Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Atos 10:44-48

Atos 10:44-48 "Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: porventura, pode alguém recusar (proibir ou impedir) a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo"

Este era um encontro nada comum entre judeus e gentios num mesmo ambiente.

Mostra-nos o SENHOR que não faz acepção de pessoas quando o assunto é SALVAÇÃO.

Mais do que tudo isso é o benefício do batismo e da posse do ESPÍRITO SANTO, aqui, por mais que os cessacionistas tentem, a manifestação das línguas, quando já não era mais para a tradução entre nações, como em Pentecoste.

Não precisamos ver línguas de anjos, nem ao menos tradução, porém sim, a presença do “glossa”, que nada mais é que uma pessoa falando em um som não comum a si mesmo ou ao grupo presente.

Aqui não havia senão a sinalização da presença divina, nem edificação, nem nada, apenas pessoas atestando em si mesmas o estar cheio do ESPÍRITO.

Simples mesmo!

Agora pensemos na dificuldade dos filhos da circuncisão, quem sabe os futuros judaizantes entre eles em perceberem DEUS com outros povos: "vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo" (Atos 10:28).

Quando DEUS quer agir em favor do seu REINO, expandir as tendas, então nada ou ninguém pode sair definindo termos ou formas de agir, seja por cultura, religião, medo ou tradição.

Isto não remete a ninguém que saia badernando em nome de DEUS, em gritarias desenfreadas, em processos quase que dementes de manifestações carnais, por apenas atenderem a uma necessidade pessoal de identificação.

Não se vê busca, mas oração e exposição do que houve com o SENHOR e os seus.

Nem acabara Pedro de falar e de repente o ambiente foi tomado por QUEM governa o universo.

Perdemos muito tempo tentando provar as coisas aos demais, quando na verdade o interessante para a SALVAÇÃO está nas palavras de Pedro (v. 36-43), quando anuncia a OBRA DE CRISTO, e de tudo que nosso SENHOR vivenciou.

Portanto, ver admirados os judeus, ou ver gentios falando em línguas nunca será o ápice da obra de DEUS, mas ver pessoas nascidas de novo e batizadas, para confirmação da GRAÇA em suas vidas e testemunho aos que presenciam tais eventos de SALVAÇÃO.


Atos 10:28

Atos 10:28 "Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo"

 

Esta é a grade diferença entre o cristianismo e o judaísmo, que podemos afirmar, ainda, com o islamismo.

A religião pode impedir o avanço das missões, sejam quais forem.

Mas quando DEUS abre as portas das casas e nações, ninguém resiste.

Estava Pedro, agora consciente de que sua tradição era para ser posta por terra e assim assimilar mais do que cultura, mas a vida que se fazia presente em suas palavras de VIDA ETERNA.

Pedro, para aprender a lição, precisou de uma visão, onde todos estavam postos em um lençol, e sendo servo obediente, e entendendo a revelação, se pôs a disposição do SENHOR, que está acima de todas cultura e tradição humana.

É triste como o mundo está perdido.

O que as pessoas querem é adaptar DEUS às suas culturas, e quando vemos o encontro de um judeu e um romano, vemos que ambos se adaptaram a JESUS e seus ensinos, tendo uma MENTE TRANSFORMADA.

Não adianta debatermos com CRISTO, pois se a SUA PALAVRA diz que somos pecadores, precisamos solucionar este problema – mas não com uma religião, porém com sua PALAVRA.

Quando JESUS encontra uma samaritana, ELE não valoriza senão a mulher, jamais relutando por ela ser samaritana e ELE um judeu.

Era isso que Pedro precisava ter prestado atenção nos dias de JESUS, mas como demorava em assimilar as lições.

Não é necessário amar ou dar nossa mão ao pecado, mas podemos muito bem ensinar o CAMINHO ao pecador e se este se converter, louvamos ao SENHOR pela GRAÇA IRRESISTÍVEL.

