Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

1 João 5:3

1 João 5:3 "os seus mandamentos não são penosos"

Saber que os MANDAMENTOS DIVINOS não são pesados é saber que tudo que DEUS faz para seu povo é bom, perfeito e agradável (Romanos 12:2). Não se dissocia a VONTADE dos MANDAMENTOS. Um produz o outro. Se quero fazer a vontade de DEUS então deverei estar de acordo com seus mandamentos. Querer o bem da parte de DEUS sem o exercício da obediência é insano. Soa agravante desonestidade. Quando olhamos para os “sem DEUS”, percebemos que eles querem usar o nome de DEUS em seu benefício, sem jamais se comprometer com ELE. Olhar para os MANDAMENTOS de DEUS como penosos é desrespeitar o AMOR que ELE tem pelo seu povo. É tratar o essencial de DEUS como algo sem valor. Se DEUS elaborou planos, não o fez por qualquer motivo. Desde o Éden existem MANDAMENTOS e não eram penosos – o homem deveria gerenciar o meio ambiente, dar nomes aos seres vivos, reproduzir-se, sujeitar todos os demais seres, e jamais chegar-se às árvores do centro do jardim (Genesis 2:17). Tudo com ordens e condicionais. Não eram penosos. Bastava OBEDECER. Ou seja, somente acha penoso quem planeja a desobediência, dissimula ou sabe que fará o oposto. O que você de fato acha dos MANDAMENTOS DIVINOS?

1 João 4:19

1 João 4:19 "Nós amamos porque ELE nos amou primeiro"

Comum é notarmos que as pessoas querem ser amadas. E como querem. Em todas as áreas, situações sociais. Elas sempre clamam por amor. Quando lemos este verso de João, aprendemos que AMAR é tomar a iniciativa. Sem coação, sem forçar, o AMOR surge entre as pessoas. E DEUS jamais foi coagido a nos amar. Foi uma DECISÃO. E esta decisão, envolve consequências. Da parte de DEUS, seu FILHO sendo morto, porque “ELE nos amou”. Significa que além de uma DECISÃO, ELE não esperou nada de ninguém. Tal PROATIVIDADE deve se tornar parte de nós. Depois, AMAR sem esperar. Quando pensamos no AMOR, medimos todas as consequências, levamos o medo a sério, olhamos possíveis méritos pessoais e ainda escolhemos a quem se destinará o AMORpensamos demais. DEUS decidiu - pronto. E quer que decidamos, sem planejar demais. A questão maior entre nós é que DEUS espera que o “amemos de todo nosso coração, alma, forças e entendimento”. Se entendemos isto, saberemos que “o AMOR lança fora o medo”. E logo, amando a DEUS, saberemos que será inútil querer AMÁ-LO sem amar o próximo: “aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (4:20). Lance fora o medo, pois “medo produz tormento” (4:18). Quem sabe sua vida fique mais leve se decidir amar.

Josué 4:6-7

Josué 4:6-7 "e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo:

Que vos significam estas pedras?

Então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do SENHOR; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas"

A vontade de DEUS é ser lembrado. Neste evento, ao estar com os pés marcando território, DEUS chama seu povo a dar respostas não somente à geração que estava ali naquele dia, mas à geração que viria. Nos versos que mencionam "quando vossos filhos perguntarem", vemos a necessidade de um testemunho sobre o que de fato DEUS havia feito. O esquecimento traz à humanidade o abandono da fé, simplesmente por pessoas que não valorizam o testemunho de DEUS em meio ao seu povo. Várias vezes o SENHOR operou e em todas ELE conclamava o poço a não perder de vista suas OBRAS. É a VERDADE de um DEUS que age sem parar e que faz tudo para a bem-aventurança de seu povo. Trazer à memória é afirmar que de fato DEUS esteve ali e operou. Nossos filhos precisam saber dos exílios, das libertações, dos desertos e dos oásis. Todos precisamos deste testemunho. Talvez você ainda não tenha vivido isto: "Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos" (Josué 4:23), mas certamente deve ter o que testemunhar a seus filhos. É impossível que não tenha. De Moisés a Josué, de você a seus filhos, o que DEUS tem feito? Seu DEUS está inerte? Ou é um DEUS operante?