Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2024

Gálatas 3:26-27

283

Confessamos JESUS como SENHOR de nossa vida, e teremos a VIDA ETERNA.


Gálatas 3:26-27

"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes."


O batismo citado por Paulo vem de uma demanda entre crentes e judaizantes que tentavam mergulhar na LEI e fazer dela o AIO constante para a SALVAÇÃO, legando a CRISTO apenas um exercício secundário.

A LEI é o AIO que conduz a JESUS de Nazaré e ESTE a DEUS.

Mergulhar em CRISTO:


(a) é entender sua suficiência enquanto SALVADOR e SENHOR prometido desde a ETERNIDADE e previsto em Adão, após sua queda;

(b) é tomar posse da única VERDADE capaz de nos conduzir ao PAI, pois ELE é o CAMINHO, não a LEI;

(c) é sair das águas das obras, que Paulo mostrará aos efésios, capítulo 2, e imergir na GRAÇA, onde a própria LEI estava imersa.


A LEI apontou para a culpa e CRISTO aponta para a absolvição e por isso, uma vez batizados NELE, somos mergulhados neste universo de AMOR e PERDÃO.

Os judaizantes não compreenderam que o velho tecido poderia rasgar o novo, pois queriam os rudimentos dos antigos, acostumados a práticas que achavam importantes.

Poderíamos defender a tese com a aplicação da “circuncisão do coração”, elaborada em Deuteronômio 10:16 e Romanos 2:29.

Revestir-se CRISTO é ser imerso em seu AMOR.

Lucas 17:15,16

284

Entrai por suas portas com ações de graças” indica um caminho aprazível...


Lucas 17:15,16

“Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.”


A narrativa bíblica nos mostra alguns detalhes que precisam compor nossa vida diária.

Dez leprosos saem e pedem e recebem a cura.

Apenas um, o samaritano, volta e agradece ao SENHOR JESUS: "um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe".

Lições:


(a) ao citar samaritanos trabalha com os improváveis, pois estes eram desqualificados pelos religiosos tradicionais;

(b) que a postura lembra-nos claramente de que gratidão é um ato exclusivo de quem teme a DEUS e lembrando, eles creram em JESUS e seu poder;

(c) que poderia agir pela maioria, e seguir seu caminho, mas volta a QUEM de fato merecia a glória, ainda que sob ordens, devesse ir ao sacerdote.


Para este samaritano pouco importava se o sacerdote anuiria com sua cura e o provável seria, por se tratar de samaritano, ser ignorado pelo tal sacerdote.

Lucas narra o que de fato é relevante: dar glória a DEUS publicamente e sem medo, humilhar-se diante de quem efetivara o sinal e agradecer – tudo perante os olhos de todos à volta.

A cura era o sinal, a postura do curado, a lição.