Pecado e pecador, religião e cultura – tudo deve se submeter a CRISTO, pois será ELE QUEM advogará as causas no DIA do grande TRUBUNAL, o DIA DO JUÍZO FINAL.


Atos 10:4

Atos 10:4 " As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus"

Um universo envolto de oração.

Eis um centurião, romano, porém convertido – a explicar que estes capitães tiveram papeis importantes da perseguição de CRISTO e de Paulo.

Ou seja, percebemos que o PODER DE DEUS não está preso a tipos, mas reserva-se àqueles que de forma especial são convertidos a CRISTO.

O ESPÍRITO SANTO é QUEM agia em todo o tempo.

Nada era humano.

Que tempo maravilhoso aquele.

Será?

E as perseguições, prisões e apedrejamentos?

Será que continuamos achando maravilhoso?

Sim!

Por causa de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro” (Romanos 8:36), numa paráfrase do Salmo 24:42 - "entretanto, por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro”.

Ah, o centurião!

Sim, aquele homem tinha intimidade com o SENHOR, que lhe falava em visões e sonhos, piedoso e de obras aceitas por DEUS, sempre levando em conta que somos “criados para boas obras” (Efésios 2:10).

DEUS o viu, ouviu e aprovou e por isso o deteve para realizar seu encontro com Pedro, e para que Pedro não tivesse recusa pelo grupo com que se reuniria, DEUS lhe aparece em visão e por três vezes, até que Pedro compreendesse do que se tratava (v. 27,28) – e a reposta a Cornélio foi uma: "vim sem vacilar" (Atos 10:29).

Após tudo isto, ao receber uma pessoa que se lança aos seus pés, um dos maiores tesouros da PALAVRA: "Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem" (Atos 10:24-26).

Quero enfatizar algo importante: DEUS tem endereço e pessoas certas a quem quer alcançar.

Então não se preocupe com os destinos das coisas e pessoas – DEUS, o nosso DEUS, é o mesmo que estava esperando Abraão e proveu o animal a ser sacrificado em lugar de seu filho Isaque (Genesis 22:8).

Estamos à mercê DELE, pois no meu lugar na cruz, o SENHOR colocou JESUS, que levou sobre SI todas as minhas transgressões (Isaías 53).


Atos 9:40

Atos 9:40 "pondo-se de joelhos, orou"

Um pouco de Pedro e sua caminhada.

O tempo do capítulo 9 de Atos reserva-se a Paulo transformado e alguns dos seus primeiros passos.

Mas já neste mesmo capítulo veremos o testemunho de um apóstolo, que se encontra com Dorcas (Jope - adoeceu e veio a morrer) e Enéas (Lida - oito anos jazia de cama, pois era paralítico), os quais estavam padecendo de problemas sérios.

Dois milagres - e que milagres - em nome de JESUS, e para sua glória.

O que JESUS não pode fazer?

ELE pode fazer tudo que lhe apraz, tudo que tem propósito e tudo que está no tempo de ser feito.

Assim como nada nos separa do AMOR de DEUS, assim como Jó declara que os planos DIVINOS jamais se frustram, assim ocorre conosco: “agindo DEUS, quem o impedirá” (Isaías 43:13).

Não importa contextos, mundos e culturas, tampouco crenças – ELE faz o que quer!

Este é o DEUS que levou Pedro a cuidar de dois servos piedosos, em destaque Dorcas, pela qual as mulheres choravam e sofriam, pois ela era mantenedora de pessoas.

Mas finalmente, qual a atitude de Pedro ao ver a situação: ORAR!

"Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor" (Atos 9:42).

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16).

Você duvida?

E a igreja continuava a crescer, mesmo após a dispersão.


Atos 9:31

Atos 9:31 "A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número"

 

Eis Paulo cumprindo o chamado:Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

Coisas de DEUS: PAZ, CONFORTO, CRESCIMENTO e PODER – tudo trazido para edificação e temor do povo de DEUS.

Geração nova surgindo da velha tradição, fosse gentia ou judaica, povo escolhido e comprado pelo SANGUE do CORDEIRO, livres para a VIDA e libertos para a PROCLAMAÇÃO.

