Pesquisar este blog

sábado, 16 de setembro de 2023

Neemias 8:10

Neemias 8:10 "Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força"

 

Quando prestamos atenção nos processos de reconstrução da via, da sociedade, de nossos relacionamentos, a única coisa que não devemos fazer é abrir mão de QUEM poderá nos ajudar passo-a-passo, em cada instante e produtos necessário para a obra a ser feita.

Neemias encontra o caos, a tristeza invade seu coração, mas não se entrega à depressão ou à desistência, mas se ao mesmo tempo que busca a DIREÇÃO de DEUS, o seu PERDÃO, a sua compaixão, o que move seu coração é o mesmo sentimento que CRISTO teve, ao olhar para a miséria humana, e vir de encontro com a humanidade.

Entendemos a clareza do cuidado deste servo designado por DEUS para restaurar a esperança do povo que sofrera uma sorte de ataques.

A confissão faz parte por saber que o povo havia abandonado o SENHOR e que agora pagava com suas vidas o resultado das suas escolhas.

Aprendemos com isto que nunca é tarde para recomeçar, mas devemos caminhar pelos métodos corretos, pois é isto que o SENHOR ditou ao seu povo – os capítulos que seguem vêm apontar um mover de DEUS sobre todos, quando de suas confissões e do resgate da LEI, que é lida em público, a fim de mostrar a VONTADE DE DEUS a uma geração que se tornara remanescente.

Este verso segue a leitura da LEI, do amém do povo, da consagração do dia e do povo.

Vejamos os detalhes: [1] Levitas animam o povo, a fim de que entendam a grade obra que DEUS está fazendo; [2] Há entendimento e festejam por terem compreendido as falas e as explicações do leitor Esdras; [3] Comer e beber é restaurar forças para obras escutadas e a executar, portanto deveriam celebrar e provar do cuidado daquilo que era a provisão; [4] Como em Atos dos Apóstolos, há uma ordem de distribuir a quem não tem, a compartilhar o que se recebe com aqueles que não tinham nada a comer, trazendo um espírito de unidade, amor e simpatia entre os semelhantes; [5] Reconhecer o dia que DEUS separou para ser celebrado SEU NOME, com alegria, evidenciando o Salmo 100, que remete a “celebrai com júbilo ao Senhor”.

Com todas estas lições, o centro da atenção e da alegria é apontado: a alegria do Senhor é a vossa força.

Está na hora de aprendermos sobre os detalhes necessários para nossa restauração, para tudo que DEUS tem preparado para seu povo, para um tempo em que pecados serão perdoados, que comoção virá sobre todos, que a conversão será genuína e que o SENHOR mostrará que REINA sobre nós de forma ainda mais profunda aos nossos olhos e corações.

Se nossa PAZ, ALEGRIA, ESPERANÇA e FÉ são fenômenos doados pela GRAÇA, então vivamos toda a intensidade disso, com o coração totalmente fiel a QUEM nos amou, dando seu único FILHO por nós, como centro de toda a GRAÇA e sendo ELE nossa razão de viver, a nossa FORÇA VITAL, para a ETERNIDADE.