Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Gálatas 2:19-21

Gálatas 2:19-21 NAA

Estou crucificado com Cristologo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão.


Olhando Paulo, apóstolo enxertado:

# GRAÇA E NÃO OBRAS, porque se DEUS fosse salvá-lo pelas suas obras, ele seria extinto da presença do ETERNO 

# JUSTIFICAÇÃO, porque pelas suas obras de justiça ele seria aniquilado da presença do ETERNO. Era um assassino e perseguidor de CRISTO, o JUSTO.

# FÉ, porque se ele exercesse a FÉ, ele jamais teria seguido uma tradição morta e farisaica, a ponto de seu exercício de fidelidade na tradição o cegar e assim, seria banido da presença do SENHOR.

# Paulo se descobre eleito não por uma conveniente predestinação, mas porque se dependesse de seus conceitos, jamais elegeria alguém como ele. Paulo, olhando para si e em todas as suas palavras, testifica que estaria expulso da VIDA ETERNA se fosse pela prática da LEI.

# Paulo, mesmo convertido, trazia coisas na mente que precisavam passar pela peneira divina, e por isso usa expressões como "o que preciso fazer não faço, mas o que não quero milita contra minha alma já alcançada, mas que persiste neste corpo" (Romanos 7:18-21), que ele dirá como substância de sua nova VIDA, que "seria bem melhor estar com CRISTO, mas que pela missão ainda a ser cumprida, havia de ficar" (Filipenses 1:23).

# Paulo em sua viagem a Damasco, acaba recebendo o AMOR de quem ele perseguia, aprendendo que sem AMAR ao SENHOR e os seus, ele seria tudo, menos um predestinado.


Olhando de dentro para fora do coração de Paulo, percebemos que a sua doutrina e convicção de fé não eram resultados de uma busca por DEUS, mas de um CRISTO que se revela, de ALGUÉM que lhe abre o entendimento e que penetra na sua alma, retirando a natureza depravada religiosamente, e implantando o REINO ETERNO, de onde ele não mais sairá, e que, pela infinita bondade de DEUS, recebeu um dos lugares que JESUS foi preparar na CASA DO PAI.

A grande ilusão da predestinação não é seu conceito de DEUS ESCOLHENDO NA ETERNIDADE, mas em continuarmos sendo infrutíferos, mornos e apaixonados por este mundo (romanos 12).

A predestinação se torna mentira se não temos a formosura e o bom perfume de CRISTO.


Se entendemos Paulo nesta significação, obteremos maior entendimento do que nos falta, quando queremos praticar a nossa justiça, salvar apenas quem desejamos ou nem sequer falar de JESUS às pessoas, da nossa infidelidade aos votos que fazemos e de uma vida de aparência, da tal tradição religiosa que nada trará senão mais culpabilidade por conhecermos a VERDADE e vivermos uma ilusão.

Perceba onde está pisando em falso, corrija seu caminho, encontre-se com JESUS e tenha uma vida santa.

--------------------------------------

Efésios 2:10

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

--------------------------------------

Apocalipse 2:24-25

Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

Apocalipse 2:16

Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora...

Apocalipse 2:11

O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.

Apocalipse 2:7

Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:5

Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.


1 crônicas 13:12

1 Crônicas 13:12 "Naquele dia, Davi teve medo de Deus, dizendo: Como trarei para a minha casa a arca de Deus?"


1. Santificando-se

2. Conhecendo o sistema

3. Sabendo que pode levar

4. Identificando quem pode

5. Reverenciando o significado

6. Obedecendo regras ensinadas


Davi teve medo, depois de irar-se pela morte de Uza, que de alguma forma apenas tentou equilibrar a Arca para não cair.

Esqueceu-se ou desconhecia a forma de segurar pelas hastes.

A ira de DEUS sempre aparece como corretivo a ações humanas que contrariam sua LEI.

Davi era tudo, menos tolo.

Com sua vida, e sabendo de sua personalidade, acabou irado e depois com temor, pois se Uza morreu por algo "tão simples" à vista humana, o que não faria DEUS com ações dolosas ou premeditadas?

Davi testou um lugar: a casa de Obede (levita, habitante de Gate), por três meses, pois assim veria se ele não morreria.

A conclusão é que se DEUS fez as coisas para a sua própria GLÓRIA, tratemos tais coisas com reverência e mãos santas. 

E pensemos: como temos tratado o REINO, sua CASA, nossa ADORAÇÃO, nosso SERVIÇO?

Davi, ao cabo dos dias planejados, e já sem o terror sobre si, aponta dia e hora e pessoas para trazerem a Arca do SENHOR ao seu lugar - não era de qualquer jeito, nem qualquer lugar.

Pense se teu viver tem sido assim, debaixo de um ato preparatória para receber o SENHOR (1 Crônicas 15:11-15).