E quem diria: perseguidos e perseguidores, TRANSFORMADOS pelo PODER do AMOR DIVINO, agora unidos num só propósito – fazer o NOME DO SALVADOR conhecido entre as nações.

Que maravilhoso ver que DEUS capacita cada um, pelo ESPÍRITO SANTO, para que todos sejam capazes de testemunhar da melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa: a CONVERSÃO.

Quando cientes disso, acaba se tornando a única razão para viver.

O SENHOR que entrega seu FILHO para que todos os que creram tenham a VIDA ETERNA, e sejam capazes de reconhecer a MISSÃO que JESUS dá a cada um dos seus, para que por esta, muito mais pessoas venham, pela GRAÇA, a conhecer JESUS.

Uma igreja que tem testemunho, vida com DEUS, o ESPÍRITO SANTO naturalmente cresce, ainda que seja por meio de alguns sofredores.

Veja que havia PAZ, diferente dos movimentos pacifistas de nossos dias.

A autêntica PAZ não é estado de espírito, mas consciência do REINO e de seu CRISTO.

Basta isso: a PAZ que excede o entendimento, ou seja, não tente explicar, pois somente quem a tem pode expressá-la – “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7).


Atos 9:21

Atos 9:21 "Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?"

 

A quem Paulo se referia nas Sinagogas dos judeus?

A JESUS, como o FILHO de DEUS (v.20).

Que confusão!

E que burburinho causava entre tanto o tal enviado de DEUS: "confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo" (v.22).

Começa a saga paulina, agora um cristão convertido, experimentando o sabor das dores que ele mesmo trouxe aos seguidores de JESUS: "decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida" (v.23).

Não bastava testemunhar, não bastava adentrar aos recintos da LEI, mas agora tinha sim que afirmar QUEM o alcançou e transformou.

Esta VERDADE terá reflexos constantes em seus escritos, a fim de que saibam todos o que ele era e no que se tornou.

Em todos os lugares, além de sinagogas, ente cidades e vilarejos, ali estava aquém que escreveu: “sejam meus imitadores como sou de CRISTO” (1 Coríntios 11:1), que a “a Graça me basta” (2 Coríntios 12:8-9).

Somente um TRANSFORMADO, como ensina Paulo em Romanos 12, poderá ter afirmações como estas, diante da perseguição que se armou contra ele.

Agora, frágil, este homem é protegido pelos discípulos do SENHOR (v. 23 a 25).

"Em Jerusalém todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo" (v.26) – não foram dias fáceis nem para os crentes tampouco para Paulo, mas assim como um Ananias é posto na vida deste servo, aparece um outro, nome destacado, que era Barnabé, que corajosamente e amorosamente abraça a causa de CRISTO, e por conseguinte, a Paulo, agora temido, porém TRANSFORMADO.

Assim segue a pregação de Paulo, a uns agradando e a outros recebendo a hostilidade (judeus e gentios).

Uma curiosidade nas rotas de fuga de Paulo: (aproximadamente Damasco a Jerusalém 362 km e Jerusalém a Cesareia 123 km).

Quanto tem custado as pregações hoje em dia, quando ameaçam a própria BÍBLIA de fogo e a crentes de prisão?

As ideologias mundanas agora invadem os recintos: como agiremos – perseverar é a resposta, na PALAVRA e em CRISTO.

Sabemos em QUEM temos crido.

Uns apostatarão, outros nos entregarão às autoridades e estes tais podem ser inclusive do mesmo sangue, algo dito nos EVANGELHOS por JESUS.

Então prepare-se, pois vem rojão para esta igreja tão acomodada e acostumada com uma vida fácil.

Atos 9:13

Atos 9:13 "Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem..."

Os versos 13 a 16 vão mostrar um pouco da natureza humana, que sob a tensão de quem era Saulo de Tarso, responde ao SENHOR de seu receio, medo de ter um enfrentamento, posto que estava sendo guiado por uma visão.

