Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2022

1 Reis 11:6

1 Reis 11:6 "Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai."

Um “abismo atrai outro abismo” (Salmos 42:7-9).

Nem sempre colhemos de imediato os resultados destas escolhas.

Salomão tinha recebido sabedoria suficiente para discernir qual era a VONTADE DE DEUS para seu ministério e vida.

Não era, portanto, um tolo.

Porém, ao desprezar a MENTE DE DEUS, seus ENSINOS PERFEITOS, sua orientação quanto a OBEDECER e PERSEVERAR no que aprendeu, acabou seguindo seu "maldito" coração.

E assim recebeu dura repreensão.

Interessante que o texto mostra que DEUS veio sobre seus descendentes, como em Davi.

Não alterou muito seu status.

Mas sua descendência pagou pelas escolhas do pai.

Interessante notar ainda que no contexto, DEUS traz à lembrança da ALIANÇA com Davi, e mostra que sempre haverá um trono adiante, ainda que sob tensões cruéis.

Aprendemos o valor da perseverança, do cuidado de DEUS e das nossas responsabilidades e pagamentos divinos pelos nossos erros.

Tudo isto e mais no futuro, veremos um REI emergindo das linhas davídicas e sendo chamado de EMANUEL, nosso SENHOR JESUS.

Sem coroas humanas, toma posse do trono humano de Davi e ali mostra sua plena integridade, caráter e obediência, perseverando até a sua morte em fidelidade ao seu chamado.

Aprendamos sobre as escolhas: "Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara" (1 Kings 11:10)

-------------------------

1 Kings 11:1-2  Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,  2 mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.

1 Kings 11:4-10   4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.  5 Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.  6 Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.  7 Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.  8 Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.  9 Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.  10 E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara.

1 Kings 11:36  36 E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.

1 Kings 11:39   39 Por isso, afligirei a descendência de Davi; todavia, não para sempre.