Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Josué 1:7

Josué 1:7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

O equilíbrio não está em darmos passos segundo o que pensamos ser correto.

Quando vemos DEUS dando a Josué orientações para sucesso, passa referências: Moisés.

Desviar-se dos preceitos divinos é correr riscos desnecessários, é enganar-se a si mesmo, é "dar murro em ponta de faca".

O alerta é "cuide", "faça".

Ser forte não é usar a capacidade humana, mas encarar todas as coisas sob as mãos do SENHOR - "nem por força nem por violência" - e uma das coisas interessantes é a queda pelas ações de DEUS das muralhas de Jericó.

Lembremos que a força era soprar, tocar as "trombetas" e simplesmente CONFIAR no SENHOR.

Parece que é simples, mas tem que ter coragem, posto que a natureza de DEUS vem na contramão destas idéias humanas, até mesmo religiosas.

Ter coragem de CONFIAR em DEUS precisa de consciência de que virão muitas críticas, afinal, onde o ser humano entra, pensa e decide, ali o SENHOR já passou.

A questão mosaica seria levar em conta a expressão "que o SENHOR ia adiante do povo", a fim de abrir, por exemplo um mar para pasaarem.

Bem, o que resta?

Sou forte, corajoso, mas condicionado ao obedecer a DEUS em sua PALAVRA, sem olhar para trás, lados ou fraquezas ou debilidades.

Somos frágeis diante da grandeza de DEUS.