Mas mesmo em visão, em intimidade com o SENHOR, a resposta se torna encorajadora, e DEUS mostra seu interesse e propósito para a vida de Saulo.

Como é complexo dar nosso sim de imediato.

Porém, se dada a assinatura divina na ORDEM, porque duvidar?

DEUS sempre confirma, pois quer realizar seus propósitos na vida e através da vida dos seus servos.

Sempre digo que DEUS poderia resolver tudo de forma rápida e com apenas uma ordem de sua VOZ, assim como criou tudo, assim como ordenou as águas do dilúvio, assim como ordenou Nabucodonosor.

ELE é SOBERANO, mas os servos fiéis a ELE se submetem e dizem "SIM".

E Ananias, agora encorajado pela resposta de DEUS segue ao encontro do vilão transformado.

Ananias, das salas escondidas sob a pressão dos perseguidores dos cristãos, agora exposto ao, talvez, mais cruel dos perseguidores.

E o resultado é simples: DEUS COMPLETA a obra.

Então, irmão e irmã, esta palavra é para você, que quando duvida se a VOZ é de DEUS ou não, mas que deve prosseguir, crendo que se ELE chama, ELE faz, ELE vai junto.

Acredite, DEUS fala com você!

Completo a ideia afirmando o que DEUS falará a Ananias e que poucos aceitam como condição DIVINA de um CHAMADO: "pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome" (Atos 9:16).

Talvez pensemos que pela clareza e riqueza de um CHAMADO, venhamos com troféus de vitória, desta banal teoria da prosperidade tão pregada por aí.

Porém ao vermos Saulo sendo interrompido em sua vida judaica, perceberemos a seriedade do que é ser vocacionado para uma MISSÃO EVANGÉLICA.

Reflita nisso, sem se iludir com o REINO, sem se iludir com DEUS, pois aos seu próprio FILHO não poupou das dores que conhecemos.

 


Atos 9:11-12

Atos 9:11-12 "Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista"

 

Destino certo, é o que DEUS tem preparado para os seus filhos.

Não importa onde estejamos, o que estejamos fazendo, ou até mesmo quem venhamos a ser.

DESTINO CERTO é tão exato quanto a ELEIÇÃO DIVINA – aponta e acerta o alvo sem menor chance de erro.

Quando vemos pessoas resistindo ao chamado eficaz, o problema não é o poder humano, mas sabermos que “tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam” (Eclesiastes 3:14) e “Deus julgará a ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece” (Eclesiastes 3:17), completando com "pois para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1).

Obediência é algo que agrada a DEUS e Ananias tinha isso consigo.

A unidade entra a visão dada por DEUS a Ananias e Saulo orando e recebendo a mesma instrução, culminam da realização do PROPÓSITO DIVINO.

PENSE: (1) instrumento Ananias; (2) coragem e disposição a atitude; (3) a revelação e a oração, condição para efetivação do processo; (4) endereçamento certo, sem restar dúvidas; (5) e o alvo, Saulo, na casa de Judas, numa Rua Direita; (6) a bênção confirmada pela cura.

Saulo, Saulo – receba a visão de novo – o mesmo CRISTO que ele perseguia, que criticava, agora lhe fala e o cura – na vida de um fariseu, isto era loucura, mas DEUS trabalha assim e de forma eficaz, pois quando ELE mesmo destina uma pessoa para uma função, não haverá como fugir – Jonas que o diga.

PENSE nisso!


Atos 9:10

Atos 9:10 "Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!"


De fato Saulo de Tarso chaga ao seu destino almejado, mas não para perseguir ou prender, mas para ser liberto da sua religiosidade, de sua tradição morta, de sua prática sem virtudes.

Precisava mesmo mudar a visão, o que ocorre em seu encontro com JESUS CRISTO.

Precisava de um novo coração, o que brota do chamado do SENHOR.

Mas precisava ainda do toque do ESPÍRITO SANTO, e de suas marcas na vida dele.

E ocorre tudo isto no encontro com Ananias.

