Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

1 Pedro 5:8,9

1 Pedro 5:8,9 "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."


Pelo dicionário, sobriedade tem a ver com "moderação, temperança, equilíbrio, contido no comer e no beber".

Na BÍBLIA, ao chamar a atenção sobre "não se embriagar com vinho através do qual surge a devassidão ou dissolução" (Efésios 5), temos a adequação exata do que o apóstolo requer dos crentes. 

Associar com o estrago do álcool é interessante para pensar nas definições ora dadas pelo dicionário, inclusive pensando no escândalo que gera a embriaguez.

O tempero do cristão genuíno é "encher-se do ESPÍRITO SANTO" (Efésios 5), pois somente ELE pode dar o acabamento no caráter humano, aproximando do caráter de CRISTO.

Não é presunção desejar e buscar ser parecido com JESUS considerando sermos "cristãos".

Temos nos dado mal em muitas coisas, até mesmo no "padrão de fiéis" (1 Timóteo 4) por estarmos nos embriagando de desejos humanos, centrados em nós mesmos e distantes de "apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Romanos 12).

Vemos diluídas nossas vidas na embriaguez da carne, na devassidão de um mundo onde o governo muitas vezes está subordinado ao diabo, inimigo mortal de todos nós - e não vigiamos o suficiente, dando lugar à carne.

Resistir a nós mesmos é um passo importante, pois assim evitaremos a direção do pecado e da desobediência, do desgradar a DEUS - e consequentemente, resistência e guerra contra o devorador que está em derredor.

Ter fé é bonito, mas resistir em fé ao diabo nos dará condições de obtermos êxito nesta vida para a VIDA.

Nada novo, considerando os versos propostos e nada exclusivo a nós.

Tantos passaram e passam por tais propostas, daí a razão de persistirmos até nosso encontro com JESUS.

Sejamos "fortes e combatentes".