Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2023

Mateus 14:14

PELO OUTRO, TUDO!

Mateus 14:14 "possuído de íntima compaixão"

 

Uma das características motivadoras de JESUS era a compaixão.

Nada em vão fazia, mesmo pela compaixão.

Projetava o SENHOR duas coisas:

1. A glória do PAI a ser mostrada aos homens e dada por ELE.

2. O poder que emana do REINO para servir ao próximo.

Curioso que esta frase vem logo após a morte de João Batista, que avisado pelos discípulos, leva JESUS a retirar-se para outra região.

Outra coisa que veremos é que João não recebe uma palavra de apoio para ressuscitar, como foi o caso de Lázaro.

Tampouco as emoções são afloradas e demonstradas aqui.

Mas sua compaixão vem de encontro aos que o seguiam - desta ação de curar pessoas e libertá-las, agora vai estimular seus discípulos a buscar recursos para alimentar aquela gente que o seguia.

O maná é remetido ao povo com peso de glória.

Agora poucos elementos são multiplicados a ponto de servir de refeição a muitos.

Quando vemos peixe e pão, poderíamos dar uma viajada nas ideias, e pensar que o pão representava à multidão o seu corpo que seria dado por eles e o peixe, a vida dos discípulos na pesca de vidas.

A força da multiplicação é mais uma vez reportada ao PAI: "erguendo os olhos ao céu, os abençoou" (Mateus 14:19), "os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças" (Mateus 14:21).

Ao aprendermos sobre misericórdia, precisaremos também discernir o que de fato estamos fazendo e o que nos motiva, além de não perdermos de vista que tudo deve ser para glória de DEUS.

Em tempos de esfriamento espiritual, emocional, poderemos mergulhar num mundo materialista, que nos cega quando se fala em dividir coisas ou cuidar do próximo.

Portanto, mesmo debaixo de perdas, dores, perseguições, nosso alimento sempre virá do céu, na pessoa de JESUS e no seu ENSINO.

Como João, poderemos até morrer, mas jamais deveremos negligenciar a compaixão, como JESUS ensinou e fez, afinal ELE não era um teórico da fé.