Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2024

Mateus 25:45

261

Fazer o bem torna-se a cada dia mais complexo, pois julgamos sem pensar.


Mateus 25:45

"Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer."


Ao trabalhar textos como o proposto, temos que entender a riqueza da obra da caridade, como ensino de JESUS e ligado diretamente à sua exposição do REINO.

JESUS quer de fato que aprendamos a nos identificar com o próximo e não por acaso nos lança mão de uma parábola de um samaritano socorrendo alguém que encontra ferido.

Esta VERDADE vem de encontro ao chamado escatológico, sobre quem irá ou não para a ETERNIDADE, considerando que os seus eleitos são criados para boas obras, para cumprir seus mandamentos e doar-se em favor de muitos.

Lições a serem extraídas:

 

(a) JESUS é identifica do pelos seus, até mesmo nos dias da perseguição paulina, quando pergunta a Paulo “porque o perseguia”;

(b) JESUS derrama sua vida suprindo a necessidade de milhares, multiplicando pão, peixe, curando enfermos e expulsando demônios, demonstrando assim que precisamos negar-nos a nós mesmos e irmos de encontro com quem padece;

(c) JESUS não intenciona senão fazer-nos olhar para ELE no outro, coisa que, se bem observada, já migra entre os Testamentos.

 

Uma vida envolta na piedade é uma vida que vê no  outro o próprio SENHOR a ser servido, deixando de julgar para apenas amar de tal maneira...


1 João 3:17

 262

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”


1 João 3:17 "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?"


Se temos uma lição bem impregnada do caráter de CRISTO, esta é sobre o AMOR.

O AMOR derramado por JESUS, antes mesmo da cruz, era algo prático, uma solução para tantos esquecidos nos bancos, nas ruas, nas casas, envoltos da solidão no meio de tanta gente.

O AMOR de JESUS mostrava de forma prática o quanto vale a pena despir-se de juízos precipitados, e adotarmos ações que fazem o Céu conhecido.

Ah, se pensarmos que JESUS veio salvar pecadores, e isto apenas teve o gesto na cruz, vamos evidenciar a cegueira sobre sua obra consumada – a vida precede a cruz!

Disso aprendemos:

(a) que nosso SENHOR, ao se despir de sua glória, jamais deixou seus olhos distantes do ser humano carente, recebendo-o como a "pequeninos";

(b) saber que nosso JESUS amado, ao andar entre seres humanos, não se importou com o cheiro de gente, e pisou o pó, sujou os pés, lavou gente que era considerada imunda a uma sociedade hipócrita - identidade;

(c) observando CRISTO, poderemos extrair a lição mais pertinente à sua missão - o amor.

Dar as costas ao que pede é a mesma coisa que darmos as costas a nós mesmos e a DEUS, pois nossa identidade está no outro – isto é o AMOR.