Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

2 Coríntios 12:8

2 Coríntios 12:8 "Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim"

Nas cartas de Paulo encontramos muitas dicas de como não nos tornarmos soberbos, arrogantes, cheios de vaidade pelo que somos ou fazemos.

E na contramão desta sociedade, claro, pois o hedonismo é sustentado inclusive pela turma de lideranças que nem ouso chamar de pastores, mas que têm “seguidores”, ou plateia que admiram, pelo atual sistema de “empoderamento” do ego.

Ao digitar “empoderamento”, o teclado sugeriu “empoeiramento”, o que poderia ser a realidade de quem se encontra com JESUS na estrada da vida.

Nos encontros com DEUS nos antigos tempos, a poeira era composição essencial aos que de fato se convertem dos seus maus caminhos e pecados, o que somava o sacrifício de animais.

No entanto, olhando para os dias de CRISTO, ELE se torna o CORDEIRO, porém, temos desprezado sua obra e deixado crescer nosso eu, a fim de mostrar aos outros o que somos capazes de conquistar.

Os degraus da fama, quando em púlpitos, podem se tornam a altura exata da queda, sempre lembrando que a soberba é nociva quando se fala de relacionamento com DEUS.

Claro, e mergulhando neste contexto paulino, vamos ler sua citação de que “para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” e tudo para que as pessoas não despertassem a idolatria, o fanatismo, o preferencialismo, o que de fato ocorre, quando começam a preferir Apolo e Paulo.

Sua resposta sempre aponta para nosso SENHOR, não como bordão de ativistas do amor, da paz ou do uso conveniente do NOME DE DEUS a fim de atestar ser ali uma igreja, porém sem centralidade de CRISTO ou das ESCRITURAS.

Falar de DEUS, usar seu nome em vão é fácil e virou regra, pois até mesmo demônios acreditam em DEUS e até no CRISTO, mas que em nada se submetem para GLORIFICAÇÃO DO SENHOR.

Neste universo de loucuras e estratégias, surge Paulo dizendo-se esbofeteado, pela questão do tal “espinho” e o que mais deixa-nos a pensar: DEUS não responde sua oração para livrá-lo de tal peso, por “três vezes”.

O que você faria diante de tal circunstância?

Hoje ouvi um testemunho de alguém que tem passado por lutas complicadas e não tem conseguido se livrar das mesmas, chegando a comparar sua vida antes e depois do encontro com JESUS, alegando que antes não tinha tantos infortúnios.

Se “a graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (12:9) e se tal consciência chega até nós, então não seremos tão piegas de dizer que estamos felizes pela dor, mas que entenderemos que tudo tem um propósito, e que estas coisas, fáceis ou não, cooperam para meu bem, pois é bem melhor herdar a VIDA ETERNA, do que, cheios de prazeres, ardermos no inferno eternamente.

Pense nisso, se de fato a GRAÇA te basta, e olhe com olhos paulinos a tribulação que passa, para que sua experiência seja usada na vida do seu próximo, sem murmuração e com a certeza de que DEUS veio e te deu a VIDA.

Se DEUS não tirou teus espinhos, louve-o de todo coração, assim como Jó – veja o que ELE fez ao final do Livro de Jó, capítulo 42.

Encerro citando Paulo: “examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (13:5).