Vendo a expressão "visão", vamos compreender a completa realização da palavra dita por Joel (Joel 2:28-31), quando do "derramar do ESPÍRITO sobre toda carne".

Ananias estava nesta relação, um homem de DEUS e de CRISTO, que viria a impor as mãos e abençoar Saulo, com a presença do ESPÌRITO e do BATISMO.

Já escrevi antes e reforço aqui o fato do senhorio Saulo agora estar sob as mãos de um cristão, e ainda dele recebendo a bênção do DEUS de Abraão. a quem ELE imaginava ser fiel, mas sem conhecimento do próprio SENHOR.

Uma diferença brutal ocorre na vida de um servo de DEUS, quando do seu encontro com JESUS e com a PESSOA do ESPÍRITO SANTO.

Não sobra espaço para egos e tradições, somente para o ALTÍSSIMO.

Ananias, um simples servo que ouve a DEUS, e ainda que temendo o homem Saulo, se submete e diz "eis-me aqui"


Precisamos de coragem para dizer de todo coração, quando enviados mesmo às autoridades e demônios - afinal, "MAIOR O QUE ESTÁ EM NÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO" (1 João 4:4).


Salmos 91:14

Salmos 91:14 "Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome"

 

Interessante a proposta do Salmo 91, quando cita "se apegar com amor" – gerar ou trazer em segurança, leva a ELE as suas dores e ELE as toma para SI, simplesmente corre para ELE.

O ser humano citado se projeta em DEUS, como que entendendo o MANDAMENTO de “amar a DEUS sobre todas as coisas” (Mateus 22:36-40 // Deuteronômio 6:5), numa entrega que traz em suas entrelinhas a confiança, como um pássaro escondido debaixo das asas de sua mãe.

Sob suas asas” leva também o peso do Salmo 131, quando trata de um filho seguro ao colo da mãe que o amamenta, como uma ama que é capaz de tudo para defende-lo.

Fico a imaginar a tamanha segurança que pairava sobre o coração daquele salmista, que adequa sua vida aos cuidados divinos, sabendo que tudo está subordinado a ELE, quando do governo dos mundos material e espiritual.

Me remete ainda ao momento em que nosso CRISTO amado exala PODER ao dar ordens aos ventos e águas e manda que fiquem calmos, a fim de acalmar os desesperados discípulos que tanto temor tinham.

A MIM SE APEGOU COM AMOR” é como alguém que se agarra com força aso pés de ALGUÉM que lhe pode socorrer, o que vai me trazer à memória os tantos que sob brados de dor clamavam a JESUS por libertação e cura, por sustento em meio as dificuldades.

E por isso ELE diz na sua PALAVRA: “eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo” – todas as vezes que precisaram do SENHOR, mesmo quando estavam em suas rebeldias, havia uma VOZ de consolo, de socorro, de cuidado da parte do SENHOR.

A SALVO” significa os dois momentos do ser humano: (1) das tormentas que assolam dia-a-dia e (2) das questões da eternidade, que podem assegurar, mesmo diante da morte aqui, a VIDA ETERNA.

Se o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis libertos” (João 8:36), sendo esta a frase que deve permear nossas sensações – a capacidade salvadora e libertadora do PODER DE DEUS, que está sobre os que o amam, que o buscam, que a ELE se entregam de todo coração.

AMAR a DEUS, além de MANDAMENTO, é condição para a verdadeira PAZ, quando o mundo se ilude com processos de pacificação pelos métodos que já conhecemos e que de nada adiantam, senão o gerar mais conflitos.

VEJA: “conhece o meu nome” (a) se conheço, amo; (b) se amo, me entrego; (c) se me entrego, confio; (d) se confio, descanso e (e) se descanso tanto provo meu amor por ELE como experimento o melhor AMOR que pode existir.

Portanto, digo e repito sempre: quando será o dia em que você entregará todas as suas inquietações a ELE e viverá a verdadeira liberdade para o AMOR que ELE nos comunicou pelo SEU FILHO?