Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de março de 2023

Salmo 37

SEJA FEITA A TUA VONTADE.


Salmos 37:1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. 2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. 3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.


Há muito tempo o povo de DEUS tem que lidar com o bem que se faz e mal que se recebe.

Tudo por observar o progresso dos ímpios.

E em meio às limitações do entendimento humano, DEUS vem nos consolar com a sua VERDADE, posto que conhece todos os corações, todos os tempos e todos os propósitos debaixo do céu, sendo ELE mesmo o GESTOR de tudo.

"O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade" (Provérbios 16:4).

Como lidar com tamanha sensação?

Será que nosso pensamento sobre nós é de que somos justos?

Paulo vai mostrar que não, e que a fonte do pecado está na falta de temor ao SENHOR, de buscar ao SENHOR (Romanos 3).

Nada por acaso!

Mas a lição preciosa destes versos escolhidos não está no modo como agem os ímpios ou perversos, mas em como nós reagimos à presença do DEUS CRIADOR e de JESUS CRISTO.

Os versos 4 e 5 apontam algo especial:

(A) agradar-se do SENHOR

(B) entregar o caminho ao SENHOR

(C) confiar no SENHOR.

A perversidade humana vem na contramão destas palavras elencadas por Davi.

Davi, em determinado momento, teve soluções em suas mãos contra situações específicas, mas logo reconheceu que DEUS era quem deveria agir e não as suas mãos.

Em Davi estava confiar.

Se levarmos em consideração as responsabilidades pelas suas ações devassas, perceberemos que quando DEUS nos entrega, por segundos, nossa vida em nossas mãos, logo romperemos com o temor a ELE.

Paulo nos ensina em Romanos:

DEUS SE APRESENTA

(A)1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

DEUS DÁ LIBERDADE

(B)1:24 Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;

DEUS APLICA DISCIPLINA

(C)1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça.

O que posso concluir é que não fomos feitos apenas para prosperarmoa ou ficarmos de olho na prosperidade dos perversos, mas em nos relacionarmos com o PERFEITO, a fim de, pela sua PALAVRA, a SANTIFICAÇÃO nos torne mais parecidos com ELE, mais conhecedores DELE, mais obedientes e submissos a ELE.

Assim experimentaremos a vontade DELE, de fato e confiantes de que ELE tem o "melhor desta terra", ainda que entre reveses e dores.

Afinal, mesmo seu FILHO veio até nós para tornar isto possível e eliminar a iniquidade e o pecado.