Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Atos 12:24

Atos 12:24 "Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava”

Se cremos de fato que o EVANGELHO é o PODER DE DEUS para a SALVAÇÃO de todo o que vier a crer (Romanos 1:16), então podemos entender a dimensão destas “tendas que lançam suas estacas às nações”, não se restringindo a um local ou etnia.

Isaías entenderá profeticamente em sua fala a Israel, quando lhes mostra que outras nações virão e farão parte da “posse” de DEUS: "alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas, porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas" (Isaias 54:2-3).

Assim como a profecia de Joel traz seu peso e cumprimento em Atos, outros profetas lançaram sua voz para um futuro onde o Messias e as consequências de seu ministério teriam efeito, independendo de Israel, e abrindo as portas para todos os que de “antemão conheceu e predestinou, chamando-os no tempo e na história, justificando a cada um segundo o poder de JESUS, a fim de que a figura de espaços se concretize na glória eterna que será comunicada ao povo de DEUS em todos os tempos” (Romanos 8:29-39).

A força escatológica por boca de CRISTO aos apóstolos nos dirá: "e este EVANGELHO DO REINO será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

APESAR DOS” sustos, medos, perseguições, mortes e castigos sobre ímpios, continuamente se pregava e se testemunhava do EVANGELHO que veio à Terra, do VERBO que se fez carne, do CORDEIRO DE DEUS, do EMANUEL, do FILHO DE DEUS, das BOA NOVAS, de toda a OBRA CONSUMADA DE CRISTO.

Não podemos perder mais tempo.

Devemos obedecer e dar sentido ao que somos enquanto filhos de DEUS.

Quem não gosta de falar de um PAI que ama tanto e que nos busca quando mais precisamos, que nos acolhe nos braços, que usa seus anjos, que mexe na natureza – tudo para exercer seu papel de SOBERANO àqueles a quem ELE amou.

Permitir-se TESTEMUNHAR da SALVAÇÃO é dizer ao PAI obrigado, como um filho obediente e grato.

A boa semente nos foi dada nas mãos: o que faremos com ela?


Atos 12:21-23

Atos 12:21-23 " Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou”

Lições preciosas têm me vindo à mente nestes dias de releitura da BÍBLIA.

E entre tantas, sobre as quais tenho pregado e escrito no blog, me chamou a atenção esta história sobre Herodes.

Vamos avaliar algumas coisa antes sobre a ação angelical: quando JESUS sofria no JARDIM, um anjo aparece em seu consolo, a fim de dar-lhe força para levantar e caminhar; quando Maria está para ter em seu ventre o EMANUEL, um anjo aparece em sua vida e lhe diz tudo, numa forma de consolá-la em meio às inseguranças sociais e religiosas, afinal apedrejamento de mulheres era uma coisa da LEI sobre adúlteras e fornicárias; quando Pedro está preso, quem desata suas cadeias e abre as algemas é um anjo consolador, que o acolhe e encaminha para fora do cárcere; quando JESUS está para dar sua vida, diz aos seus súditos que se quisesse uma miríade de anjos viria em seu socorro para impedir sua morte, mas que tudo estava se cumprindo conforme o programado por DEUS; lá em Adão, a fim de que o casal não tivesse acesso à ÁRVORE DA VIDA, DEUS ordena a um anjo que tenha em mãos sua espada, para que impeça o acesso do casal; em Apocalipse, nem se fala, é anjo para todo lado, como anunciadores dos JUÍZOS DIVINOS sobre toda a Terra.

E este verso de Atos vem nos mostrar o que é o JUÍZO DIVINA sobre os soberbos, vaidosos, a pessoas que se esquecem de QUEM e para QUEM é destinada a GLÓRIA.

Agravantes de Herodes, um dos mais severos contra o povo de DEUS: matou Tiago à espada, prendeu Pedro, perseguiu cristãos, que representavam CRISTO.

Me remeteu logo aos atos de DEUS sobre Faraó e até mesmo sobre seu povo quando do bezerro de ouro.

Mas Saulo não fizera o mesmo? Sim!

A diferença está na frase de DEUS a Ananias: “este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome" (Atos 9:15-16).

Diferenças: DEUS quis; DEUS designou um para honra e outro para desonra; DEUS escolhe QUEM lhe apraz; nada acontece de novo, senão o cumprimento do que DEUS planejou na ETERNIDADE; DEUS poderia converter toda a humanidade, mas não quis assim; Herodes poderia ter sido alvo apenas de uma repreensão, mas foi alvo da ira de DEUS para mostrar ao povo quem ELE era e o que é o ser humano, a Paulo nunca o endeusaram a ponto de quando o ouviam, chamar-lhe de deus.

"É voz φωνή de um deus θεός, e καί não οὐ de homem ἄνθρωπος!"

Temos que pensar no mundo romano e grego, onde deuses e idolatria eram muito comuns.

A soberba precede a ruína – e quando vemos a soberba alimentada pela audiência do povo, vamos entender que a voz do povo nunca será a VOZ DE DEUS, posto que a humana é irracional, limitada ao tempo e ao contexto.

Vermes invadem o organismo de Herodes por ordem de DEUS mediante a ação de um anjo, e assim ele vem a óbito.

Chamavam Herodes de deus e a JESUS chamaram de “obreiro de belzebu”.

Conseguem entender a blasfêmia?

É promessa quando lemos que “dará ordem aos anjos a nosso respeito” (Salmo 91), que numa transliteração simples seria assim: “(DEUS - Salmos 91:9) dará ordens e encarregará os anjos que nos vigiem e guardem em nossa jornada”.

Nunca pense e nem deixe que pensem além do devido sobre você, a ponto de tirarem a GLÓRIA que é para DEUS e apontarem-na para você.

Parece simples, mas acontece quando achamos que tudo que somos e temos se dá graças a nossa força e vontade, retirando os méritos de JESUS.

Mais ainda sobre a SALVAÇÃO, obra exclusiva da GRAÇA DE DEUS.

Cuide, pois o coração é enganoso: podemos tirar de DEUS o que LHE é devido e colocar em homens, budas, espíritos, esoterismo, reencarnação, ídolos de pedra e pau, natureza, deuses hindus, Maomé, shiva, enfim, tantos outros, e esquecermos da PALAVRA que aponta para o lado oposto de tudo isso e um tanto mais.

Reveja a quem e o que tem feito com seus atos de “meditação e culto”, pois aprendemos: “ tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos. A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. O Senhor está entronizado sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz ” (Salmo 29:1-4, 10,11).