, mesmo tendo mantido uma vida aos pés de DEUS. Ele questiona sua existência, suas obras, seus sentimentos e o próprio DEUS. Mas seu questionamento ao SENHOR passa muito mais pela avaliação de si mesmo do que aquilo que vê ocorrer e entende ter a mão de DEUS. Não é das coisas mais fáceis lidar com o desconhecido, ainda mais quando somos extremamente limitados. Muitas vezes, para absorver o ensino, é preciso se esvaziar de si mesmo, de suas razões, de toda sua construção e olhar de fora, para ver onde e de onde procedem todas as coisas. O salmista diz para "DEUS sondar seu coração e ver/mostrar se há algum caminho/rotina maus. E pede para que seus passos sejam em direção ao ETERNO" (salmo 139). Cair em si foi o exercício mais profundo de um filho que sai da casa do pai e resolve reconhecer suas equívocos. Por isso é compreensivo em Jó esta permeabilidade, esta osmose, esta questão de mergulhar em universos ainda desconhecidos, mas possíveis de sondagem. Eis a questão que mata toda soberba: "DEUS me ensina onde tenho errado, me faz entender isto, e assim ficarei quieto". Quando queremos de fato nos aquietar e saber que ELE é DEUS, perceberemos que a VOZ DIGNA de ser ouvida e de nos dar entendimento/discernimento de tudo é a de DEUS.