Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2023

Oseias 6:1-3

Oseias 6:1-3 "Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."


Em dias de terror do povo de DEUS, causado pela sua entrega a deuses estranhos, ali estava o profeta sendo usado por DEUS para alertar a todos sobre o castigo que poderia ser revertido, caso mudassem sua conduta.

Era como um relato doloroso ao coração do homem de DEUS, sendo-lhe cravada a "cruz" que ele traria sobre a nação.

Uma dor que poucos poderiam entender, de alguém sendo usado para JUÍZO.

E não bastasse tamanha dor, ali pesava uma figura de CRISTO, da morte para a vida, do castigo que gera a paz, de um "gólgota" antecipado.

Ser profeta muitas vezes tem este preço: ver o povo que recebe a mensagem apenas ser mergulhado na ira divina.

Mas em meio a tudo isto, às intempéries e loucuras de um povo, o conselho mais do que útil - a solução.

Quem conhece a DEUS não pode ser persuadido senão pelo próprio coração enganoso, que leva à loucura da prostituição, da entrega dos corações a cultos estranhos ao proposto na PALAVRA.

De nada adianta acomodar-se no que se recebe se não houver crescimento, perseverança, um coração instruído pelo SENHOR e neste semeada a VERDADE.

A VERDADE que liberta não pode ser estagnada, como água parada, como cisterna rota - deve evoluir.

E evoluir no conhecimento de DEUS é o que propõe o SENHOR pela boca de Oséias.

[1] Chama para um retorno, ou seja, haviam perdido contato, o caminho.

[2] Chama para a consciência da esperança, caso haja mudança de mente.

[3] Chama ao renovo, posto que veremos em dias posteriores a GRAÇA manifesta sobre Israel.

[4] Chama para a consciência de uma leitura interessante, quando uma parte cai e a outra deveria ficar firme, mas que se entrega à má índole da parte perdida.

[5] Chama a atenção para a semelhança da ressurreição após o terceiro dia, ou seja, ainda que morram, tornarão a viver pela FORÇA DO SENHOR.

[6] Chama o povo para entender o essencial: DEUS dá, DEUS tira.

Prosseguir tem sintoma de reagir, numa forma de ver DEUS em todo tempo e a ELE servir.

"Como as águas são certas", assim o tempo do SENHOR para regar a Nação, posto que a semente morreria para retomar a vida.

Temos isso - a semente - portanto, prossigamos sem estagnar no que já recebemos, e multipliquemos, a fim de darmos muito fruto, e as gerações vindouras saibam quem foi JESUS e nosso PAI em nossas vidas e possam eles desejarem prosseguir em servir ao DEUS CRIADOR.

Quando vier um castigo divino, entenda-o como suprimento da fé, de algo que precisa ser cortado para voltar a dar bons frutos.