Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Jeremias 31:33

Jeremias 31:33 "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor : Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" 

Aliança pressupõe contrato, de mais de um lado. 
Pressupõe fidelidade ao contrato, de ambos os lados. 
Pressupõe penalidades ao lado que não honra o contrato.
Pressupõe continuidade sempre e renovação, caso um dos lados se torne avalista do outro, quando resolve oportunizar e validar o contrato. 

 ALIANÇA pressupõe que, DEUS sendo o que elabora as condições, que ELE tome as rédeas de tudo, mesmo observando a incompetência do ser humano. 

 ALIANÇA recebe de DEUS a garantia, por ser ELE o que faz a mesma. Ao ser humano sempre lhe é imputada a culpa, desde Adão até os dias de hoje. 

Em pleno Novo Testamento, parte documental da referida ALIANÇA, páginas do contrato, Paulo mostra que não há um justo sequer, que todos pecaram, que todos estão longe de DEUS, que não há quem faça o bem ou busque a DEUS, considerando morte em delitos e pecados, rebeldia. 

Ora, fazer uma ALIANÇA com esta espécie humana seria de todo loucura - e sim, é, mas na loucura divina havia uma cláusula ETERNA que previa um ser humano que pagaria, avalizaria todo o contrato - JESUS DE NAZARÉ, o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO, justificando todo aquele que, pela VONTADE DE DEUS, fora inscrito no LIVRO DA VIDA. 

E por fim, veremos que esta loucura é uma loucura de AMOR do PAI pelo seu FILHO que resolveu, junto ao Conselho Celeste, lançar-SE sobre a cruz, morrendo no lugar dos ELEITOS CONTRATUAIS. 

É um privilégio ler Isaías 53 e perceber que, ratificado por Hebreus e João, ternos MEDIADOR ÚNICO, ADVOGADO ÚNICO e tudo de forma eficiente e suficiente.
Por isso nada e ninguém além de CRISTO. Introduzir outros elementos e pessoas a este contrato, ALIANÇA, é blasfemar contra o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO. 
Por isso toda idolatria é pecado. 
Eis o final garantia: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Lucas 21:33).