Pesquisar este blog

sábado, 26 de agosto de 2023

Salmo 42:1-2

Salmo 42:1-2 << A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? >>

 

Os seres humanos são cheios de surpresas.

Por mais que o SENHOR nos mande inúmeros recados e muitas vezes seguidos de sinais, não damos conta de corresponder a este CHAMADO à comunhão com ELE.

Veja que o Salmista expressa algo como “sede” e uma vez entendida, se torna questão de sobrevivência.

O animal citado no verso anterior traz a ideia: “como suspira a corça ou cervo”, de um instinto de saciedade, suprimento, constituição orgânica, satisfação.

E no nosso caso alimentaremos nossa alma pela carência e dor que o Salmista aponta, em versos sequentes, de uma pessoa cujo interior se encontra abatido, agitado, opressões que desmontam toda possibilidade de entendimento e reação, tendo no SENHOR a única SOLUÇÃO.

Por isso a poesia dos filhos de Corá aponta para esta sensação da sede, do matar o que pode matar, a partir da ÁGUA VIVA que pode o SENHOR nos dar, inclusive numa associação, em nossos dias pelo conhecimento dos dois Testamentos, quando JESUS oferece uma água que “mata a sede para sempre” (João 4) – este é JESUS DE NAZARÉ, a ÁGUA DA VIDA, que nos remete ao Salmo “MINH’ALMA TEM SEDE DEUS” – e este para sempre da ÁGUA CRISTO, tem a ver com o final dos versos escolhidos: “quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?.

Ao extremo pensaremos: "mostra-me, SENHOR, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. De fato, o homem não passa de um sopro" (Salmo 39:4,5).

Ó DEUS, tu és o meu DEUS, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Salmos 63:1)

Níveis de relacionamento requerem comprometimento, reciprocidade e infelizmente perdemos isto como família de DEUS, como CORPO DE CRISTO, como efeitos da presença do ESPÍRITO SANTO que produz UNIDADE e CUIDADO.

Perdemos!

E agora, será que temos sede do DEUS vivo numa perspectiva de termos esta vida breve, a vida que voa, a vida que acaba?

E se temos esta sensação com o SENHOR, como expressaremos tais sensações aos irmãos, pois o MANDAMENTO impõe AMOR A DEUS, ao próximo e por este AMOR seríamos identificados (João 13:35)?

Quando verei a face do SENHOR?

Minha alma tem sede do DEUS VIVO.

ELE não está morto e até mesmo a seu FILHO que ELE mandou à cruz, não ficou morto: REAJA!

"Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém!" (Salmo 41:13)