Pesquisar este blog

domingo, 12 de novembro de 2023

Filemom 1:20,21

Filemom 1:20,21 "Reanima-me o coração em Cristo e certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo"

Paulo, o velho (v.9), solicita a Filemom, o cuidado mais acurado a Onésimo, um servo de DEUS que eataria sendo enviado.

A beleza do texto paulino passa por:

1. Acolhe quem outrora foi inútil, ensinando que há tempo certo para determinados contatos e finalidades, mesmo se tratando de pessoas (v.11).
2. Encolve perdão, pois pessoas que somam aos seus sentimentos mágoas, feridas ou rancor, jamais conseguem deixar se envolver com os causadores dos males (v.7).
3. Gera a necessidade de mudança de paradigma, pois não era para tratar este servo de qualquer forma - de escravo a irmão (vs. 15,16).
4. Deve ser um ato espontâneo e de irmão, mas acima de uma obrigação (v.14). 

Temos visto que o exemplo paulino emerge do testemunho de CRISTO sobre sua vida, numa aprendizado límpido da parábola do "bom samaritano". Mas acima de tudo, de um SENHOR e CRISTO que não se dá por obrigação, mas por AMOR e GRAÇA.

A fé de filemom produzia frutos do AMOR DIVINO ao povo ELEITO, "para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo" (Filemom 1:6).

Precisamos aprender sobre Filemom e Paulo, numa relação que permita às pessoas entrarem na vida do outro sem restrição de acesso, sem melindres relacionais ou sem bloqueios.

Este é o autêntico AMOR de DEUS que nos faz de pecadores caídos e inúteis, filhos amados e úteis.