Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Hebreus 10:25

DAS ÊNFASES DE UM TEXTO E DE SUAS ASSOCIAÇÕES

Hebreus 10:25 "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" 

Diz-se sobre: "do último dia desta era presente, o dia em que Cristo retornará do céu, ressuscitará os mortos, realizará o julgamento final e aperfeiçoará seu reino 4) usado do tempo em geral, ou seja, os dias de sua vida" (Matthew Henry).

Gosto de abordar temas a partir do "como nos dias de Noé" (Mateus 24:37-39), e ainda pensar nas possibilidades da ressurreição de CRISTO avisada e que causou espanto (Mateus 20:17-19, Lucas 18:31-34).

O DIA tem uma ligação com a despreocupação de estar na igreja, na congregação, na comunhão ensinada em Atos dos Apóstolos – um princípio de apostasia que passa pela negação da igreja como CASA DE ORAÇÃO ou de DEUS.

A criação do lugar de culto, embora alguns achem coisa inventada, vem dos antigos escritos, quando da construção do TEMPLO, e mesmo das tentativas de sua destruição e profanação.

É mergulhado sob os temperos da caminhada de JESUS indo ao TEMPLO e ali expor-se como razão da fé e das profecias e se respalda na caminhada dos primeiros cristãos, presentes unânimes no TEMPLO.

A pergunta é: por qual razão você ainda está fora?

E desta surge outra: espera o NOIVO onde, se a NOIVA é a IGREJA?

Desprezar a companhia de CRISTO e sua IGREJA é correr um risco nesta aproximação do DIA DO SENHOR, e escrever sobre o assunto é “admoestar**” para que despertemos acerca do assunto tão sério e inevitável.

--------------------

Hebrews 10:19-27  

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 

20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 

21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 

22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 

23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. 

24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 

25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. 

26 Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 

27 pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

----------------------

ADMOESTAR **chamar para o lado, chamar, convocar 2) dirigir-se, falar (chamar, chamar), o que pode ser feito na forma de exortação, súplica, conforto, instrução, etc. 2a) admoestar, exortar 2b) implorar, suplicar, suplicar 2b1) esforçar-se para apaziguar pela súplica 2c) consolar, encorajar e fortalecer pela consolação, confortar 2c1) receber consolação, ser consolado 2d) encorajar, fortalecer 2e) exortar e confortar e encorajando 2f) instruir, ensinar