Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Atos 10:44-48

Atos 10:44-48 "Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: porventura, pode alguém recusar (proibir ou impedir) a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo"

Este era um encontro nada comum entre judeus e gentios num mesmo ambiente.

Mostra-nos o SENHOR que não faz acepção de pessoas quando o assunto é SALVAÇÃO.

Mais do que tudo isso é o benefício do batismo e da posse do ESPÍRITO SANTO, aqui, por mais que os cessacionistas tentem, a manifestação das línguas, quando já não era mais para a tradução entre nações, como em Pentecoste.

Não precisamos ver línguas de anjos, nem ao menos tradução, porém sim, a presença do “glossa”, que nada mais é que uma pessoa falando em um som não comum a si mesmo ou ao grupo presente.

Aqui não havia senão a sinalização da presença divina, nem edificação, nem nada, apenas pessoas atestando em si mesmas o estar cheio do ESPÍRITO.

Simples mesmo!

Agora pensemos na dificuldade dos filhos da circuncisão, quem sabe os futuros judaizantes entre eles em perceberem DEUS com outros povos: "vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo" (Atos 10:28).

Quando DEUS quer agir em favor do seu REINO, expandir as tendas, então nada ou ninguém pode sair definindo termos ou formas de agir, seja por cultura, religião, medo ou tradição.

Isto não remete a ninguém que saia badernando em nome de DEUS, em gritarias desenfreadas, em processos quase que dementes de manifestações carnais, por apenas atenderem a uma necessidade pessoal de identificação.

Não se vê busca, mas oração e exposição do que houve com o SENHOR e os seus.

Nem acabara Pedro de falar e de repente o ambiente foi tomado por QUEM governa o universo.

Perdemos muito tempo tentando provar as coisas aos demais, quando na verdade o interessante para a SALVAÇÃO está nas palavras de Pedro (v. 36-43), quando anuncia a OBRA DE CRISTO, e de tudo que nosso SENHOR vivenciou.

Portanto, ver admirados os judeus, ou ver gentios falando em línguas nunca será o ápice da obra de DEUS, mas ver pessoas nascidas de novo e batizadas, para confirmação da GRAÇA em suas vidas e testemunho aos que presenciam tais eventos de SALVAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário