Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Jó 19:25-27

O SERVO QUE CONHECIA A DEUS

Jó 19:25-27 "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros...

Já tendo tratado algumas vezes sobre a vida de Jó, vem ainda algumas ideias a serem pensadas acerca de sua vida.

1. O homem que dizia “meu REDENTOR vive” não se relacionava com produtos criados por mãos humanas. Estava ali alguém que tinha plena convicção de um DEUS VIVO e VERDADEIRO.

2. O homem que sacrificava diariamente, por pecados que porventura tenham ocorrido em sua vida e casa, não dava animais a ídolos ou deuses estranhos e sem vida.

3. O homem que se rendeu aos pés do SENHOR com dor, se expondo, e até mesmo se colocando sob os olhos de todos, apresentava seu lamento, mas não em forma de murmuração, mas de humilhação diante a poderosa mão do SENHOR.

4. O homem que pensava ter toda a experiência necessária, agora se via num conhecimento ainda mais profundo do SENHOR, a ponto de declarar que tinha apenas “ouvido falar”, claro, numa forma de expressar sua relação com DEUS. Nesta expressão podemos perceber que estava admirado, além do que, satisfeito com os planos divinos.

5. Um REDENTOR VIVO é ALGUÉM capaz de se relacionar com o ser criado, como ALGUÉM que abraça causas, ouve a voz e seca a lágrima.

6. Um REDENTOR VIVO é capaz não somente de expirar os aromas dos sacrifícios, mas de agir em favor de quem os oferece.

7. Um REDENTOR VIVO pode perdoar e abençoar a partir do limite de cada um dos seus servos.

8. O homem que apresentava seus filhos diariamente soube que o REDENDOR VIVO os recebera na glória, pela GRAÇA que movia sua vida a sacrificar em favor de cada um deles.

9. O homem e o REDENTOR estavam vivos, e por isso, e somente por isso, poderiam interagir e criar vínculos de ligação entre CÉU e Terra, entre altar de sacrifício e ALTAR DIVINO, entre ser amado e SER que ama.

10. O homem que finalmente conhecia o PERDÃO poderia interceder pelos seus amigos e ainda os representar diante do SENHOR, considerando que DEUS, o REDENTOR VIVO, somente ouviria e aceitaria a oração do servo sofredor, que conhecia o que era a dor, que sabia o que era humilhação e que poderia se apresentar sem restrições.

ALGUMA SEMELHANÇA COM ALGUÉM QUE O PROFETA ISAÍAS MOSTRA EM SEU CAPÍTULO 53?

 

Jó 1:20-21

Jó 1:20-21 “o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”

Entender os desígnios de DEUS não é tarefa fácil.

Quando o servo Jó e atacado pela angelical hoste e ali perde todas as coisas, de bens a saúde, de conceitos de homem de DEUS frente a uma sociedade, ele não tenta explicar as razões de tudo, como seus amigos.

Poderia ser por tudo, por ações ou qualquer obra humana.

Mas tudo é eliminado quando o próprio DEUS diz a satanás quem era aquele servo (Jó 1) e esta é a grande diferença.

Como explicar tal diálogo?

Vemos no Novo Testamento nosso CRISTO, encarnado , e levado pelo ESPÍRITO ao deserto, a fim de ser tentado (Mateus 4), e nada pode explicar as razões.

Tudo se tornará especulação.

Como explicar, na obra acabada, no Jardim, a presença do mesmo satanás, tentando Adão e Eva? (Genesis 3)

Pois bem.

Jó teve a consciência de que, fosse o que fosse, apenas se renderia ao SENHOR, reconhecendo sua estrutura (pó), e rasgando suas vestes, raspando a cabeça e posto seu rosto em terra (Jó 1:20-21), dizer que DEUS era louvado - ele adorou.

Muitas vezes e na maioria, nunca teremos as respostas exatas, senão a revelação de quem somos e de que forma devemos agir em meio às nossas mais profundas crises e dores.

E de fato é o que revelará nosso caráter e nos moldará e aperfeiçoará a fima de sermos achados com as “mãos limpas e o coração puro (Salmos 24:4)”.

DEUS conhece nossos limites, nossa estrutura e não ama o soberbo – filhos de DEUS nunca devem se achar mais do que são, posto que o que são depende exclusivamente do CRIADOR.

Portanto, ao ver todas as coisas ruírem, não lamente, mas apenas adore, e veja que os “planos de DEUS não podem ser frustrados” (Jó 42:2), ainda que passem pelo vale da sombra da morte.

Somos levados a modelagem a cada dia e com a certeza de que "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus." (Jó 19).

Que nossos dias, nas mãos do OLEIRO, sejam todos repletos de ADORAÇÃO, pois é o que DEUS procura (João 4).